sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Exercito realiza trenamento em Aracruz, população é beneficiada com atendimentos médicos.

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Aracruz, Câmara Municipal e o Exército Brasileiro, a população de Barra do Riacho e Vila do Riacho recebeu atendimento médico e odontológico nesta terça-feira (22/10) e quarta-feira (23/10), das 7h30 às 17h. 
 Trata-se de uma ação intitulada ACISO (Ação Cívico Social) para crianças e adultos em diversas especialidades como ginecologia, cardiologia, dermatologia, urologia, ortopedia, oftalmologia, além de procedimentos cirúrgicos e coleta de materiais para exames.
O exército esteve em Aracruz desde a última sexta-feira (18/10).
O Hospital de Campanha, estrutura disponibilizada pelo exército, conta com barracas de 48 metros quadrados e containêres de 36 metros quadrados e ficou instalado em um terreno próximo à unidade de saúde da Barra do Riacho, cujo espaço também será cedido ao exército para auxiliar na infraestrutura e desenvolvimento do trabalho.

O Hospital, foi aberto a toda comunidade de Barra do Riacho e Vila do Riacho, e contou com aproximadamente 85 militares.

 

SWAT. Policiais norte americanos treinam no ES

Policiais táticos do Brasil e da América Latina vão participar de um treinamento da SWAT Texas, dos Estados Unidos, que começa nesta sexta-feira (25) e vai até 2 de novembro, em Vitória.

Cerca de 200 policiais participarão do maior treinamento policial da América Latina, que chega a sua 15ª edição.

O treinamento será realizado por homens da SWAT Texas, que é considerada a melhor polícia dos EUA, por profissionais da NASA, pelo BOPE do Rio de Janeiro e também por profissionais do CATI de São Paulo.

O principal objetivo é fazer com que os policiais táticos do Brasil e de outros países vivenciem as mais reais ações das equipes SWAT do Texas e do BOPE, consideradas as melhores equipes de elite do mundo.

Pipoca proibida.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e venda do Lote 123 do produto Pipoca Nacional, da marca Brasileira. O motivo é o excesso de aflatoxina, substância que, se consumida em grande quantidade, tem potencial tóxico. A determinação está em resolução da Anvisa publicada na edição desta quinta-feira (24) do Diário Oficial da União.

O lote suspenso tem data de fabricação de 1°de abril de 2013 e vencimento em 1° de março de 2014. O teor de aflatoxinas, superior ao limite máximo permitido, foi constatado em laudo emitido pelo Instituto Octávio Magalhães, da Fundação Ezequiel Dias, de Minas Gerais.


Fonte: Agência Brasil

Professor dá dicas sobre estilo de redação do Enem

Paulo Henrique Camargo Rinaldi, consultor do FTD Sistema de Ensino, reúne sete dicas que auxiliam o aluno a atender as peculiaridades da prova

A prova do Enem foge às características dos vestibulares, pois busca fazer um diagnóstico da situação educacional e não selecionar os estudantes mais adequados

“A redação solicitada pelo ENEM apresenta algumas peculiaridades que devem ser observadas pelo candidato”, alerta o consultor da FTD Sistema de Ensino, Paulo Henrique Camargo Rinaldi.

Pedagogo, professor de Língua e Literatura e Mestre em Direito, Rinaldo analisou os itens obrigatórios do Edital do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), seus critérios de correção, conteúdo e estrutura para elaborar dicas de redação.

Confira as sete dicas formuladas para auxiliar os alunos a se prepararem melhor para a elaboração do texto:

1.   Trata-se de uma prova que foge às características dos vestibulares, pois, enquanto estes são elaborados para selecionar os estudantes mais adequados dentro de um universo definido e a partir de um perfil previamente estabelecido, o ENEM apresenta, por força legal, caráter diagnóstico. Assim, as questões e o tema da redação não são feitos para selecionar ou classificar os alunos, mas para fazer um diagnóstico da situação da educação no País.

2.   Atenção ao tema. É importante ler o tema proposto e os textos motivadores. A prova de redação não verifica apenas a capacidade de escrever, mas de ler, entender, interpretar e também de escrever. A fuga total do tema implica nota zero e a fuga parcial deve trazer nota 3,0.

3.   O tipo textual solicitado será uma dissertação argumentativa. Assim, é fundamental que o aluno apresente um ponto de vista, uma tese acerca do tema proposto. Quando o examinador terminar de ler a introdução, deve ter claro o ponto de vista que será defendido. A seguir elabore argumentos que justifiquem seu ponto de vista. Os argumentos devem ser coerentes com a tese. Não se deve simplesmente falar do assunto, mas buscar convencer o leitor de sua tese com consistência e coerência.

4.   A nota da redação será atribuída a partir de cinco competências definidas. Atenção ao uso da linguagem formal. Evite termos ou expressões típicas da linguagem oral (uso contínuo de daí, então, né ...) e lembre-se de que na linguagem escrita não se tem contato direto com o interlocutor. Não omita ou deixe “brancos” em seu texto.

5.    Traga argumentos seus para provar seu ponto de vista, ou seja, apresente indícios de autoria. Evite usar o que foi trazido pelos textos motivadores.

6.   Busque utilizar elementos conectores ou de ligação entre períodos e parágrafos, a fim de dar ao texto uma sequência ou construção lógica.

7.   Termine seu texto, na conclusão, com uma proposta de intervenção à situação problema apresentada no tema, que seja razoável e possível de aplicação. O que se está verificando aqui é o conhecimento ou consciência que o candidato possui da realidade brasileira. Não apresente soluções mágicas, pois, no mais das vezes, elas estão longe da realidade e não são passíveis de aplicação. Busque uma maneira de abordar ou enfrentar a situação problema que demonstre solidariedade e fraternidade.


16º Enduro do Eucalipto e final do Campeonato Capixaba de Enduro de Regularidade será neste domingo (27)

Tudo pronto para o 16º Enduro do Eucalipto e para a final do Campeonato Capixaba de Enduro de Regularidade 2013 que acontece neste domingo (27/10) em Aracruz. A programação tem início na AABB, no bairro Jardins, às 7 horas, com a chegada dos 100 pilotos capixabas esperados na competição. O enduro de regularidade é uma prova em que o percurso dos pilotos é guiado por uma planilha fixada no painel da moto que indica a trajetória e o tempo a ser percorrido.

A largada será às 9 horas e os pilotos enfrentarão um percurso de 100 quilômetros, com obstáculos naturais, passando pelas trilhas nas localidades de Morro do Óleo, Monte Serrat, seguindo para Ibiraçu, onde haverá uma parada técnica. Em seguida, os competidores retornam à AABB.

A prova vai definir os campeões estaduais de 2013 do Campeonato Capixaba de Enduro de Regularidade, com destaque para os aracruzenses Aloísio Sfalsim e Douglas Dantas Batista, campeões por antecipação nas categorias Over 40 e Novatos, respectivamente. Vence o piloto que perder menos tempo determinado pela planilha.

De acordo com o secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Aracruz (Semesp), Sérgio Cunha Carvalho, esta é mais uma etapa de motocross que é realizada este ano em Aracruz. “O evento fomenta o interesse pelo esporte, movimenta o turismo, o comércio e as pessoas que gostam do esporte, além de mostrar aos capixabas as belezas naturais do nosso município.”

O evento é uma realização da Associação Trail Clube Tribo da Trilha, com apoio da Prefeitura de Aracruz, por meio da Semesp.

Inscrições

Quem tiver interesse em participar do 16º Enduro do Eucalipto e da final do Campeonato Capixaba de Enduro de Regularidade 2013 é só se inscrever no site www.proenduro.com.br.

Inscrições abertas para o concurso Miss Mini, Mirim e Juvenil 2014‏


Até o dia 30 de novembro, estão sendo selecionadas candidatas de quatro a 17 anos ao posto de Miss. Quem for selecionada, vai desfilar e concorrer a cinco títulos.

As meninas que sonham em entrar para o mundo das passarelas já podem começar a ensaiar os sorrisos. O concurso Miss Espírito Santo Mini, Mirim e Juvenil, tradicionalmente conhecido como “Os primeiros passos da beleza

capixaba”, completa sua 14ª edição e está com inscrições abertas para candidatas de quatro a 17 anos mostrarem sua beleza.
Giovanna Braido - 4 anos - finalista
As pré-seletivas já começaram e, para participar, a candidata deve ser moradora de qualquer local do Estado e deve comparecer junto ao responsável no estande do evento no Shopping Norte Sul, em Jardim Camburi, Vitória, até o dia 30 de novembro. São necessárias duas fotos, de rosto e corpo, exceto em trajes de banho, e é cobrada uma taxa no valor de R$ 70.
Quem passar desta etapa, estará apta a desfilar no dia 12 de dezembro, no teatro Marista, em Vila Velha, momento em que as vencedoras serão conhecidas e receberão coroas, faixas e prêmios. Além disso, as que ficarem em primeiro lugar vão concorrer ao Miss Brasil da sua categoria com todas as despesas pagas.
Débora Lyra
“O nosso Estado tem meninas lindas e com grande potencial para disputar e vencer concursos nacionais e internacionais. E nós, através do concurso Miss Espírito Santo Mini, Mirim e Juvenil, queremos fazer essa ponte”, conta Ivete Do Espírito Santo, da TH Promoções, que coordena o concurso.
Em 14 anos de história, a TH Promoções foi responsável por projetar vários nomes capixabas ao Brasil e ao mundo. Entre as descobertas está a Miss Brasil 2010, Débora Lyra, e a Miss Universo Pré-Teen 2011, Natalie Quiroz. Ao todo, são mais de treze títulos nacionais e dois internacionais conquistados.
“Planejamos esse projeto com muito carinho e temos certeza que teremos muitos outros nomes despontando nos maiores concursos de beleza do mundo. Basta que as mães tomem a primeira atitude de trazer as suas filhas que têm potencial até nós”, conta Thays Do Espírito Santo, produtora do concurso.

Oportunidades
Além das três principais modalidades do concurso, serão premiadas outras quatro categorias: três colocações de Miss Simpatia, uma Miss Elegância, uma Miss Destaque e a Miss Online, que será escolhida por votação popular na internet. Ao todo, serão 15 premiações e todas receberão faixa. No caso da Miss Online, será dada também uma joia de ouro 18 quilates.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones  27 3082-0308 e 9311-1443, pelo e-mail thpromocoes@yahoo.com.br ou pelo site www.thpromocoes.com.br.

Serviço
Miss Espírito Santo Mini, Mirim e Juvenil 2014
Idades: Miss Mini: de 04 a 08 anos; Miss Mirim: de 09 a 12 anos; e Miss Juvenil: de 13 a 17 anos.
Inscrições limitadas
Local: Shopping Norte Sul, em Jardim Camburi
O que levar: duas fotos, de rosto e corpo, exceto em trajes de banho
Valor: R$ 70
Mais informações: 27 3082-0308, 9311-1443, thpromocoes@yahoo.com.br e www.thpromocoes.com.br

Informações para a imprensa: Ouse Comunicação Estratégica

Marina Frossard – 3376 0068 | 9693 4674 | marina@ousecomunicar.com.br

Governo define ações por preço justo na Copa


Grupo interministerial vai atuar na aviação civil e na hotelaria para evitar preços abusivos. Ministério do Turismo vai montar plano de hospedagem alternativa com as cidades-sede

Um comitê formado pelo governo federal vai avaliar a quantidade de diárias de quartos de hotel reservadas pela Match, operadora oficial da Fifa, nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O objetivo é verificar se existe concentração de mercado que possa ser qualificada como cartel, de forma a evitar eventuais abusos nos preços da hospedagem durante o Mundial.

Esta é uma das medidas previstas num plano de ação formulado pelo grupo do governo para garantir o direito do consumidor e evitar excessos em passagens aéreas e tarifas hoteleiras durante o Mundial. O Comitê Interministerial para a Copa do Mundo de 2014, como é chamado, teve sua primeira reunião nesta quinta-feira (24), no Palácio do Planalto. Ele é integrado por representantes dos ministérios da Casa Civil, da Justiça, do Turismo, do Esporte e a Secretaria de Aviação Civil.

No encontro também ficou decidido que as empresas aéreas serão chamadas para uma reunião na próxima quinta-feira (31) e o que Ministério do Turismo vai montar um plano de hospedagem alternativa em parceria com as cidades-sede. Também será reforçada a agenda da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, de mobilização dos Procons e dos governos locais. A Embratur seguirá monitorando os preços praticados pela hotelaria, como tem feito desde 2012.

Os órgãos de defesa do consumidor e garantia do direito da concorrência vão cruzar a oferta disponível na rede hoteleira com a quantidade de leitos reservados pela Match em cada cidade-sede. A legislação brasileira prevê que concentrações superiores a 20% podem ser consideradas cartel – neste caso, será avaliada a necessidade de intervenção do governo.

O grupo voltará a se reunir na semana de 11 a 15 de novembro, após a venda do primeiro lote com 1 milhão de ingressos, a ser realizada pela Fifa na próxima terça-feira (29). Um total de 6,1 milhões foram solicitados no cadastro inicial para o sorteio. Desse total, 71% é de brasileiros.

O Ministério do Esporte vai analisar os dados dos sorteados fornecidos pela organizadora oficial do evento para o grupo traçar um diagnóstico da movimentação turística de estrangeiros e brasileiros durante a demanda. “Os números são fundamentais para otimizarmos os nossos esforços com uma base mais sólida, evitando especulações ou alarmismo”, comentou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.



Nono dígito pra celulares começa a valer no ES e RJ.

A partir deste domingo (27), o acréscimo do dígito 9 aos números de celular chegará aos serviços de telefonia do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com isso, para realizar chamadas, o nono dígito deverá ser incluído no começo dos números de celulares que estejam dentro das áreas dos códigos 21, 22 e 24 (Rio) e 27 e 28 (Espírito Santo).
A regra também vale para o envio de mensagens de texto (SMS) e multimídia (MMS). Até dia 5 de dezembro, as chamadas que contarem apenas com oito dígitos serão completadas pelas operadoras. Após essa data, as empresas de telefonia interceptarão a ligação e uma mensagem orientará o usuário a refazer a chamada, considerando, desta vez o 9.
Já a partir de 4 de fevereiro, caso o nono dígito não seja incluído aos números, as mensagens automáticas não serão mais tocadas, e o usuário ouvirá o aviso de que o número de celular é inexistente.
Cronograma do nono dígito
A Anatel começou a implementar o nono dígito para celulares em julho de 2012, na área de código DDD 11, que inclui a cidade de São Paulo. A medida foi adotada pelo crescimento da base de assinantes do serviço além da capacidade oferecida pela combinação de números.
Para padronizar o jeito de realizar ligações no país, a agência decidiu levar o nono dígito ao restante do país. Antes de o nono dígito chegar ao Rio de Janeiro e Espírito Santo a partir deste domingo, a exigência já havia começado a valer para o interior de São Paulo.
Até 31 de dezembro de 2014, o nono dígito deverá ser incluído nas ligações para números de celular dos estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Maranhão.
Até 31 de dezembro de 2015, a regra deverá começar a ser respeitada no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

Por último, o nono dígito deverá ser utilizado obrigatoriamente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal até 31 de dezembro de 2016.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Os planos de saúde no Brasil terão de cobrir o custo de 37 medicamentos orais contra o câncer.


Os planos de saúde no Brasil terão de cobrir o custo de 37 medicamentos orais (veja lista) contra o câncer a partir de 2 de janeiro de 2014, segundo anunciaram nesta segunda-feira (21) o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).


De acordo com o governo, a principal vantagem da garantia dos remédios via oral para o câncer é que parte dos pacientes poderão ser tratados em casa, sem ter de ir a clínicas e hospitais, minimizando riscos e infecções.
Esta é a primeira vez que os planos de saúde terão de cobrir o custo de medicamentos usados de forma oral no combate ao câncer.
Os remédios que terão de ser assegurados aos clientes das operadoras de saúde servem para 54 indicações de tratamentos contra a doença – o remédio Vinorelbina. por exemplo, é indicado para o tratamento do câncer de mama e de pulmão.
Quem já recebe o remédio ou tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) poderá escolher em continuar com o governo ou optar a ser coberto pelo plano.
Outros procedimentos
Além dos remédios para o câncer, outros 50 novos procedimentos (veja lista) relacionados ao tratamento de outras doenças devem entrar para a lista de cobertura obrigatória.
Na nova cobertura, estão incluídos, por exemplo, 28 cirurgias por videolaparoscopia, radiofrequência para tratar dores crônicas nas costas, o uso de medicina nuclear para tratar tumores neuroendócrinos, uma nova técnica de radioterapia para tumores de cabeça e pescoço e o implante de esfíncter artificial para conter incontinências urinárias de homens que tiveram de retirar a próstata.
A iniciativa vai beneficiar cerca de 42,5 milhões de pessoas que contrataram planos de saúde e assistência médica depois do dia 1º de janeiro de 1999 e os beneficiários de adaptações à Lei 9.656/98, segundo o governo.
Quem tem plano odontológico (aproximadamente 18,7 milhões de consumidores no país) também vai ser beneficiado com a inclusão de procedimentos da área.
A obrigatoriedade da adição dessas novas ações no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, sob responsabilidade da ANS, vai ser publicada no "Diário Oficial da União" nesta terça (22) na forma de uma resolução normativa.
Outros 44 procedimentos já presentes na obrigatoriedade de cobertura pelas operadoras serão ampliados. Um é o "pet scan", espécie de tomografia, que poderá ser usado também para detectar nódulo no pulmão solitário, câncer de mama metastático, de cabeça e pescoço, de esôfago e melanoma. Antes, o procedimento era permitido apenas para detectar tumor pulmonar para células não-pequenas, linfoma e câncer colorretal.
Segundo o presidente da ANS, André Longo, a medida não deve ter impacto no preço dos planos individuais, familiares e coletivos.
A agência controla diretamente os reajustes dos dois primeiros tipos de planos, mas não tem poder sobre o último. Sobre os reajustes coletivos, a agência pode apenas sugeri-los, o que deve acontecer somente no ano que vem.
Durante entrevista, Longo afirmou que, historicamente, mudanças na lista de procedimentos e eventos não geram impactos significativos na recomposição dos preços das operadoras de saúde.
"O maior reajuste foi de 1,1%, em 2010. As empresas têm um poder de barganha em relação às operadoras. Não deve ter um reajuste abusivo. Não acreditamos que seja expressivo, muito menos abusivo", comentou.
A cada dois anos, a ANS faz uma revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. A última alteração foi em 2012. Ao todo, as medidas anunciadas nesta segunda pelo governo vão atingir 1.090 operadoras no âmbito médico-hospitalar e 407 no odontológico.
Atualmente, 246 planos de 26 operadoras estão suspensos por causa de irregularidades ou descumprimentos e negativas de exames e consultas.
A revisão para 2014 foi feita a partir de uma consulta pública entre junho e agosto deste ano e recebeu 7.340 contribuições, recorde de participação segundo a ANS.
"O que nós estamos entregando hoje para a sociedade é com segurança, pois houve uma ampla participação, com garantia de mais acesso e qualidade para a população beneficiários de planos de saúde".

Longo ainda declarou que a agência deve implantar um comitê permanente de análise destas mudanças em 2014 a fim de preparar melhor as próximas alterações com mais apuração técnica.

A LISTA DOS 37 MEDICAMENTOS
Acetato de Abiraterona
Anastrozol
Bicalutamida
Bussulfano
Capecitabina
Ciclofosfamida
Clorambucila
Dasatinibe
Dietiletilbestrol
Cloridrato de Erlotinibe
Etoposídeo
Everolimus
Exemestano
Fludarabina
Flutamida
Gefitinibe
Hidroxiureia
Imatinibe
Ditosilato de Lapatinibe
Letrozol
Acetato de Megestrol
Melfalano
Mercaptopurina
Metotrexato
Mitotano
Nilotinibe
Pazopanibe
Sorafenibe
Malato de Sunitinibe
Citrato de Tamoxifeno
Tegafur - Uracil
Temozolamida
Tioguanina
Cloridrato de Topotecana
Tretinoína (ATRA)
Vemurafenibe
Vinorelbina
Fonte: Ministério da Saúde/ANS

Demarcação de terras indígenas em pauta no STF, esta semana.

O Supremo Tribunal Federal deve voltar a apreciar na quarta-feira (23) o processo sobre a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Há quatro anos, o STF decidiu que a demarcação em uma área contínua, de 1,74 milhão de hectares, não fere a Constituição Brasileira. A análise dos chamados embargos declaratórios é o primeiro item da pauta já divulgada no site da Corte. O relator é o ministro Luís Roberto Barroso, em substituição ao ministro Carlos Ayres Britto, que se aposentou em 2012. O embargo de declaração é um recurso rotineiro, apresentado por uma das partes interessadas no processo quando ainda resta dúvida sobre a sentença já anunciada. Normalmente, esclarecidas as dúvidas pontuais, a decisão judicial é mantida e, se necessário, são feitos pequenos ajustes para esclarecer os pontos obscuros. Um dos embargos, apresentado pelo governo de Roraima, aponta omissões e contradições do processo e afirma que acórdão do julgamento, ou seja, o parecer final do relator, omite os serviços de saúde, educação e de fornecimento de energia elétrica que o estado prestava às comunidades indígenas. O antigo ocupante de uma fazenda, a Guanabara, garante que a propriedade foi incorretamente integrada à terra indígena, já que uma sentença judicial transitada em julgado havia reconhecido a titularidade da área.

Confronto entre manifestantes e polícia, marca início do leilão do pré-sal no RJ.

RIO - Um grupo de manifestantes com cerca de 15 pessoas tentou se aproximar do hotel Windsor pela areia da Barra da Tijuca. Eles passaram pela primeira barreira de grades da Força Nacional, mas foram contidos pela segunda barreira com balas de borracha. Durante um conflito que começou por volta de 13h25, o repórter fotográfico Gustavo Oliveira, da agência britânica Demotix, foi atingido por uma pedra no braço, lançada por manifestantes. Mais cedo, o fotógrafo Pablo Jacob, do jornal O Globo, foi atingido de raspão por uma bala de borracha.

O leilão da área de Libra começará às 15h e deve durar 30 minutos.



A cerimônia vai começar com a exibição de um vídeo sobre a área. Depois, os concorrentes vão escrever em um envelope as propostas para o leilão. A ANP vai anunciar os consórcios e, depois, o vencedor. No modelo de partilha, o vencedor será o que oferecer o maior volume de petróleo para a União. Em caso de empate, o procedimento poderá ser repetido uma única vez.

Por volta das  14:15 começou um novo princípio de confronto. Balas de borracha e gás lacrimogêneo foram lançadas e os banhistas ficaram no meio da linha de fogo. Manifestantes tentaram se aproximar do hotel onde será realizado o leilão do pré-sal pela areia. Não há feridos.
 
A presidente da Petrobras, Graça Foster, vai participar da cerimônia do leilão da área de Libra, o primeiro na região do pré-sal. A executiva está no hotel na Barra onde será realizada a licitação, mas não há previsão de entrevistas. No local estão também representantes de várias empresas inscritas para a disputa. O hotel está com capacidade esgotada e os executivos acertam, nos quartos reservados, os últimos detalhes da estratégia de participação.

Apesar dos violentos protestos que ocorrem próximo ao hotel, a previsão é de que não haja atrasos. O início do leilão está marcado para as 14 horas, com a exibição de um filme sobre a nova fronteira de exploração de petróleo descoberta no Brasil na região do pré-sal.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) rejeitou a contraproposta de reajuste salarial feita pela Petrobrás. Sindicalistas e representantes da estatal se reuniram às 11h desta segunda-feira para tentar chegar a uma solução para o impasse.

Com a decisão, os petroleiros continuam em greve. A pauta de reivindicações dos trabalhadores propõe reajuste real (acima da inflação) de 5%. A Petrobrás ofereceu reajuste real entre 1,41% e 1,80%. Além disso, os sindicalistas reclamam que a estatal não ofereceu melhorias nas condições de trabalho.


Mesmo sem contar os novos projetos trazidos pelo leilão de Libra, a primeira área do pré-sal a ser licitada, os investimentos no setor de petróleo e gás crescerão em R$ 54,4 bilhões na passagem do ciclo de 2013-2016 para o de 2014-2017, somando R$ 458,3 bilhões, mostra um mapeamento divulgado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...