sábado, 17 de outubro de 2015

Mais de 26 mil capixabas foram demitidos desde o mês de janeiro.




O ano de 2015 já atingiu a marca de mais de 26 mil pessoas demitidas dos empregos no Espírito Santo. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego. Os últimos dados consolidados do Cadastro, relativos a agosto, demonstram ainda que, no oitavo mês do ano, o Espírito Santo puxou a taxa de desemprego do Brasil, apresentando a maior variação negativa no saldo de trabalhadores admitidos e desligados: -0,58%.  

O segundo colocado nessa escala negativa foi o estado de Minas Gerais, com um saldo relativo de -0,56%, sendo que a média dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal chegou a -0,21%. Em agosto foram criadas 27 mil e 769 postos de trabalho, mas foram demitidas 32 mil e 272 pessoas - um saldo negativo absoluto de 04 mil e 503 desempregados para o mês oito.   

Apesar de o setor agropecuário ter liderado as demissões e estar passando dificuldades em função da seca que atinge o Espírito Santo, os desempregos nesta época do ano são considerados sazonais, segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, em função, principalmente do fim da colheita do café. Já o setor da construção civil continua sendo o mais atingido ao longo do ano de 2015, no Espírito Santo e no Brasil. Aqui, a variação negativa absoluta entre admissões e desligamentos foi de 804 desempregados, puxando a variação negativa do Espírito Santo, com uma taxa de -1,38%.

Horário de verão começa de hoje para amanhã.




À meia-noite de hoje, os brasileiros residentes nos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Geras, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal deverão adiantar seus relógios em uma hora.  
Moradores dos estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Distrito Federal precisam estar atentos à alteração, que segue até às 0 hora do domingo 21 de fevereiro de 2016, quando os relógios retomam o horário tradicional.  
As regras estão estipuladas no decreto 6.558, de 2008, que fixa a duração da média do horário de verão em 04 meses. O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando é registrada a maior demanda por energia.

Adolescente suspeito de matar a ex-namorada enforcada em apartamento é detido na Serra.




A Polícia Militar chegou até o suspeito de assassinar a adolescente Adriele Peres Rosa, de 16 anos, encontrada morta com sinais de estrangulamento dentro do apartamento em que morava, no bairro Santo Antônio, Vitória. 

O acusado, um adolescente de 17 anos, foi detido ontem, no bairro Central Carapina, na Serra,  por policiais civis da Delegacia de Crimes Contra a Vida do município. Policiais receberam a informação de que o suspeito estava escondido na região e uma equipe foi deslocada até o local. 

O adolescente tinha um mandado de apreensão, expedido pela Justiça, por conta de um duplo homicídio que estava sendo investigado pela delegacia. O menor é suspeito de participar da morte de 02 irmãos, em Central Carapina, há cerca de 01 mês. O jovem confessou a participação nesse crime, mas negou ter matado Adriele, com quem teve um relacionamento amoroso. Ele foi encaminhado para a Unidade de Internação Provisória, em Cariacica.

Espírito Santo lidera taxa de homicídios na região Sudeste.




O Espírito Santo foi o estado com a maior taxa de homicídios da região Sudeste e também registrou a quinta maior taxa do Brasil em 2014. Foram 1.528 homicídios durante todo o ano. Três cidades do Espírito Santo estão entre as 06 mais violentas da região: Serra, Cariacica e Vila Velha. 

As outras são: Cabo Frio e Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro; e Betim, em Minas Gerais. Os dados são da pesquisa Diagnóstico dos Homicídios no Brasil: Subsídios para o Pacto Nacional pela Redução de Homicídios, divulgada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça. O Espírito Santo está atrás do Ceará, Sergipe, Pará e Mato Grosso no índice nacional de homicídios, registrando 39,3 homicídios por 100 mil habitantes.  

Entre os 06 municípios com maiores índices de homicídios da região, 03 são capixabas. O Espírito Santo também lidera os índices de homicídio por arma de fogo na região Sudeste, com 33,8 mortes por 100 mil habitantes, novamente o município da Serra se destaca e tem o maior índice entre as cidades, de 68,7.

Detento rouba moto e foge após ser levado para exame no DML de Vitória.




Um detento escapou de uma viatura da Secretaria de Estado da Justiça no momento em que desembarcava para realizar um exame de lesões corporais no Departamento Médico Legal de Vitória. 
Segundo a polícia, ele roubou uma moto para fugir dos agentes penitenciários, que efetuaram tiros para o alto, na tentativa de conter o detento, identificado como Elden dos Santos Lopes, de 25 anos. O caso aconteceu ontem à tarde. De acordo com o subsecretário para assuntos do sistema penal da Secretaria de Justiça, Alessandro Ferreira de Souza, os agentes estavam abrindo a viatura para retirar o preso, quando ele conseguiu escapar. Até o helicóptero da Polícia Militar foi usado para tentar achar o fugitivo. 
De acordo com a Sejus, Elden cumpria pena na Penitenciária Estadual de Vila Velha I, no Complexo do Xuri, por roubo e porte ilegal de arma de fogo. Ele estava preso desde novembro de 2012. 

Ifes oferece 160 vagas para cursos técnicos em Aracruz.




O Campus Aracruz do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está com 160 vagas abertas para cursos técnicos gratuitos de Mecânica e de Química. As inscrições para o Processo Seletivo 2016 da unidade de ensino seguem até o próximo dia 04 de novembro, no site www.ifes.edu.br . 50% das vagas são reservadas à inclusão social por sistema de cotas.  

Das 160 vagas disponíveis, 40 são para a modalidade concomitante do curso Técnico em Mecânica e 40 para a modalidade integrada ao ensino médio do mesmo. As outras 80 vagas são para o curso Técnico em Química integrado ao ensino médio. A taxa de inscrição para participar da seleção é de 51 reais.  

Têm direito à isenção os candidatos que tenham estudado as últimas duas séries do ensino fundamental em escola pública, ou particular como bolsista em função de carência socioeconômica, ou que tenham feito curso equivalente na rede pública com aprovação final até a data da matrícula.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Vinte e quatro cidades estão racionando água no Espírito Santo.




Vinte e quatro cidades do Espírito Santo estão com racionamento no abastecimento de água. Quinze delas, além de racionar também estão com restrição na captação de água. Elas se enquadram na Resolução 006 da Agência Estadual de Recursos Hídricos, que determina que não pode haver captação de água, em qualquer horário, a não ser para o consumo humano.

Em alguns municípios a situação do abastecimento é tão crítica que acontece com ajuda de carro-pipa e poços artesianos, como é caso de Itaguaçu, onde o Rio Santa Joana secou. Em outras, como Marataízes, Itapemirim e São Mateus, além do racionamento, a água que chega nas torneiras é salobra.

Em Aracruz, nos distritos de Santa Rosa e Guaraná há risco de racionamento, pois os rios que abastecem esses locais estão praticamente secos. De acordo com especialistas, caso não chova nos próximos dias, a situação de seca pode piorar. A previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rual é que nos próximos 03 dias pode haver chuva rápida e esparsa na Grande Vitória e no Sul.  

Prefeito de Ibatiba exonera todos os comissionados.




A crise nas finanças levou a Prefeitura de Ibatiba, no Sul do Espírito Santo, a tomar uma decisão drástica. No começo do mês, todos os servidores comissionados foram demitidos de uma só vez. Eram 86, ao todo. Foram poupados apenas os secretários. Seis dias após as exonerações, foram readmitidos alguns chefes de gabinete, aqueles cujas funções, segundo a prefeitura, seriam fundamentais para funcionamento das secretarias.

Cerca de 20 tiveram suspensos os efeitos da portaria de exoneração. A prefeitura também buscou economia com os efetivos. Cortou todas as horas extras e reduziu as gratificações pagas a quem ocupa cargos especiais em 30%. Além disso, foi determinado que ocorra economia nas contas de água, luz e telefone. José Alcure também editou decreto estabelecendo a revisão de todos os contratos da prefeitura.


No primeiro quadrimestre de 2015, Ibatiba comprometia 53,79% da receita corrente líquida com pessoal. A Lei de Responsabilidade Fiscal permite até 54%. Ibatiba pagava gratificação de até 60% a comissionados em funções especiais. Ontem, o Tribunal de Justiça considerou o benefício ilegal. O entendimento é de que a função gratificada deve ser exercida apenas a efetivos.

No Dia Mundial do Pão mais de 350 mil pães deverão ser distribuídos no Espírito Santo.




Comemorado hoje, o Dia Mundial do Pão será celebrado com diversas ações em todo o estado. Este ano também serão realizadas as tradicionais trocas de garrafas pet e óleo de cozinha por pão. Amanhã, as atividades acontecem das 08 às 12 horas, em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Santa Leopoldina, Viana, Guarapari, Santa Maria de Jetibá, Marataízes, Linhares e São Gabriel da Palha.  

De acordo com Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Espírito Santo, a expectativa é que sejam distribuídos 350 mil pães e recolhidos 03 mil litros de óleo de cozinha e 250 mil garrafas pet.  

Na última terça-feira, Cachoeiro de Itapemirim recebeu a ação na qual foram arrecadados cerca de 2.500 garrafas pets e aproximadamente 120 litros de óleo. O projeto já foi realizado também em Anchieta, Nova Venécia e Ecoporanga. O material arrecadado será levado para entidades e empresas de reciclagem. 

Homem furta TV de 43 polegadas de loja em Vila Velha.




Quatro minutos foi o tempo necessário para um homem furtar uma televisão de 43 polegadas de uma loja de eletrodomésticos no bairro Glória, em Vila Velha, sem que nenhum funcionário visse. O crime aconteceu ontem. O suspeito, ainda não identificado, estava acompanhado de uma mulher.  

A TV custa mil e 600 reais. Segundo o gerente da loja, o casal chegou no comércio, pesquisando preços de guarda-roupas. Enquanto a mulher distraía o vendedor o homem foi para outro ponto da loja. Câmeras de videomonitoramento flagraram o rapaz rondando a televisão e carregando o eletrodoméstico para fora da loja, sem levantar suspeita. 

A mulher permaneceu mais 04 minutos na loja e saiu sem comprar nada. Assim que ela foi embora, os vendedores notaram a ausência da TV, a única da loja que não estava presa no cadeado. Os funcionários pegaram as gravações das câmeras e viram o suspeito furtando a TV. O gerente registrou um boletim de ocorrência na 2ª Delegacia Regional, em Vila Velha, e o caso será investigado pela Polícia Civil.



Advogada é rendida no Espírito Santo e tem carro roubado no dia do casamento.




Uma advogada foi assaltada e teve o veículo roubado, no dia do casamento, ontem, no bairro Dom Bosco, em Cariacica. Depois da ação violenta e do susto, a vítima subiu ao altar. A advogada, de 35 anos, que não quis se identificar, contou que chegava em casa, por volta das 11 horas.  

Quando se preparava para estacionar o veículo, ela observou 02 homens próximos ao muro da residência. Porém, não desconfiou de nada. Segundo a vítima, os bandidos apontaram uma arma e mandaram ela sair do carro. Sem reação, a vítima ficou parada e foi ameaçada pelos assaltantes.  

Logo em seguida, os criminosos entraram no veículo, um Kia Cerato branco. No momento em que se preparavam para fugir, a advogada foi atrás deles e quase acabou rendida novamente. A polícia foi acionada e realizou patrulhamento na região. A vítima foi até a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, em Cariacica, onde realizou a ocorrência. 

Número de inadimplentes no Espírito Santo cresce 8,71% em setembro.




Segundo dados da CDL Vitória, o Espírito Santo foi o estado brasileiro com o 8º maior aumento anual do número de inadimplentes no mês de setembro. A quantidade de consumidores que não conseguiu honrar seus compromissos financeiros cresceu 8,71%, se comparado a setembro de 2014. O dado ficou acima da média nacional, que foi de 5,45%.  

Segundo a CDL Vitória, embora as pessoas estejam mais cautelosas em assumir novas dívidas, a alta das taxas de juros, da inflação e do desemprego tem levado ao aumento gradual dos níveis de inadimplência no Estado. No mês passado, o número de dívidas em atraso de moradores do Espírito Santo cresceu 9,87% em relação ao mesmo período do ano passado. O dado ficou acima da média nacional, que foi de 6,63%.  

A CDL Vitória, afirmou que é possível reduzir a despesa familiar. Os consumidores inadimplentes terão a oportunidade de quitar as dívidas de forma fácil e rápida na nova edição do Feirão Recupere seu Crédito, que as CDLs de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica vão realizar na primeira quinzena de dezembro. Os detalhes do evento estão sendo definidos pelas entidades.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Filho de empresários manda matar pais por seguro de 800 mil reais.




Um jovem de 22 anos foi preso suspeito de mandar matar os pais em Nova Serrana, em Minas Gerais. O casal foi assassinado a tiros em uma Hilux em junho deste ano. O rapaz também encomendou a morte do irmão mais novo, de 15 anos, mas o adolescente não estava no veículo no dia do crime. O filho confessou que planejou a morte dos pais e do irmão, mas disse, em depoimento após ser preso, que mudou de ideia e os 02 homens contratados por ele decidiram por conta própria matar o casal.

A versão não convenceu o delegado Felipe Freitas, responsável elas investigações. Junior Dias Santos queria receber a herança da família. Os pais dele eram donos de uma fábrica de sapatos, que estava em expansão, além de possuírem alguns imóveis e veículos. Eles também tinham uma apólice de seguro com um valor entre 500 mil e 800 mil reais. Os policiais desconfiaram de Júnior desde o início das apurações. No dia do fato ele se mostrou muito frio em relação ao que tinha acontecido, o que já levantou a suspeita.


Depois, a polícia começou a receber denúncias que apontavam o filho mais velho como o mandante. Criminosos conhecidos da cidade revelaram ao delegado que foram procurados por Júnior para executar o casal. Eles também indicaram quem seriam os responsáveis pelas mortes. Vinícius Lacerda, de 20 anos, conhecido como “Periquito”, foi preso e revelou ter participado dos assassinatos. Júnior e “Periquito” foram detidos e levados para o Presídio de Nova Serrana. Eles vão responder por homicídio triplamente qualificado e podem pegar até 60 anos de prisão. Um terceiro suspeito, Alex Junior Francisco, de 20 anos, continua foragido.

Aprovados no concurso da Polícia Rodoviária Federal e sindicato fazem mobilização no Espírito Santo.




Quem passou pelas estradas federais, que cortam o Espírito Santo, no último feriado, pôde observar que faixas foram colocadas nos postos da Polícia Rodoviária Federal chamando a atenção para o baixo efetivo da categoria e a necessidade da convocação dos aprovados no último concurso federal de 2013.

Os 716 candidatos aprovados no concurso aguardam, sem data prevista, a convocação para realizarem o Curso de Formação Profissional. A autorização deverá ser do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, mas o concurso vence em maio de 2016. Os cartazes nos postos foram colocados pelo Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Espírito Santo e por uma comissão formada pelos candidatos aprovados.


A Polícia Rodoviária Federal informou que é favorável a formação e nomeação dos aprovados pois o departamento tem demanda por novos policiais. Segundo o Ministério do Planejamento, as nomeações, dentro do número de vagas, estão mantidas e asseguradas dentro do prazo de validade final dos concursos.

Greve dos servidores do Judiciário no Espírito Santo é considerada legal.




A greve dos servidores do Poder Judiciário, deflagrada há 09 dias, não tem data para terminar. Na última terça-feira, o movimento foi considerado legal pelo Tribunal de Justiça do Estado. A decisão é da desembargadora Elizabeth Lordes. Com isso, os serviços judiciários funcionam com apenas 30% do efetivo.

Apenas atendimentos de urgência e emergência estão sendo realizados. Na prática, isso significa que os prazos processuais foram suspensos e que comarcas e o Tribunal de Justiça do Espírito Santo funciona como em dias de plantão. A principal reivindicação da categoria é quanto ao pagamento integral da revisão geral anual, retroativo ao mês de maio.


Solicitações de habeas corpus, alvarás de soltura, mandado de segurança, liminares em dissídio coletivo de greve, comunicação de prisão em flagrante, de liberdade provisória, de busca e apreensão, e pedido de prisão provisória, por exemplo, continuam sendo atendidas. Segundo Adda Lobato, presidente do Sindijudiciários, nada fica fechado. Ninguém está impedido de entrar nos fóruns, a greve é legal e pacífica. O sindicato da categoria respeita o direito das pessoas de ir e vir. 

Ao mestre com carinho . . . 15 de outubro dia do Professor.




Parabéns Professor!
O mundo pode não te aplaudir,
mas o conhecimento mais lúcido da ciência
tem de reconhecer que você
é o profissional mais importante da sociedade.
Quem compartilha o conhecimento
merece parabéns todos os dias.

Uma homenagem da Rádio Nova Onda
a todos os professores do Brasil.

Gás de cozinha no Espírito Santo será reajustado pela terceira vez em menos de 02 meses.




O preço do botijão de gás vai passar pela terceira alta no ano e também ficará mais caro a partir da próxima semana. Essa é a informação do Sindicato do Comércio Varejista de Gás Liquefeito de Petróleo do Espírito Santo. Os 02 primeiros aumentos, que aconteceram praticamente juntos, foram há pouco mais de 01 mês, no início de setembro. 

De acordo com o presidente do Sinregás, Wagner Antonio Domingos, o terceiro aumento foi autorizado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária e consiste em um repasse de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços ao consumidor final. O botijão de gás de 13 quilos, geralmente comercializado para uso doméstico, sofreu um aumento de 02 reais e 36 centavos em relação ao ano passado. 

O botijão de gás de 45 quilos, normalmente comercializado para uso industrial, terá uma alta de 08 reais e 17 centavos por unidade. O aumento começa a valer a partir de amanhã e todas as distribuidoras e revendedoras já estão sendo comunicadas pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gás Liquefeito de Petróleo do Estado. 

Bancários do Espírito Santo reclamam da falta de diálogo com a Federação Brasileira do Bancos.




Ontem, o número de agências fechadas subiu para 317 em todo o Estado. Desse total, 137 são do interior e 180 na Grande Vitória. Também se encontram fechados os prédios da Pio XII e do CPD Banestes.  A categoria, que está em greve desde a semana passada, reclama da falta de diálogo com a Federação Brasileira do Bancos. 

Entre os privados, 56 agências estão fechadas, sendo 12 do Santander, 18 do Itaú, 08 do HSBC e 17 do Bradesco e 01 do Safra. Dos públicos, estão fechadas 80 da Caixa, 88 do Banestes, 92 do Banco do Brasil e uma do Banco do Nordeste do Brasil, em São Mateus. De acordo com o diretor do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, Idelmar Casagrande, a crescente adesão dos bancários é reflexo da insatisfação da categoria com a proposta feita pela Federação Brasileira do Bancos e, também, com o silêncio dos banqueiros, que até agora não chamaram o Comando Nacional para uma nova negociação.  

O Sindicato de Trabalhadores em Carro-forte, Guarda, Transporte de Valores, Escolta Armada e Tesouraria do Espírito Santo, responsável por abastecer os caixas eletrônicos do Estado, estudam a possibilidade de parar o serviço em apoio à greve dos bancários. A ação visa apoiar a categoria e abreviar as negociações entre bancos e bancários. Com isso, há possibilidade de faltar dinheiro nos caixas eletrônicos.    

 




Pai tem ataque de fúria depois de ver filho ouvindo Luan Santana, no Espírito Santo.




Insatisfeito com o gosto musical do filho, um chefe de cozinha foi parar na delegacia, na noite da última terça feira após ter um ataque de fúria e quebrar os móveis de casa. O caso aconteceu no bairro José de Anchieta II, na Serra, no Espírito Santo.  

O suspeito, de 32 anos, chegou em casa embriagado e ficou irritado ao encontrar o filho de 09 anos ouvindo músicas do cantor Luan Santana. Contrário à escolha da criança, o chefe de cozinha colocou o garoto para escutar Raul Seixas. De acordo com informações da esposa dele, uma dona de casa de 28 anos, o filho começou a rir da música colocada pelo pai. 

O chefe de cozinha não gostou da reação da criança e quebrou móveis e a porta do banheiro de casa. Em seguida, passou a importunar os vizinhos e a xingar a esposa. Assustado com o comportamento do pai, o filho correu para a rua e acionou a Polícia Militar. A ocorrência foi encaminhada para o Plantão Especializado da Mulher, em Vitória. O casal foi ouvido e liberado logo após prestar depoimento na delegacia.

Empresários do ramo imobiliário são alvo de operação do Ministério Público no Espírito Santo.




Empresários do ramo imobiliário são alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público do Espírito Santo, em parceria com a Polícia Militar, que teve início às 06 horas desta quinta-feira.  

São cumpridos 07 mandados de prisão e 08 de busca e apreensão em Domingos Martins e Marechal Floriano, região Serrana do Espírito Santo. Até as 08 horas, uma pessoa já havia sido presa. De acordo com informações do Ministério Público do Espírito Santo, os empresários são suspeitos de comercialização de lotes clandestinos nos municípios. 

Entre as irregularidades, estão a localização em área de proteção ambiental, com graves danos à fauna e flora locais, e falsificação de documentos públicos. As investigações tiveram início em fevereiro deste ano e todos os envolvidos são parentes ou funcionários do principal responsável pelas irregularidades.


Receita paga hoje 5º lote de restituições do Imposto de Renda.




A Receita Federal paga hoje as restituições incluídas no quinto lote do Imposto de Renda de 2015, referente ao ano calendário 2014. Ao todo, será pago 01 bilhão e 400 milhões de reais a 01 milhão e 233 mil contribuintes. O lote também contempla restituições dos exercícios de 2008 a 2014.  

Quem tem restituições referentes à declaração entregue este ano teve o valor corrigido em 6,46%, equivalentes à taxa Selic acumulada de maio a outubro. Quem ainda não conferiu se teve a restituição liberada pode acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone. É possível, ainda, usar aplicativo para tablets e smartphones para consulta às declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física e situação cadastral no Cadastro de Pessoas Físicas.  

Caso esteja entre os beneficiados e o valor não for creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. 

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Dupla é presa suspeita de praticar golpe do bilhete premiado no Espírito Santo.




Dois homens suspeitos de aplicar o golpe do bilhete premiado foram presos hoje, em Jardim Camburi, Vitória. Cerca de 20 pessoas foram vítimas da dupla, que extorquiu 200 mil reais com o golpe. Eles foram autuados por extorsão e associação criminosa. A prisão ocorreu após denúncia anônima, em uma padaria do bairro, enquanto os suspeitos estudavam possíveis vítimas.
Segundo a polícia, Acácio de Souza e José Ramos da Silva se apresentavam como pessoas com pouca instrução, algumas vezes se passando por deficientes físicos, e diziam ter ganhado um prêmio de 30 milhões de reais na loteria. Eles também diziam que não teriam como tirar o dinheiro e ofereciam o bilhete falso por uma quantia alta. A dupla já foi reconhecida por 07 vítimas. Uma delas, uma zeladora, chegou a entregar 11 mil reais para os suspeitos. No momento da prisão, os policiais encontraram joias, um relógio e 10 mil e 500 reais em dinheiro no carro dos suspeitos.
A dupla estava sendo investigada há 06 meses. Eles costumavam abordar mulheres com cerca de 45 anos, usavam disfarces e apresentavam trejeitos de pessoas analfabetas, vindas do interior. Também há informações que eles atuaram em São Paulo e em outros estados. Em alguns casos, o grupo chegava até mesmo a usar a força, caso as vítimas resistissem. A Polícia Civil acredita que outras 03 pessoas estejam envolvidas no esquema, que inclusive já foram identificadas. O delegado Icaro Ruginski, da Delegacia de Costumes e Diversões ,deu algumas dicas para não cair nesse tipo de golpe e avisa que dinheiro não cai do céu. Se for fácil, desconfie. 

Droga é encontrada dentro de privada e 04 pessoas são presas em Cariacica.




Quatro pessoas foram presas durante uma operação do Grupo de Apoio Operacional, em Jardim América, Cariacica. Os suspeitos tentaram esconder a droga dentro de um vaso sanitário, mas foram descobertos pela equipe do Primeiro Batalhão. A cocaína estava dentro de uma garrafa pet. 

Ao todo, foram apreendidos mais de um 01 quilo da droga dentro de uma casa. Além da cocaína, a polícia apreendeu pinos para o embalo da droga, um pé de maconha e quase 22 mil reais em dinheiro. Dentro da residência estavam 04 rapazes. Os suspeitos foram identificados como Arlem Marcelino de Brito, de 24 anos, Diego Fernandes Rosa, de 25, Leuson Silva Botelho e Breno Gonçalves Geraldo, ambos de 21 anos. 


Segundo a polícia, todos tem passagens pela justiça, inclusive com mandados de prisão em aberto por homicídio. Os policiais chegaram até a casa depois de investigações do Serviço de Inteligência do Primeiro Batalhão, em Vitória. Os 04 detidos faziam parte de uma quadrilha que traficava drogas em toda a Grande Vitória. Uma moto usada para transportar a droga de Campo Grande até Jardim América também foi apreendida na operação.

Salário mínimo deveria ser de 03 mil, 240 reais e 27 centavos, segundo Dieese.




O salário mínimo no Brasil deveria ser de 03 mil, 240 reais e 16 centavos, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. De acordo com o Dieese, é o suficiente "para suprir as despesas de um trabalhador e sua família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência".

O valor é um pouco menor do que o de agosto (03 mil, 258 reais e 16 centavos) e o mais baixo desde março (03 mil, 251 reais e 61 centavos), mas ainda assim 4 vezes maior do que o salário mínimo atual (788 reais). Em setembro de 2014, o valor necessário para suprir todas as despesas básicas era de 02 mil, 862 reais e 73 centavos, ou 3,95 vezes o salário mínimo então em vigor (724 reais). O Orçamento do ano que vem prevê salário mínimo de 865 reais e 50 centavos, uma alta de 9,8% em relação ao atual. 


A lei determina que o reajuste anual do salário mínimo tem como base a soma da variação do INPC (inflação para população de baixa renda) no ano anterior, acrescido da taxa de crescimento real do PIB de 02 anos antes. O cálculo da Dieese é feito com base no valor da cesta básica mais cara, atualmente a de Porto Alegre, seguida de São Paulo. A última pesquisa divulgada no início do mês mostrou diminuição do valor da cesta básica em 13 das 18 cidades pesquisadas.

Adolescente é morto a tiros e amiga fica ferida na porta de casa na Serra.




Um estudante de 15 anos foi assassinado enquanto ajudava uma amiga, da mesma idade, a estudar matemática, na Serra. A vítima foi identificada como Éberthon Carlos da Silva e morreu com 03 tiros. A amiga dele também foi baleada e encaminhada para o Hospital Infantil de Vitória, e passa bem. O suspeito fugiu a pé e ainda foi preso. A Polícia Civil investiga o caso.

O crime aconteceu na porta da casa da amiga da vítima, que fica em um local conhecido como Beco da Cleuza, no bairro Jardim Tropical. Os adolescentes estudavam, quando um homem se aproximou dos 02 a pé, e sacou a arma. O suspeito disparou 03 tiros contra Éberthon, sendo que 02 atingiram a cabeça, e 01, o braço. O motivo do homicídio ainda é desconhecido.


Éberthon não tinha passagem pela justiça, nem era envolvido com o tráfico de drogas. O adolescente era menor aprendiz em uma rede de lojas de departamento, trabalhava na parte da manhã e saía para estudar no horário noturno. Éberthon morreu em cima dos livros. Policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa estiveram no local, junto à perícia da Polícia Civil. O corpo foi levado para o Departamento Médico Legal.

Adolescente é encontrada morta em Vitória, e ex-namorado é suspeito.




Uma adolescente de 16 anos foi encontrada morta hoje, com sinais de espancamento e estrangulamento, dentro do apartamento onde morava, no bairro Santo Antônio, em Vitória. A vítima foi identificada como Adriele Peres Rosa. O suspeito de cometer o crime é o ex-namorado da vítima, com quem ela tem uma filha de um ano de idade. Ninguém ainda foi preso, e a Polícia Civil investiga o caso.

O corpo da adolescente foi encontrado perto de uma cama pelo atual namorado e duas amigas, que moram com ela no mesmo local. A adolescente apresentava lesões e tinha um fio amarrado ao pescoço. Amigos e familiares de Adriele disseram que o ex-namorado dela não aceitava o fim do relacionamento e, por isso, passou a seguir e ameaçar a vítima.


O pai da adolescente disse que para fugir do ex-namorado, ela se mudou há 02 meses da Serra para o bairro de Santo Antônio, em Vitória. O ex-namorado é um rapaz perigoso e ficava vigiando a ex-companheira. O corpo da adolescente foi encaminhado para o Departamento Médico Legal de Vitória.

Morre o ator Luiz Carlos Miele, aos 77 anos.




O ator, produtor musical, compositor e apresentador de TV Luiz Carlos Miele morreu na manhã desta quarta-feira, aos 77 anos. Luiz Carlos Miele foi vítima de mal súbito, dentro do apartamento onde morava, no bairro da Gávea, na zona sul do Rio.
Com passagens pela Rede Globo, TV Tupi, SBT e Record, o artista, conhecido como um dos maiores produtores da Bossa Nova, formou dupla com o compositor Ronaldo Bôscoli, na década de 70, e foi o responsável por produzir grandes espetáculos musicais na televisão.
Elis Regina, Roberto Carlos e Sergio Mendes, estão entre os principais artistas que produziu na carreira.

Droga é encontrada dentro de privada e 04 pessoas são presas em Cariacica.




Quatro pessoas foram presas ontem, durante uma operação do Grupo de Apoio Operacional, em Jardim América, CariacicaOs suspeitos tentaram esconder a droga dentro de um vaso sanitário, mas foram descobertos pela equipe do Primeiro Batalhão. A cocaína estava dentro de uma garrafa pet. Ao todo, foram apreendidos mais de um 01 quilo da droga dentro de uma casa. Além da cocaína, a polícia apreendeu pinos para o embalo da droga, um pé de maconha e quase 22 mil reais em dinheiro.  

Dentro da residência estavam 04 rapazes. Os suspeitos foram identificados como Arlem Marcelino de Brito, de 24 anos, Diego Fernandes Rosa, de 25, Leuson Silva Botelho e Breno Gonçalves Geraldo, ambos de 21 anos. Segundo a polícia, todos tem passagens pela justiça, inclusive com mandados de prisão em aberto por homicídio.  

Os policiais chegaram até a casa depois de investigações do Serviço de Inteligência do Primeiro Batalhão, em Vitória. Os quatro detidos faziam parte de uma quadrilha que traficava drogas em toda a Grande Vitória. Uma moto usada para transportar a droga de Campo Grande até Jardim América também foi apreendida na operação.


Comercialização do caranguejo-uçá está proibida no Espírito Santo.




A captura, comercialização ou compra de caranguejo-uçá estão proibidas no Espírito Santo até dia 30 de novembro. Ações de fiscalização para monitorar o período de defeso estão sendo realizadas por vários órgãos ambientais. No último dia 02, durante uma atividade de fiscalização, foram apreendidas 85 quilos de caranguejo-uçá. O ponto de partida da operação foi a Ilha da Fumaça com destino à Ilha das Caieiras, em Vitória. 

A maioria deles era fêmea, capturadas com o uso de armadilha do tipo redinha, prática proibida por lei. Foram confiscadas 06  redes tarrafas e duas de espera. Na ação, também foram realizadas atividades de divulgação e conscientização sobre o início do período de defesa dos caranguejos. A atividade foi realizada pelo Instituto Últimos Refúgios, em parceria com o Instituto O Canal, a Associação Ambiental Voz da Natureza, juntamente com as Polícias Ambiental, Civil, Capitania dos Portos e as Prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.  

Segundo o artigo 1° da Portaria do IBAMA, é proibido a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e/ou a comercialização de caranguejo durante o período de 1° de outubro a 30 de novembro.

Parque da Cachoeira da Fumaça está fechado para visitações no Espírito Santo.




Em feriados e aos fins de semana, o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, em Alegre, na região do Caparaó, no Espírito Santo, está fechado para visitações. Durante o verão, a área costuma receber 03 mil turistas por mês.  

O local é formado por 04 trilhas, com níveis diferentes de dificuldade, uma queda d'água de 144 metros e passeios em meio à mata preservada. O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos informou que está em processo de discussão, entre a direção do instituto e os gestores das unidades, de um novo modelo de gestão para o funcionamento dos parques estaduais.  

Enquanto isso, estes não estarão abertos aos finais de semana. O Iema disse, ainda, que também está sendo estudada a gestão compartilhada dos parques no Espírito Santo.

Bancários continuam com greve, sem prejudicar autoatendimento.




O Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, que deflagrou greve geral da categoria desde o último dia 06 de Outubro, comunicou que não há, ainda, negociação prevista do Comando Nacional dos Bancários – responsável pela orientação da greve nacional – com a Federação Nacional dos Bancos. Portanto, a paralisação dos serviços segue por tempo indeterminado. 

Havia a preocupação com uma interrupção da circulação dos carros-fortes, por conta de uma possível greve do Sindicato dos Trabalhadores Vigilantes de Carro-Forte, Guarda, Transporte de Valores, Escolta Armada e Tesouraria do Estado do Espirito Santo, o que prejudicaria um dos únicos serviços disponíveis nas agências bancárias: o saque de dinheiro nos caixas de autoatendimento. 

A assessoria do sindicato dos bancários afirmou que houve somente uma manifestação de solidariedade do Sindfortes à greve e que não há nenhuma conversa para forçar uma parada dos carros-fortes. A improvável paralisação dos trabalhadores dos carros blindados iria ferir uma das promessas do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo no início da greve, de não prejudicar tanto os pequenos e médios clientes, mas sim as grandes transações.

Carro despenca em buraco de obra em avenida de Vitória.




Um carro caiu dentro de um buraco em uma obra na manhã desta quarta-feira, na Avenida Leitão da Silva, em Vitória. O acidente aconteceu por volta das 06 horas onde está acontecendo uma obra. De acordo com testemunhas, a mulher saiu andando de dentro do veículo. 

Familiares da motorista foram até o local do acidente e disseram que a mulher, que se chama Priscila, passou mal quando seguia para o trabalho.  Apesar do susto, a motorista não se feriu. O carro foi retirado do buraco por volta de 09 horas. 

A reformulação da Avenida Leitão da Silva prevê a ampliação da via com mais duas pistas, uma em cada sentido, a criação de ciclovia, calçadas reformadas e com acessibilidade e a reforma do subterrâneo, com melhor captação e escoamento das águas da chuva. Serão implantados mais telas de proteção para ciclistas e pedestresA previsão é de que, até a primeira quinzena de julho, uma nova sinalização tenha sido instalada no local.

Acidente entre moto e caminhão mata filho e fere pai em Pancas.




Um adolescente de 16 anos morreu e o pai dele ficou ferido em um acidente entre a moto em que estavam e um caminhão, ontem, em Lajinha de Pancas, interior de Pancas, no Noroeste do Espírito Santo. A Polícia Militar informou que a moto colidiu de frente com o caminhão. Nikson Franklin Nascimento morreu no local.  

O pai do adolescente, Altair Nascimento, de 40 anos, que conduzia a moto está internado no Hospital Sílvio Ávidos, em Colatina. Pai e filho moravam no distrito de Lajinha e voltavam para casa, que fica a cerca de 01 quilômetro do local do acidente. A moto foi parar debaixo do caminhão que estava carregado com cestas básicas. Nenhum dos 03 ocupantes do caminhão se feriu. 

O motorista do caminhão disse aos policiais que foi desviar de um veículo e que o motociclista se assustou. Ele foi encaminhado ao posto da Polícia Rodoviária Estadual para fazer o teste do bafômetro, que deu negativo. Em seguida, prestou depoimento na Delegacia de Pancas e foi liberado.


terça-feira, 13 de outubro de 2015

Acidente entre carretas no Espírito Santo deixa motorista ferido e BR-262 fechada.




Um acidente entre duas carretas deixou um motorista ferido no início da tarde desta terça-feira, no quilômetro 35 da BR-262, em Domingos Martins, região Serrana do Espírito Santo. A pista ficou completamente interditada e causou congestionamento.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, uma carreta bateu na lateral da outra, que fez uma curva em 'L' e colidiu de frente com uma parede de rocha às margens da rodovia federal. 

O motorista foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levado para um hospital em Domingos Martins. O veículo ficou cruzado na pista, que ficou totalmente interditada por cerca de duas horas, sendo liberada às 16 horas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...