sábado, 10 de agosto de 2013

Ministério Público Federal anuncia seleção de estagiários no ES

As inscrições para o processo seletivo de estagiários do Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) serão abertas na próxima segunda-feira (12). De acordo com o MPF-ES, as vagas são para formação de cadastro de reserva de estagiários em Direito para todas as unidades do estado. As provas serão realizadas no próximo dia 24 de agosto, das 13h30 às 17h30, e os locais ainda serão divulgados. Os candidatos convocados receberão uma bolsa no valor de R$ 800 e auxílio-transporte.
Para se inscrever, o candidato deve ir a uma das sedes do MPF-ES, localizadas em Vitória, Colatina, Linhares, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim. Os registros podem ser realizados até o próximo dia 21 de agosto, das 13h às 18h e é facultativa a doação de lata de leite em pó integral no momento da inscrição. O estudante que desejar participar do processo seletivo deve, ainda, ter habilidades em digitação e informática, e ter concluído pelo menos 40% da carga horária ou dos créditos do curso.

A seleção é feita por meio de uma prova escrita eliminatória e classificatória, dividida em duas partes, sendo a primeira objetiva e a segunda discursiva. Como tema das questões, será apresentado aquilo que consta no edital, com enfoque nas matérias de interesse do MPF. Somente serão corrigidas as questões dissertativas dos candidatos que obtiverem nota igual ou superior a cinco na parte objetiva.

Polícia Ambiental do ES apreende 28 pássaros silvestres em cativeiro


Material apreendido durante operação da Polícia Militar Ambiental, no Noroeste do Espírito Santo. (Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental)Duas armas de fogo, 28 pássaros silvestres, dezesseis munições e equipamentos de caça foram apreendidos durante uma operação da Polícia Militar Ambiental no distrito de Ibituba, município de Baixo Guandu, região Noroeste do Espírito Santo, nesta quinta-feira (8). Segundo os militares, as apreensões foram feitas após levantamentos realizados pelo órgão. Dois homens foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil do município. As aves foram encaminhadas para avaliação veterinária.

No total, foram encontradas quinze gaiolas, uma espingarda calibre 36, cinco cartuchos do mesmo calibre e 28 pássaros silvestres de sete espécies. Em outra casa, os policiais ainda encontraram uma espingarda calibre 32, onze cartuchos do mesmo calibre, pólvora,  chumbos esféricos e espoletas.
De acordo com a PM, os homens detidos serão autuados por crime de posse irregular de arma de fogo e por manter em cativeiro animal da fauna silvestre sem autorização do órgão ambiental competente.

Os pássaros foram encaminhados pela Polícia Ambiental ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, na região Norte, para avaliação e cuidados de veterinários e biólogos.

Aprovação ao governo Dilma sobe e atinge 36%, aponta Datafolha


 A presidente Dilma Rousseff em evento em Varginha/MG nesta quarta-feira (7) (Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência)

A aprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff registrou leve recuperação ao subir seis pontos percentuais e atingir 36%, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (10) pelo jornal "Folha de S.Paulo".
O número de eleitores que consideram o governo bom ou ótimo passou de 30% no levantamento anterior, feito no fim de junho e após os protestos que se espalharam pelo país, para 36% no atual, realizado entre os dias 7 e 9 de agosto.

Aprovação do governo Dilma cai de 55% para 31%, aponta Ibope
'O resto é que tem de fazer campanha', diz Dilma no RS sobre eleição de 2014
Para a pesquisa atual, o Datafolha ouviu 2.615 pessoas em 160 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Em março, o índice de aprovação do governo atingiu o melhor desempenho, 65%.
No começo de junho, antes dos protestos que pediram melhores condições de vida e o fim da corrupção, a presidente tinha 57%. Em levantamento feito no fim do mesmo mês perdeu quase trinta pontos percentuais e chegou a 30%, a maior queda de popularidade registrada pelo Datafolha desde o início da gestão Dilma.
O levantamento realizado nesta semana mostra ainda que o percentual que considera o governo como regular passou de 43% para 42%, dentro da margem de erro. Diminuiu de 30% para 22% o total de pessoas que considerou a gestão como ruim ou péssima.
A nota média data à presidente foi de 6,1. No levantamento anterior havia sido 5,8. Em abril do ano passado, chegou a 7,5.
Regiões, renda e escolaridade
Considerando as regiões do país, a maior recuperação em relação à última pesquisa foi no Norte/Centro Oeste, onde, no levantamento anterior, 29% consideraram o governo ótimo ou bom. No atual, o percentual passou para 40%. A presidente, porém, tinha 58% de aprovação nas duas regiões antes dos protestos.
No Sudeste, a aprovação passou de 30% para 32%. No Sul, de 30% para 33%. No Nordeste, de 40% para 43%.
A melhor avaliação registrada no levantamento divulgado neste sábado é entre pessoas que ganham até dois salários mínimos. Nessa faixa, 41% consideram o governo ótimo ou bom. Entre os que ganham mais de 10 salários mínimos, a aprovação é de 29%.

Em relação à escolaridade, 42% dos que têm ensino fundamental aprovam o governo. Entre aqueles com ensino superior, a aprovação é de 28%.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Fibria traz designer de artesanato para orientar artesãs de Barra do Riacho‏

Com o objetivo de ampliar o conhecimento de um grupo de 50 artesãs de Barra do Riacho, Aracruz, a Fibria e o Sebrae-ES promoveram a palestra “Desenho de fibra”, ministrada pelo tecelão e designer de artesanato Renato Imbroisi. O grupo de artesãs participa do Projeto de Artesanato de Barra do Riacho, desenvolvido pela Fibria em parceria com o Sebrae-ES.
No encontro com as artesãs capixabas, realizado nos dias 30 e 31 de julho, o designer avaliou os trabalhos feitos por elas, buscando identificar as características locais e as potencialidades do grupo. A ideia é valorizar a cultura e os recursos locais e, posteriormente, criar uma coleção de artesanato com foco regional.
Renato Imbroisi acumula uma longa experiência e trabalhos em parceria com artesãos têxteis, dirigindo oficinas de criação e desenvolvimento de novos produtos, e já participou de mais de 140 projetos em 23 estados e também no Japão, Itália, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
De acordo com a consultora de sustentabilidade da Fibria, Lícia Lucas Cantarella, ainda este ano, Renato Imbroisi retorna à comunidade para participar de uma oficina de produção. O designer coordenará todo o processo de criação da coleção de produtos voltada para as tendências do mercado.


O projeto com as artesãs de Barra do Riacho teve início em abril deste ano e tem entre suas premissas o desenvolvimento de produtos baseados nas tendências de mercado e com diferencial da inovação e qualidade total, sem esquecer de valorizar a cultura local.

Alunos do Espírito Santo estudam os rios de suas cidades e criam atlas digital do passado, presente e futuro

Vitória –ES -  alunos do 7º ano do Colégio Salesiano Jardim Camburi imaginaram o Rio Jucu no ano de 2070, sofrendo os impactos de uma geração que não se preocupou em Vitória 2 manter um rio saudável para as futuras gerações. Estudantes do 5º ano do Centro Educacional Charles Darwin, de Vila Velha, criaram maquetes do Rio Santa Maria da Vitória. Crianças do Colégio Castro Alves, do município de Cariacica, conversaram com moradores da região do Rio Itanguá e saíram em campanha pela preservação do rio. Essas são apenas algumas turmas, de um total de 524 da educação infantil ao ensino médio, de 95 escolas de norte ao sul do Brasil que passaram os últimos três meses estudando, pesquisando, refletindo e debatendo sobre um trecho de água de sua cidade e a questão da preservação de rios e córregos. O resultado é um atlas digital criado pelos próprios alunos e compartilhado com outras turmas de escolas de todo o País, usuárias do Portal Educacional (www.educacional.com.br), um dos portais de educação da Positivo Informática.

“2013 foi escolhido pela UNESCO como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. Aproveitamos esse alerta sobre a escassez dos recursos hídricos para criar o projeto ‘Nossa Cidade Nossos Rios’ e mobilizar nossas crianças e jovens para os problemas que estão bem próximos deles”, explica Patricia Barbosa, coordenadora pedagógica da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática.

O projeto começou em março com um desafio simples: Qual o curso d'agua que passa perto de sua escola? Qual é o rio de sua cidade que gostaria de apresentar? A partir daí, cada turma foi pesquisar o rio ou o trecho de água da respectiva cidade ou região, considerando três etapas – passado, presente e as perspectivas para o futuro. Na primeira etapa (passado), os estudantes investigaram a história do curso de água escolhido e, a partir do levantamento histórico, desenvolveram conteúdos com textos, fotos, entrevistas com antigos moradores das margens, etc.. Na etapa presente, foram a campo e visitaram os locais escolhidos para a atividade. E a seguir (etapa futuro) apresentaram suas perspectivas para os rios de suas regiões, fizeram cartazes, campanhas, reportagens, entrevistas, maquetes, enfim, manifestaram de alguma forma a consciência ambiental.
O resultado é um acervo riquíssimo sobre o passado e a situação atual de cerca de 96 igarapés, córregos e rios, de 40 cidades brasileiras, criado pelos próprios alunos e concentrado no Portal Educacional para que possa ser acessado por milhares de colegas. “Conseguimos mapear e organizar informações didáticas sobre os principais rios do País, além de estimular o debate sobre a preservação da natureza”, comemora Andrea Maia, gerente de produto da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática.
O Portal Educacional - http://www.educacional.com.br – é um ambiente virtual de aprendizagem com conteúdos educacionais, projetos colaborativos, avaliações on-line, oficinas, simuladores etc., para alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas privadas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...