sábado, 24 de agosto de 2013

EUA se preparam para possível ação na Síria, diz secretário de Defesa

O Pentágono mobiliza forças para uma possível ação militar contra a Síria caso o presidente Barack Obama decida por esta opção, revelou nesta sexta-feira o secretário americano de Defesa, Chuck Hagel. 

Diante dos apelos para uma intervenção militar após o suposto ataque com armas químicas por parte do regime sírio esta semana, os comandantes americanos preparam uma gama de "opções" para o caso de Obama decidir lançar um ataque contra o regime de Damasco, disse Hagel à imprensa a bordo de um avião a caminho da Malásia.


Hagel, que não revelou qualquer detalhe sobre o posicionamento das tropas, destacou que "o departamento de Defesa tem a responsabilidade de prover ao presidente opções para todo tipo de contingência".
"O presidente solicitou opções ao departamento de Defesa. Como sempre, o departamento de Defesa está preparado para proporcionar todas as opções para todas as contingências ao presidente dos Estados Unidos", destacou Hagel.
Segundo um funcionário do Pentágono, a Marinha americana manteve no Mediterrâneo um quarto destróier equipado com mísseis de cruzeiro, o USS Mahan, que permanecerá na VI Frota e não retornará ao porto de Norfolk.
A princípio, o USS Mahan seria substituído pelo USS Ramage na VI Frota, que agora terá quatro destróiers - Gravely, Barry, Mahan e Ramage - equipados com dezenas de mísseis de cruzeiro Tomahawk.
Este reforço permite ao Pentágono agir mais rapidamente caso Obama decida por uma ação militar contra Damasco.

Divergências

A imprensa americana tem revelado divergências dentro do governo sobre os riscos de outra intervenção militar dos Estados Unidos no Oriente Médio.
Obama classificou nesta sexta-feira de muito preocupante a possibilidade de o regime sírio ter usado armas químicas: 'o que temos visto indica que é claramente um grande evento, de muita preocupação, e nós já estamos em contato com toda a comunidade internacional'.
Na quarta-feira, o Exército sírio realizou uma ofensiva contra os redutos rebeldes de Ghuta oriental e Mouadamiyat al-Sham, localizados, respectivamente, na periferia leste e oeste de Damasco, causando um número de vítimas ainda indeterminado.
A oposição acusou o regime de utilizar gases tóxicos contra civis nos subúrbios da capital, em um ataque que deixou 1.300 mortos, o que é negado categoricamente pelo governo sírio.
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), que se baseia em uma ampla rede de ativistas e médicos em todo o país, registrou 170 mortes na região, e não confirmou o uso de armas químicas.
A ONG, no entanto, indicou que o regime bombardeou de forma sistemática a zona citada entre quarta e quinta-feira.
Uma eventual intervenção militar na Síria é rejeitada por Moscou, um tradicional aliado de Damasco, que considera o 'uso da força inaceitável'.
A Rússia reagiu assim à posição do ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, que declarou que, se o uso de armas químicas pelo regime sírio for comprovado, será necessário 'uma ação que pode assumir a forma de uma reação de força'.
O ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, declarou nesta sexta que o atentado de quarta-feira foi sim 'um ataque químico do regime de Assad'.
A Suécia também manifestou sua certeza quanto a autoria do ataque e o uso de substâncias tóxicas.

Conflito

A Síria enfrenta, desde março de 2011, uma guerra civil que já deixou pelo menos 100 mil mortos, destruiu a infraestrutura e gerou uma crise humanitária no país. Acuados pelo conflito, mais de 2 milhões de sírios deixaram o país rumo aos países vizinhos, gerando uma crise de refugiados e aumentando a instabilidade da região.
Desde o início do conflito em março de 2011, os EUA se limitam a oferecer apoio não letal aos rebeldes sírios e a fornecer ajuda humanitária.
Em junho, a administração Obama prometeu "apoio militar" aos rebeldes, embora tenha mantido certa indefinição sobre a natureza dessa ajuda.
Os EUA têm pouco apetite para intervir na região, uma vez que a rebelião é cada vez mais dominada por militantes islamitas com vínculos com a rede terrorista da Al-Qaeda.
A Rússia, que tem interesses econômicos e estratégicos na região, é a principal aliada do governo sírio, e tem vetado resoluções sobre a Síria no âmbito do Conselho de Segurança.
China e Irã também são importantes aliados do presidente sírio Assad.

Ataque com armas químicas

Na sexta-feira,  a ONU aumentou na pressão  sobre o regime sírio para que autorize os inspetores internacionais a visitar os lugares onde armas químicas teriam sido usadas, e enviou uma especialista em desarmamento a Damasco.
Grupos opositores sírios afirmam que 1.300 pessoas morreram nos ataques com gases lançados ao sudoeste e ao leste da capital na última quarta.

Apesar de o governo americano afirmar que ainda não é capaz de dizer categoricamente que armas químicas foram usadas, Stephen Johnson, um ex-especialista do Exército britânico que hoje integra o departamento forense da Universidade de Cranfield, na Inglaterra, afirma que o número crescente de indícios visuais parecem apontar para o uso desse tipo de arma.

Vagas de Emprego



OCUPAÇÃO

Vaga

Analista administrativo

01
Acompanhante de idosos

02
Caldeireiro

01
Garçom

02
Greidista

01
Motorista de caminhão

08
Motorista de ônibus rodoviário

08
Mecânico de lavadora e secadora

01
Operador de grua

03
Operador de escavadeira

02
Operador de maquinas leves

01
Sinaleiro de campo nas operações de maquinas e equipamentos  de elevações

01
Sinaleiro (orientação de guindaste e equipamentos similares )

01
Serralheiro

02
Vendedor porta a porta

01
Vendedor de plano de saúde

20
Total:

45




ARACRUZ/ES: Endereço: Rua Padre Luiz Parenzi, 737 - Loja 01 - Centro - Aracruz-ES, CEP: 29190.058. Telefones: (27)3256-3557 / 3296-3615




 Coordenação Estadual do SINE
Telefone: (28) 3636-1806
Vitória/ES,23 de Agosto de 2013O

Campanha para atualizar vacinação de crianças começa neste sábado


Começa neste sábado (24) a campanha de atualização das vacinas para crianças em todo o Brasil. Crianças menores de 5 anos de idade devem ser levadas aos postos de vacinação para que a caderneta seja avaliada e as vacinas atualizadas de acordo com a situação de cada uma.

Mais de 15 mil crianças já foram imunizadas em Roraima (Foto: Reynesson Damasceno/Divulgação)Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil, que são a BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
Segundo o Ministério da Saúde, o público nesta faixa etária é estimado em 14,4 milhões de crianças. A campanha será realizada até o dia 30 deste mês, em conjunto com estados e municípios.

É o segundo ano que vai ser realizada uma campanha "multivacinal". Campanha semelhante foi realizada em 2012. Este sábado vai ser o "Dia D", em que todos os postos de saúde da campanha vão estar abertos no país. São cerca de 35 mil postos em todo o Brasil e mais de 350 mil profissionais envolvidos na campanha.

Programa Mais Médicos, é seguro, diz o governo.


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou na manhã deste sábado (24) que o governo brasileiro tem “segurança jurídica” em relação ao programa Mais Médicos e ao convênio com organização para trazer médicos cubanos ao país e pediu que os críticos não “ameacem” a população brasileira.
“O governo já ganhou toda medidas judiciais. Nós temos muita segurança jurídica do que estamos fazendo e eu acho que quem tem crítica pode vir fazer sugestão para aprimorar, mas não venha ameaçar a saúde da população que não tem médico”, disse Padilha.
A Associação Médica Brasileira (AMB) entrou com nova ação no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (23) para pedir a suspensão da medida provisória que criou o programa Mais Médicos, do governo federal.
Há um mês, a entidade fez o mesmo pedido, mas o então presidente em exercício do tribunal, ministro Ricardo Lewandowski, negou suspender o programa. Além de entender que o tipo de ação apresentada, um mandado de segurança, era inadequado para questionar medida provisória, o ministro também afirmou que a definição de políticas públicas por meio de MP cabem ao Executivo e ao Legislativo.
Um dos principais questionamentos é à inclusão de médicos estrangeiros sem a necessidade de revalidação do diploma. Nesta sexta, os profissionais de outros países selecionados dentro do programa começaram a chegar ao Brasil.
Agora, a AMB apresentou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), e o pedido será analisado pelo ministro Marco Aurélio Mello, relator da ação. A entidade quer a concessão de uma liminar (decisão provisória) para suspender a MP.
O programa, criado pela medida provisória 621/2013, visa suprir a carência de profissionais nas periferias e interior do país, além de permitir a vinda de profissionais estrangeiros para trabalhar em locais específicos sem exigir a revalidação do diploma.
Médicos cubanos
Neste final de semana, cerca de 400 médicos cubanos chegam ao país para atuar em 701 municípios sem médicos no Brasil. A participação de cubanos no programa é motivo de contestação devido à forma de contratação. Para José de Lima Ramos Pereira, procurador do Ministério Publico do Trabalho, é irregular. Segundo ele, o tipo de contratação dos cubanos viola a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Padilha que participou em Brasília do Dia D de Mobilização, que marca o início da campanha nacional para atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos, afirmou que as pessoas que questionam o convênio para trazer médicos cubanos ao país devem "pensar" nos milhões de brasileiros que serão atendidos por esses médicos.
"Peço que as pessoas que falam isso pensem nos mais de 700 municipios que não têm nenhum médico, pensem nos milhões de brasileiros que serão atendidos por esse profissional médico. Pensem nas milhares de pessoas do mundo inteiro que já foram atendidos por  profissionais como esse. Acho que tem que pensar nisso em primeiro lugar. O Ministério da Saúde coloca em primeiro lugar isso: atender à população que não tem médico no seu município", disse.
Para trazer 4 mil médicos cubanos até o final do ano, o governo brasileiro vai pagar, até fevereiro de 2014, R$ 511 milhões à  Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que repassará o dinheiro ao governo de Cuba. No caso de outros médicos estrangeiros (e dos brasileiros), o pagamento da remuneração de R$ 10 mil mensais será feito pelo governo federal diretamente aos médicos. A suspeita é de que os cubanos receberão uma remuneração menor que os demais médicos porque parte dos recursos seriam retidos pelo governo cubano.
Padilha afirmou que a contratação dos cubanos seguirá as mesmas regras de outras 58 parcerias que o governo de Cuba mantém com outros países para os quais cede médicos. O ministro também disse que os cubanos, diferentemente dos demais estrangeiros, mantêm seus empregos no país de origem.
"A relação do Ministério da Saúde é com a Organização Pan-Americana de Saúde, que estabelece um contrato com o Ministério da Saúde, um tipo de contrato que já existe em 58 paises. Médicos vêm pra cá mantêm a carreira deles junto ao Ministério da Saúde de Cuba, é diferente dos outros médicos que estão vindo pra cá que não tem emprego no país de origem. Cubanos mantêm seu emprego no país de origem, além de uma remuneração que é dada diretamente pelo Ministério da Saúde", afirmou.
Questionado sobre possíveis diferenças salariais entre médicos cubanos e demais profissionais estrangeiros, Padilha disse que não se deve fazer "comparação de realidades diferentes" e que os médicos terão condições de vida adequadas para atender à população.  Nesta sexta, o ministro afirmou que os profissionais cubanos estarão submetidos à lei trabalhista de Cuba.

O Ministério da Saúde vai acompanhar de perto a qualidade dos médicos. Por isso exigimos que ele tenha experiência. Todos eles têm especialização em medicina da família e,86% deles têm experiência em medicina internacional como essa. Eles vão receber moradia, alimentação, condição de vida garantida pelos municípios que assumiram o compromisso ao participar do programa. O Ministério da Saúde também vai acompanhar essas condições de vida dos profissionais para que eles tenham tranquilidade em atender à população", afirmou.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Conferência estadual debate propostas de melhorias para a agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é o foco da 2ª Conferência Estadual do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que começou nesta terça-feira (20) em Nova Almeida, na Serra. Cerca de 150 participantes debatem, até esta quarta-feira (21), as propostas apresentadas durante os encontros regionais para avançar na elaboração do documento que será apresentado em outubro na Conferência Nacional.
As propostas de todos os Estados formarão o Plano de Desenvolvimento Rural, que será um instrumento para superar obstáculos no trabalho de consolidação da agricultura familiar no Brasil.
“Nosso objetivo é debater as reivindicações dos movimentos ligados aos agricultores brasileiros. Todos os anos os movimentos têm seu conjunto de mobilizações e temos diálogo constante com eles. O que queremos com a conferência é discutir uma política para o meio rural brasileiro, com um olhar mais estratégico de longo prazo”, garantiu o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas.
A Conferência Estadual é promovida pelo MDA e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) em parceria com o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
O vice-governador Givaldo Vieira, destacou que o Governo do Estado não abre mão de investir na agricultura, principalmente a familiar, como estratégia de desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo. “Todas as vezes que a produção agrícola familiar alcança recordes, sabemos que significa destinação de renda para os pequenos agricultores. O Estado é marcado majoritariamente pela agricultura familiar e é para ela que trazemos oportunidades, por meio da organização do poder público, privado e movimentos sociais. Esta articulação tem de ser feita na base, o que torna a Conferência fundamental para elencarmos as prioridades para que continuemos a investir no homem e mulher do campo. Com o apoio do Governo Federal, vamos proporcionar a inclusão social, a dinamização do agroturismo, o reforço à infraestrutura agrícola, à educação e, sobretudo, ofereceremos mais dignidade aos moradores das áreas rurais”, assinalou.

De acordo com o secretário da Agricultura, Enio Bergoli, a agricultura familiar é o modo de produção mais presente no Espírito Santo. “O objetivo do Governo do Estado é chegar a quem mais precisa, que no interior são os agricultores familiares. Temos de harmonizar o desenvolvimento capixaba e, por isso, o Governo desenvolve uma série de programas para reforçar a infraestrutura produtiva da agricultura, que é a principal atividade econômica na maioria dos municípios”, declarou.

A cerimônia também contou com a presença do secretário da Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini; do delegado do MDA no Estado, Josean da Cunha; da representante do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), Arlene Boa; e do integrante da Via Campesina, Aloisio Souza da Silva, além de representantes do Movimento dos Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado do Espírito Santo (Fetaes), povos indígenas, Federação das Associações de Pescadores, União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e da Rede Estadual de Colegiados Territoriais.

Mais investimentos
Durante o evento, o Estado do Espírito Santo assinou acordo de cooperação com a União, por intermédio do MDA, visando articulação institucional para a execução das ações que compõem o Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014.
Este ano, o Plano Safra prevê R$ 21 bilhões em crédito para a agricultura familiar em todo País. Mas, conforme assegurado pelo Governo Federal, se o valor ultrapassar este montante, serão liberados mais recursos. A expectativa, baseada nos financiamentos das safras anteriores, é de que sejam contratados R$ 700 milhões por agricultores da região.

No Espírito, mais de 80% das propriedades agropecuárias são da agricultura familiar. As medidas visam o aumento da produção de alimentos, ampliação da renda dos agricultores e maior produtividade, com inovação tecnológica.

Equipamentos reforçam estrutura agrícola de três prefeituras capixabas

Três municípios passam a contar, a partir desta quinta-feira (22), com uma série de máquinas e equipamentos para auxiliar nos trabalhos que melhoram as condições de vida das pessoas que vivem no campo.  Três moto niveladoras, um rolo compactador e outros equipamentos foram adquiridos pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca e o investimento total foi de  cerca de 1 milhão de reais.
A Prefeitura de João Neiva recebe, às 8 horas, uma motoniveladora e um kit para estruturar a Secretaria Municipal de Agricultura composto por veículo, aparelho de GPS, projetor multimídia, câmera digital, impressora multifuncional e computador.
A entrega acontece na Avenida Presidente Vargas, em frente à sede da prefeitura, quando também será repassada uma retroescavadeira adquirida com recursos federais pelo Programa PAC2.
Em Ibiraçu, a entrega será feita às 10h, em frente ao Mercado Municipal. O município vai receber uma motoniveladora e um rolo compactador.

No começo da tarde, a Seag entrega à Prefeitura de Fundão uma motoniveladora. O evento será às 13h30, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, na Praça Central de Fundão.

Aglomeração de equídeos está proibida no ES por 120 dias

Para garantir a sanidade do plantel de equídeos no Estado do Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em comum acordo com a Superintendência Federal da Agricultura no ES e criadores, proibiu a participação e aglomeração de equídeos em todos os eventos agropecuários realizados em território capixaba, pelo período de 120 dias.
A medida está em vigor desde esta terça-feira (20), após a publicação da Portaria no Diário Oficial, e tem como objetivo contribuir com o controle e a erradicação do Mormo, uma doença que atinge equídeos e, por não ter cura, o animal infectado precisa ser sacrificado.

Confira na íntegra a Portaria:

Considerando os focos de Mormo no Espírito Santo;
Considerando a Instrução Normativa MAPA nº. 24, de 05 de abril de 2004, que aprova as normas para o controle e a erradicação do Mormo;
Considerando que o Mormo é uma doença infectocontagiosa que acomete os equídeos e que o trânsito de animais pode contribuir para a disseminação da doença;
Considerando que a disseminação do Mormo compromete o status sanitário do plantel de equídeos no Estado do Espírito Santo, sendo, portanto, uma doença de interesse sanitário, econômico e social;
Considerando a necessidade de proteção do rebanho equídeo no Estado do Espírito Santo, mediante adoção de medidas de defesa sanitária animal;

RESOLVE:

Art. 1° Proibir a participação e aglomeração de equídeos em todos os eventos agropecuários no Estado do Espírito Santo por 120 dias, prazo que poderá ser prorrogado.

Art. 2º As aglomerações de equídeos em eventos agropecuários já autorizados pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – IDAF, antes da publicação desta Portaria, poderão ocorrer sob total responsabilidade da empresa promotora do evento e dos proprietários dos animais.

§ 1º Os responsáveis pelos eventos e os proprietários dos animais deverão arcar com todos os custos de manutenção e exames dos equídeos, além das despesas com os tratadores e de manutenção do espaço físico em casos de interdição do recinto devido a alguma ocorrência sanitária que determine a restrição do trânsito destes animais.

§ 2º A critério do IDAF, os eventos já autorizados poderão ser cancelados.


Art. 3º Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Ana Hickmann fez fertilização in vitro para engravidar

Desde o anúncio da gravidez, Ana Hickmann não cabe em si de tanta felicidade. Ela conta que, depois de algumas tentativas para engravidar, optou por uma fertilização in vitro.
Eu decidi o dia, a hora e como meu filho seria feito. E não tenho vergonha de dizer isso”, declarou a loura à revista Contigo.
apresentadora também revelou que pretende ter parto normal.
“Quero. Não tenho medo. Pelo contrário. Sempre me perguntei por que as mulheres optam tanto pela cesariana.
Ana está de nove semanas e já fez o primeiro ultrassom da criança. O feto tem 15 centímetros. Casada há 16 anos com Alexandre Côrrea, ela resolveu fazer uma homenagem dando ao bebê o nome do amado.
Ana acalentava, já há alguns anos o sonho de ser mãe, razão pelo qual acabou brigando com Adriane Galisteu, no ano passado.

Fonte: O Fuxico


Netinho recebe alta do Hospital Sírio-Libanês.

O cantor Netinho, de 47 anos, deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (21/8), após receber alta. O artista estava internado desde 10 de maio. Em abril, quando ainda recebia tratamento em Salvador, médicos constataram alterações no fígado dele. Numa biópsia para descobrir as causas, Netinho sofreu uma hemorragia. Ele ficou ainda 16 dias internado em um hospital de Salvador.
Em nota, o hospital afirma que Netinho apresenta bom estado geral e deve sem acompanhado por médicos no trabalho de reabilitação motora. Ele deve continuar em São Paulo por mais um tempo para realizar fisioterapia

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Suspeito de ter sequestrado taxista tem retrato falado divulgado pela policia.

A Polícia Civil divulgou o retrato falado do homem que teria deixado em um lava a jato de um posto de combustíveis, na Serra, o veículo do taxista que desapareceu neste sábado (17), em Santa Maria de Jetibá, interior do Espírito Santo. As características do suspeito foram passadas por testemunha e a imagem foi feita nesta segunda-feira (19). Depoimentos já começaram a ser ouvidos pela polícia, mas ainda não há pistas do trabalhador.
O taxista desapareceu após sair para trabalhar em Santa Maria de Jetibá. Vergilio Sperandio foi visto pela última vez no sábado e o carro dele foi encontrado em um posto de combustíveis neste fim de semana na Serra, na Grande Vitória. A delegacia de Santa Maria de Jetibá, que está investigando o caso, trabalha com a suspeita de assalto. Três depoimentos foram recolhidos mas ainda não há pistas sobre o desaparecimento. Familiares do taxista não sabem o que pode ter acontecido.

De acordo com as descrições passadas pela testemunha, o homem é pardo escuro, aparentemente 40 anos, 1,80 metro e magro. Ao deixar o veículo no posto, ele vestia calça jeans, camisa escura e tênis. Tatuagens que pudessem ajudar a identificá-lo não foram visualizadas pela pessoa.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Pacientes esperam meses e até anos, na fila por cirurgia bariátrica no ES

Mais de 1,5 mil pessoas aguardam na fila pela cirurgia bariátrica no Espírito Santo, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica no Espírito Santo (SBCB-ES). A espera, segundo o órgão, pode chegar a até quatro anos. No estado, apenas três hospitais realizam o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS): o Hospital das Clínicas, em Vitória, o Hospital Evangélico de Vila Velha e o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, na região Sul.
A auxiliar de cozinha Marcela Alcântara está na fila desde 2010 e falou sobre os problemas da obesidade. “Você começa a perder roupa, já não se veste mais como se vestia antes, toda bonitinha. É difícil. Além de tudo, você vira ponto de referência, entra no ônibus e as pessoas te olham torto. Estou esperando para ter uma vida nova”, disse.

O vice-presidente da SBCB-ES, Luiz Antônio Pôncio, a espera pode expor o paciente a riscos, mas em alguns casos pode ser benéfica. “São pacientes que geralmente têm pressão alta, têm diabetes tipo 1 ou tipo 2. Esses doentes têm maior incidência de infarto do miocárdio. Por outro lado, esperar de dez meses a um ano para ser operado ajuda muito no amadurecimento psicológico. Isso dá um tempo para a equipe multidisciplinar ajudar e preparar bem esse paciente. Quando ele chega a ser operado, ele não dá trabalho no pós-operatório”, ressaltou.
Cirurgia bariátrica (Foto: Arte/G1)

Moradores encerram manifestação e liberam tráfego na BR 101, no ES

Após horas interditadas, os moradores do bairro Cidade Pomar, na Serra, Região Metropolitana do Espírito Santo, liberaram o trânsito para os veículos na BR-101 Norte, na altura do km 258, por volta das 14h45 desta segunda-feira (19).
Desde o começo da manhã, centenas de moradores decidiram fechar a rodovia federal em protesto à paralisação da obra do viaduto na região. No bloqueio, os moradores atearam fogo em pneus e outros materiais.
Ainda pela manhã, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT-ES) foi acionado e, a princípio, negou que o serviço tenha sido paralisado no local. Às 10h, a assessoria informou que o órgão está fazendo um ajuste de projeto para verificar o orçamento. Portanto, o cronograma da obra será alterado. A conclusão, que estava prevista para novembro de 2013, foi adiada para o primeiro semestre de 2014.
A decisão de liberar o tráfego veio após o engenheiro do DNIT, Rodrigo Lacerda, conversar com os manifestantes e garantir uma reunião entre líderes da comunidade e o órgão, nesta terça-feira (20) para discutir o andamento da obra do viaduto.
Os moradores, porém, garantiram que se não tiverem um posicionamento esclarecedor sobre o viaduto, voltarão a fazer novas interdições na BR 101 Norte, já na próxima segunda-feira (26).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...