quinta-feira, 20 de junho de 2013

Vacina contra hepatite B tem público-alvo ampliado no ES



O Espírito Santo já está oferecendo gratuitamente a vacina contra hepatite B para o público na faixa etária de 30 a 49 anos, recém-incluído entre os grupos contemplados. Desde abril deste ano, por determinação do Ministério da Saúde (MS), a cobertura foi ampliada e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) passou a orientar os 78 municípios capixabas, reforçando o estoque das doses.
De acordo com dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa é de que a medida possa beneficiar pouco mais de um milhão de capixabas.
O Programa de Imunizações da Sesa passou a receber uma quantidade maior de doses do Ministério da Saúde para disponibilizar aos municípios. A cota mensal, que variava entre 30 mil e 35 mil doses por mês, subiu para 40 mil.
O coordenador do Programa de Hepatites Virais da Sesa, Moacir Soprani, disse que essa era uma reivindicação dos estados. “Essa foi uma decisão importante do Ministério, já que a hepatite B é uma doença sexualmente transmissível e basta lembrar que a sexualidade não tem idade”, avalia. Segundo ele, a vacinação tem uma eficácia, em média, de 95%.
Pessoas entre 30 e 49 anos que nunca se vacinaram contra hepatite B podem procurar as unidades de saúde municipais. A vacina é injetada e são aplicadas três doses. A segunda é aplicada 30 dias após a primeira e, a última, seis meses após a primeira dose. Cumprindo esse esquema, estará protegido para o resto da vida. Quem não completar o esquema vacinal no prazo terá que recomeçar. Por isso, é importante manter em dia o Cartão de Vacinação.
Para Soprani, na prática, a medida universaliza a aplicação da vacina contra a hepatite B para todas as faixas etárias. Ao longo dos anos, o Ministério vem ampliando os grupos contemplados.

A hepatite B é uma doença infecciosa causada por vírus. Pode se desenvolver com ou sem sintomas, sendo responsável por muitos casos de cirrose hepática e câncer de fígado, em decorrência da infecção crônica. A vacinação é medida mais segura e eficaz de controle e prevenção da doença.

Protestos acontecem de Norte a Sul do Estado.


Além do protesto que acontece às 17 horas desta quinta-feira (20) em Vitória, outros estão marcados no Espírito Santo. As manifestações são organizadas através da rede social Facebook. Somado o número de pessoas que confirmaram presença, mais de 22 mil devem participar dos protestos somente no interior do Estado.
No Norte, em Colatina, a manifestação “Já pra Rua” e “Acorda Brasil, Acorda Colatina” acontece nesta quinta (20) às 18h30. Em Linhares, o protesto começa a partir das 17 horas e até às 13 horas desta quinta (20) mais de 5.200 manifestantes confirmaram presença. Em São Gabriel da Palha, o “Movimento Todos Contra a Corrupção” começa ao meio dia do próximo Sábado (22). Em Aracruz, o protesto “Vem pra Rua” acontece nesta quinta (20) às 17 horas.
Na Região Serrana, em Afonso Cláudio, o “Movimento Muda Brasil” começa às 17h30 e terá concentração na rodoviária do município. Em Venda Nova do Imigrante o protesto acontecerá no sábado (22) às 14h.
No Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, a manifestação vai sair do Teatro Rubem Braga em direção a Câmara Municipal, na Praça Jerônimo Monteiro e acontece no sábado (22) a partir do meio dia.
Confira a lista de cidades onde terão manifestações e confirme sua presença!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...