sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Lama de minério chega a Linhares, mas cidade mantém abastecimento de água.




A lama de rejeitos de minério, proveniente do rompimento das barragens em Mariana, Minas Gerais, chegou ao município de Linhares na tarde desta sexta-feira. De acordo com um comunicado da Prefeitura de Linhares, o abastecimento de água permanece normal na sede da cidade e a captação e tratamento atendem aos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A água que chega à população não vem do Rio Doce, mas sim do Rio Pequeno, que deságua nele. Uma barragem foi construída para impedir que os dois rios se conectem e está sendo reforçada e protegida com lona.
Segundo o Sistema de Alerta de Eventos Críticos, vinculado ao Serviço Geológico do Brasil, a onda de lama não vai causar enchentes nos municípios localizados às margens do Rio Doce. A tragédia que aconteceu em Bento Rodrigues completou duas semanas. A enxurrada de lama deve atingir uma área 09 quilômetros de mar ao longo do litoral do Espírito Santo. 

 



Cobradora de ônibus recebe bomba em caixa de sapatos em Cachoeiro de Itapemirim.




Uma cobradora de ônibus recebeu uma espécie de artefato explosivo hoje, enquanto trabalhava na linha Centro ao bairro Coronel Borges, em Cachoeiro de Itapemirim. De acordo com a Polícia Militar, que foi acionada pela cobradora, ela recebeu uma caixa de sapato de um homem num ponto de ônibus do Centro da cidade, que a recomendou entregar a encomenda a uma mulher de nome Sandra no ponto final da linha.
A cobradora estranhou a ausência da mulher que receberia a encomenda no local combinado, então foi a uma padaria próxima perguntar se alguém a conhecia. Como a resposta foi negativa, a cobradora abriu a caixa e sua a surpresa foi encontrar um objeto parecido com uma bomba.

A cobradora, imediatamente, foi até a Sede do 9º Batalhão da Polícia Militar, que fica a poucos metros do ponto final do ônibus, e entregou o material, relatando o caso. Fotos e vídeos do artefato foram enviados para uma equipe especializada, que atua em Vitória. Até o momento não foi confirmado o poder de destruição do artefato. A Polícia Civil está investigando o caso.

Menos de 5% dos eleitores de Vitória já fizeram cadastro biométrico.




O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo começou a fazer o cadastramento biométrico dos eleitores de Vitória, mas até esta sexta-feira, apenas 11 mil e 183 pessoas realizaram o cadastro. O número corresponde a 4,3% do total de 257 mil e 310 eleitores da capital. A coleta de assinatura, digitais e foto começou no dia 13 de outubro e vai terminar no dia 27 de março de 2016.

O procedimento é obrigatório para todos os eleitores de Vitória. Quem não comparecer aos cartórios eleitorais do município no prazo terá o título cancelado. Os eleitores também terão o cancelamento do CPF, serão impedidos de tirar passaporte, participar de licitações, de tomar posse em cargos públicos e de se matricular em instituições públicas de ensino.


O recadastramento pode ser feito nos três cartórios de Vitória: no Centro, na Praia do Suá e em Jardim Camburi, de segunda a sexta-feira, de 11 às 18 horas. O eleitor precisa agendar o atendimento no site do Tribunal Regional Eleitoral. 

Secretaria de Saúde elabora ações no Espírito Santo para conter avanço do zika vírus.




A Secretaria de Saúde do Espírito Santo realizou, ontem, uma reunião para elaborar ações de combate ao avanço do zika vírus no estado. Três casos já foram confirmados e outros 77 estão sob investigação. O zika é da mesma família do vírus da dengue, porém menos agressivo, e foi identificado pela primeira vez no Brasil em abril deste ano.  

Ele também é transmitido pelo aedes aegypiti, espécie de mosquito que transmite a dengue e a febre chikungunya. Os principais sintomas que a doença provocada são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular.  

Durante a reunião da Secretaria de Saúde, com representantes das sociedades médicas, de enfermagem e prefeituras, foram estabelecidas algumas ações de combate a proliferação do mosquito, para que a incidência da doença não aumente. O grupo começa a trabalhar na próxima segunda-feira. 

Governador anuncia obras de ampliação do Aeroporto de Linhares.




O governador Paulo Hartung anunciou, ontem, a abertura de processo licitatório para contratação de obras para ampliação do Aeroporto de Linhares. Com a medida, o espaço poderá ter voos comerciais. O anúncio foi feito durante o "Seminário Espírito Santo Completivo" e, na oportunidade, Hartung assinou o Aviso de Licitação para contratação das intervenções. 

Após o processo licitatório, a expectativa é que as obras comecem no primeiro trimestre de 2016 com previsão de conclusão no segundo semestre de 2017. As obras de ampliação incluem, dentre outros pontos, o aumento da pista e o reforço de sinalização. Essas intervenções permitirão que o aeroporto, que hoje opera com voos particulares, receba aeronaves de maior porte.  

As obras serão possíveis por meio de um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil. Serão investidos 38 milhões, 55 mil, 640 reais e 08 centavos. A elaboração do edital de licitação das obras de ampliação e modernização do Aeroporto Regional de Linhares ficou por conta do Departamento de Estradas de Rodagem, assim como a execução das obras. 

Moradores fecham BR-101 na Serra e pedem melhorias em bairro.




Moradores do bairro Cidade Nova da Serra fecharam as duas vias da BR-101, na altura do km 244. Os manifestantes relatam diversos problemas enfrentados pela comunidade. O protesto começou por volta das 04 horas e 30 minutos desta sexta-feira. 

Moradores reclamam que não tem água nas torneiras e que os carros pipa não atendem toda a demanda da população. Além disso, eles dizem que a escola do bairro está abandonada e o transporte coletivo é precário. De acordo com informações passadas pela Polícia Rodoviária Federal, cerca de 20 pessoas participam do protesto e para impedir a passagem de motoristas, eles atearam fogo em pneus e em madeiras.  

Os policiais informaram que os manifestantes liberaram a via no sentido sul, para quem segue do município de Linhares para Vitória, mas o trânsito continua ainda complicado na região. 


quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Produto para separar lama da água em Colatina deve ser usado no final de semana.




Segundo o último boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil, a lama de rejeitos que passa pelo Rio Doce, em Colatina, está mais densa. Por isso, a prefeitura do município deve usar um produto de tratamento da água neste fim de semana. O produto vai ser usado na estação de tratamento do SAAE . Testes de qualidade da água serão realizados e, se aprovados, poderá ser distribuída para população. 

O produto tem origem vegetal, extraído da casca da acácia negra e é utilizado para separar a lama da água. O abastecimento de água no município está suspenso desde ontem. Mais 20 militares dos bombeiros foram encaminhados à Colatina para auxiliar na distribuição da água que foi arrecadada no Quartel dos Bombeiros, em Vitória.

As doações somaram mais de 37 mil litros. De acordo com os Bombeiros, em Baixo Guandu, 51 mil litros de água mineral foram armazenados para distribuição às comunidades mais distantes que não podem ser abastecidas pela rede. O abastecimento de água captada no Rio Guandu, que foi interrompido ontem por causa da turbidez devido às chuvas que atingiram o município, já foi restabelecido.

 

Governo de Minas Gerais multa Samarco em 112 milhões de reais por desastre.




O governo de Minas Gerais multou a mineradora Samarco em 112 milhões de reais pelo desastre ambiental no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. A punição partiu da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e, segundo a própria pasta, a penalidade é a primeira a ser aplicada. Outras poderão ser impostas à mineradora.
A secretaria informou que o valor não tem relação com os investimentos que a empresa terá de fazer na recuperação do meio ambiente. No último dia 11, a Justiça de Minas Gerais, a pedido do Ministério Público, bloqueou 300 milhões de reais em recursos em contas bancárias da Samarco, dinheiro que deverá ser usado exclusivamente para reparação de danos causados pelo rompimento das duas barragens.

A decisão foi do juiz Frederico Esteves Duarte Gonçalves, da Comarca de Mariana. No dia seguinte, depois de sobrevoar as regiões de Mariana e Governador Valadares, cidade cortada pelo Rio Doce que também foi afetada pela tragédia em Mariana, a presidente Dilma anunciou que o Ibama aplicou multa, também preliminar, de 250 milhões de reais à Samarco.

Justiça condena Sindirodoviários a pagar 300 mil reais por paralisação surpresa.




O juiz da Oitava Vara Cível da Comarca de Vitória, Manoel Cruz Doval, condenou o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Espírito Santo ao pagamento de 300 mil reais por danos morais coletivos devido às manifestações organizadas pelo Sindicato em setembro de 2014,seguidas de paralisação surpresa dos serviços de ônibus, com objetivo de protestar contra a falta de segurança dentro dos transportes coletivos da Grande Vitória. 

A indenização vai passar por correção monetária e acréscimo de juros a contar da data do evento, e será revertida ao Fundo Estadual de Reparação de Interesses Difusos Lesados. Segundo o Ministério Público Estadual, autor da ação civil, devido à paralisação total das vias, durante um período de 12 horas, mais de mil ônibus deixaram de circular e mais de 500 mil pessoas ficaram sem alternativa de transporte. A paralisação causou prejuízos à coletividade.  

Em sua decisão, o juiz ressaltou que é legal o direito de manifestação, mas lembrou que a paralisação organizada pelo Sindicato, sem aviso prévio à população, foi um abuso de direito. O presidente do Sindirodoviários, Carlos Roberto Louzada, informou que o sindicato já está inteirado sobre a condenação e vai recorrer da decisão da Justiça.

 

Vale vai mandar 300 mil litros de água para vítimas da lama de minério no Espírito Santo.




Cerca de 300 mil litros de água potável serão distribuídos hoje, em Colatina e Baixo Guandu. O material foi disponibilizado pela mineradora Vale para os municípios afetados pela lama com rejeitos de minério, que polui a bacia do Rio Doce. De acordo com o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, ontem, 160 mil litros de água foram enviados para Colatina.  

Segundo a Vale, até o momento, 02 milhões e 200 mil litros de água mineral foram disponibilizados pela Samarco para atender a população dos municípios afetados pela contaminação do Rio Doce. A empresa comprou 14 milhões e 500 mil litros de água mineral, que estão sendo entregues por fornecedores contratados. 

A Vale disponibilizou ainda outros 600 mil litros de água potável, enviados em caixas d'água lacradas, transportadas pela Estrada de Ferro Vitória a Minas. Metade da água potável já está em Governador Valadares e aguarda a liberação pelas autoridades competentes para ser distribuída. A outra metade foi direcionada para Colatina e Baixo Guandu, além de Resplendor, Aimorés e Itueta, em Minas Gerais. 

Justiça dá prazo de 24 horas para Samarco impedir lama de chegar ao litoral do Espírito Santo.




A Samarco Mineradora tem que começar, hoje, a colocar em prática um plano que evite que a lama de minério que contamina o Rio Doce chegue ao litoral capixaba. A decisão é do Juiz federal no Espírito Santo, Rodrigo Botelho, e visa impedir que os rejeitos cheguem no litoral capixaba e contaminem o ecossistema marinho. Cerca de 20 quilômetros de barreiras flutuantes serão instaladas no litoral do Espírito Santo, na foz do Rio Doce, que fica na vila de Regência, em Linhares, pouco antes do encontro do rio com o mar.  

Segundo o Iema, a instalação das barreiras será totalmente financiada pela mineradora Samarco. Para pedir a liminar, o Ministério Público Federal alegou que a chegada dos rejeitos das barragens no mar "deve acarretar, entre outros impactos, a contaminação da foz do Rio Doce. O avanço da " da lama tóxica sobre o litoral capixaba" compromete a balneabilidade das praias e o turismo do Estado, contamina a vida marinha e afeta unidades de conservação ambiental, como a de Comboios, Santa Cruz e Costa das Algas, que somam mais de 130 mil hectares. 

Ainda de acordo com o Iema, as barreiras ajudarão a proteger a fauna e a flora, além de riachos da região, garantindo que a lama com rejeitos de minério seja direcionada totalmente para o mar.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Congresso mantém veto de Dilma a reajuste real para aposentados.




Um dia após manter o veto ao reajuste salarial de servidores do Judiciário, o Congresso Nacional decidiu manter o veto da presidente Dilma Rousseff à extensão da política de reajuste real do salário mínimo para todos os aposentados e pensionistas. Na sessão de hoje, 160 deputados votaram pela manutenção do veto à mudança nas regras de reajuste das aposentadorias e 211 se posicionaram pela derrubada. Outros 12 preferiram se abster. 
                               
Para derrubar o veto era necessário que 257 deputados votassem a favor. Como o veto foi mantido pelos deputados, não houve necessidade de votação entre os senadores. O governo batalhava para manter o veto com o argumento de que a extensão das correções para aposentadorias geraria um gasto adicional de 300 milhões de reais no ano que vem. De acordo com dados do Ministério do Planejamento, nos próximos quatro anos, a despesa somaria 11 bilhões de reais.


Já o custo do reajuste de servidores do Judiciário, derrubado ontem, seria de 05 bilhões e 300 milhões de reais no ano que vem. Em quatro anos, até 2019, o custo total seria de 36 bilhões e 200 milhões de reais. A manutenção dos vetos era vista como necessária para que o governo desse um “recado positivo” ao mercado financeiro, diante da crise política e econômica do país. 

Acumulada, Mega-Sena pode pagar hoje segundo maior prêmio da história.




A Mega-Sena acumulou e pode pagar hoje, o segundo maior prêmio da sua história. De acordo com estimativas da Caixa Econômica Federal, o valor estimado é de 130 milhões de reais. O sorteio será às 20 horas. 
Se o prêmio sorteado nesta quarta-feira for aplicado na poupança, ele renderá mais de 883 mil reais mensais. Mas se a preferência do ganhador for investir em bens, ele poderá comprar 100 imóveis de 01 milhão de reais cada e, para cada um deles, dois carros esportivos de luxo. Ou ainda, o valor total dá para comprar uma frota de 25 iates de luxo.

Caso a Mega-Sena não acumule de novo, esse será o segundo maior prêmio já pago em sorteios regulares da loteria em toda sua história, isso sem contar os prêmios de sorteios especiais como o da Mega da Virada. O maior valor já pago em um sorteio da Mega-Sena foi em 2014, quando dois apostadores dividiram o prêmio de 135 milhões de reais. Cada jogo de seis números da Mega-Sena custa 03 reais e 50 centavos. 

Comissão de deputados do Espírito Santo cobra explicações da Samarco sobre lama.




A Comissão de Representação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo se reuniu ontem com o diretor comercial da Samarco, Roberto Carvalho, para cobrar explicações da empresa sobre o desastre ambiental causado pela lama no Rio Doce. Na reunião, o direitor da Samarco falou sobre um laudo feito pela companhia de saneamento de Minas Gerais, que mostrou que não há presença de metais pesados, como mercúrio, na água de Governador Valadares, por onde a lama já passou. 

A empresa vai apresentar, ainda nesta semana, um plano de comunicação com as ações que vem tomando para reduzir os impactos causados pela lama. Hoje, deputados capixabas vão estar em Belo Horizonte, Minas Gerais, para a participarem da solenidade de instalação da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. 

Após a instalação e eleição da presidência da comissão, será realizada uma audiência pública para debater as consequências e as soluções para a Bacia do Rio Doce, diante do rompimento de barragem da Samarco. A Comissão será composta por 11 deputados da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e 10 da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

São Mateus está há quase 50 dias recebendo água salgada.




O município de São Mateus está há quase 50 dias sem receber água potável nas torneiras, pois o Rio Cricaré, que abastece a cidade, está salgado. A prefeitura de São Mateus, que já decretou estado de calamidade pública, montou um cronograma de distribuição dessa água.  

Por conta do baixo nível do Rio Cricaré, afetado pela seca, a água do mar invadiu, chegou ao ponto de captação para o abastecimento da cidade e não recuou mais. Há 48 dias a população sofre com a falta de água potável. Os moradores armazenam a água fornecida através de carros-pipa da maneira que podem.  

Além da dificuldade nas casas, o comércio também está sendo prejudicado. A prefeitura de São Mateus agora espera o reconhecimento dos governos estadual e federal para conseguir dinheiro para investir em medidas emergenciais. Enquanto isso, o prefeito Amadeu Boroto vem se reunindo com empresários, em busca de alternativa para amenizar o problema.

Dilma e Hartung garantem medidas para amenizar impactos da lama no Espírito Santo.




O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, se reuniu ontem com a presidente Dilma Rousseff e com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, para discutir ações dos governos Federal e dos dois Estados que visem minimizar os impactos negativos causados pela passagem da onda de lama, com rejeitos de mineração da Samarco, pelo Rio Doce. 

Um dos assuntos discutidos no encontro foi a criação de um fundo de socorro para as áreas afetadas pelos rejeitos da mineradora, entre Minas Gerais e o Espírito Santo. A criação do fundo foi anunciada pela presidente Dilma logo após a reunião do Comitê de Gestão e Avaliação de Respostas ao desastre, instituído pela própria presidente, na semana passada. 

Dilma  ainda não definiu como será a composição e o gerenciamento desse fundo. A presidente também disse que estuda mudar a legislação em função do desastre ambiental. Dilma ainda deixou claro que a conta da recuperação do Rio Doce e das cidades afetadas pelo desastre ambiental será paga pela mineradora Samarco.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Samarco admite risco de rompimento das barragens de Santarém e Germano.




Representantes da mineradora Samarco - responsável pela barragem de Fundão, que se rompeu na cidade mineira de Mariana - admitiram, pela primeira vez, que suas outras duas represas na região - de Santarém e Germano - também correm o risco de desabar. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa, na tarde desta terça-feira.
Segundo os representantes da mineradora, a barragem de Santarém vai ser restaurada dentro de um prazo de 90 dias. Já a parede danificada na barragem de Germano será reparada em 45 dias. De acordo com técnicos da empresa, a prioridade é consertar a erosão na barragem de Germano, que é a maior das três.

Os técnicos explicaram que existe um índice que classifica a força da estabilidade de barragens, onde a pontuação mínima é 1,55. Segundo eles, as duas estruturas estão abaixo desse número: Santarém foi classificada com 1,22 e Germano com 1,37. A empresa garantiu ainda que trabalha incessantemente para reforçar a segurança das estruturas e que as barragens estão sendo monitoradas, diariamente, por meio de radares. 

Comércio pega fogo em Vitória.




Um incêndio atingiu um pequeno centro comercial, ao lado do supermercado Epa, em Santa Lúcia, em Vitória, no início da manhã desta terça-feira. O Corpo de Bombeiros foi ao local e controlou as chamas. Ainda não há informações sobre o motivo do fogo. No prédio, funciona uma loja de artigos de 01 real e 99 centavos, uma escola de dança e uma lanchonete.  

A área foi totalmente isolada pelos bombeiros e a equipe teve dificuldades para entrar no prédio, já que a porta estava com problemas. Segundo testemunhas, a suspeita inicial é de que o fogo começou na cozinha da lanchonete.  

O trânsito da Reta da Penha ficou lento nos dois sentidos por conta da movimentação de viaturas do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e da Defesa Civil ao longo da via. Não há informações de vítimas até o momento. A causa do incêndio já está sendo averiguada.

 

Escelsa corta gato em prédio da prefeitura de Santa Leopoldina e vacinas estragam.




Cerca de 90 mil reais em vacinas foram perdidos após a Escelsa encontrar ligações clandestinas, conhecidas como gatos, no prédio da Secretaria de Saúde de Santa Leopoldina. O prédio ficou sem energia por conta do desligamento de um disjuntor, que foi desarmado com o corte da rede clandestina do local.  

Segundo informações da secretária de saúde de Santa Leopoldina, Eliane Damasceno de Castro, a prefeitura desconhecia essas ligações irregulares. Em nota, a Escelsa afirma que, levando em consideração a essencialidade do serviço prestado pelo Posto de Saúde, a Concessionária preservou a energia nos locais onde se encontram acondicionadas as vacinas e medicamentos, bem como daqueles que prestam serviços essenciais a população.  

Apesar do ocorrido, a Unidade de Saúde continua funcionando normalmente, apenas a parte de vacinação e o fornecimento de luz na parte administrativa ainda continuam prejudicadas. 

Lama de barragem da Samarco chega a Baixo Guandu.




Segundo o Serviço Geológico do Brasil, a onda de lama e rejeitos de minério que vazou da barragem da Samarco, em Mariana, Minas Gerais, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, chegou ao município de Baixo Guandu, no Noroeste do Espírito Santo, ontem por volta das 17 horas.  

De acordo com o prefeito Neto Barros, a lama já chegou a região central de Baixo Guandu e é acompanhada de perto por moradores e servidores responsáveis por monitorar a situação. Ontem, pela manhã, a prefeitura de Baixo Guandu suspendeu o abastecimento pelo Rio Doce e começou a usar a água do Rio Guandu para atender a população da sede do município. 

No bairro Mascarenhas, que é mais afastado, a prefeitura vai usar carros-pipa. No município de Baixo Guandu também houve um trabalho de recolhimento de espécies animais que vivem no Rio Doce, antes que a lama chegasse, assim como foi feito em Colatina. Os peixes foram transferidos para o Rio Guandu e lagoas da região.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Amigo pega carro de Policial Militar e acaba preso após acidente em Vila Velha.




Um jovem foi parar na delegacia após pegar o carro de um amigo emprestado e se envolver em um acidente, em Vila Velha. O dono do veículo é um policial militar que não sabia que o carro estava com o garçom Danilo Braz da Silva, de 26 anos. 

Ele foi levado para a Delegacia Regional de Vila Velha depois de cair com o carro em uma valeta da Rodovia Darly Santos. Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, Danilo estava sozinho, sentado no meio fio. Ele afirmou aos policiais que pegou o veículo sem que o dono soubesse.


Danilo não tem carteira de habilitação. Dentro do veículo os policiais encontraram peças de uma farda da Polícia Militar, além da capa do colete a prova de balas e um colete sinalizador. O carro e a farda pertencem a um soldado do 6º Batalhão da Polícia militar do Espírito Santo. 

Bancária perde direção do carro e morre durante acidente em Itapemirim.




Um grave acidente ocorrido hoje, matou a gerente da agência do Banestes da Vila de Itapemirim, Mayna Stulzer Brandão, em Itapemirim.
A gerente, de 32 anos, perdeu o controle da direção de seu veículo e bateu em uma árvore à margem da rodovia, na altura da localidade de Coroa da Onça, na zona rural de Itapemirim.

Ela chegou a ser socorrida por populares, mas morreu antes de dar entrada no hospital Evangélico de Itapemirim.

Veículo da Prefeitura da Serra pega fogo e deixa trânsito congestionado na BR 101.




Um veículo da prefeitura da Serra pegou fogo, no início da tarde desta segunda-feira, na BR 101, nas proximidades do bairro Pitanga, na Serra. Por causa das chamas, o trânsito ficou congestionado na região.
De acordo com a Eco 101 a pista precisou ser interditada e o tráfego só voltou a fluir nas duas faixas às 13 horas e 40 minutos. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas do veículo. Não houve registro de feridos.

Em nota, a Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros informou que a perícia foi para o local e o laudo deve ficar pronto em média de 15 dias úteis. A Prefeitura da Serra foi procurada, mas ainda se manifestou sobre o assunto.

Não vai faltar água para Baixo Guandu e Colatina.




O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, garantiu que não vai faltar água para Baixo Guandu e Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Hoje, Gilberto Occhi visitou o estado e ressaltou que pode haver uma diminuição da oferta de abastecimento, mas cisternas, reservatórios e carros-pipa já foram disponibilizados para suprir a demanda. 

Além disso, o ministro levantou a possibilidade de as duas cidades capixabas fazerem a captação regular no Rio Doce, por conta da normalidade constatada em Governador Valadares. Para garantir o abastecimento de água nas cidades afetadas no estado, Gilberto Occhi destacou que um planejamento já foi realizado e os municípios estão preparados. 

Ainda segundo ele, em Baixo Guandu, já está pronta uma adequação da captação no Rio Guandu e lá tem um estabelecimento de cisternas e reservatórios, além de 08 carros-pipa. Se necessário for, eles vão fazer essa captação em outros locais e distribuir para a população. Em Colatina, 45 carros pipas foram disponibilizados e a perfuração de 06 poços profundos, o que vai garantir o abastecimento da cidade.

 

Polícia faz apreensão de cerca de 300 quilos de maconha na Serra e prende 03 pessoas.




Acionados por uma denúncia anônima da chegada de um carregamento de maconha, policiais do Grupo de Apoio Operacional do 1º Batalhão da Polícia Militar prenderam 03 homens, e apreenderam um carregamento de cerca de 300 quilos de maconha vindo de São Paulo com destino á Serra. Foi realizada uma operação na reta do Aeroporto.  

No bairro Maringá, na Serra, os policiais viram que o caminhão Renault Master recebia a escolta de 02 veículos: 01 Palio Weekend e outro Palio. Os policiais interceptaram os 03 veículos. Assim que perceberam que seriam presos, os 02 homens que estavam no Palio fugiram. Os outros 03, que ocupavam o caminhão e o Palio Weekend não resistiram à prisão.  

O material e os veículos apreendidos e os 03 homens foram levados para a Delegacia Regional da Serra, em Laranjeiras, para lavrar o auto de prisão em flagrante.

Samarco começa a perfuração de poços em Colatina.




Começaram ontem as escavações para captar águas profundas em Colatina. Serão 06 poços feitos pela Samarco com 120 metros de profundidade para ajudar no abastecimento da cidade, que será comprometido quando a lama que passa pelo Rio Doce chegar na região. Serão 03 poços de um lado do Rio Doce e mais 03 do outro.  

O trabalho é feito pela Samarco, empresa de propriedade da Vale e da BHP e dona das barragens que se romperam na cidade de Mariana, Minas Gerais. A estimativa é que o trabalho dure cerca de 05 dias. Dependendo da quantidade e da qualidade da água encontrada nos poços, essa alternativa vai atender boa parte da demanda da cidade.  

Outras possibilidades estão sendo estudadas e podem ser utilizadas para garantir o abastecimento de água em Colatina. Segundo informações do prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, a alternativa de fazer poços profundos já era estudada pelo governo do Estado com recursos advindos do programa Águas e Paisagens, do Banco Mundial.

Três pessoas morrem em acidente com carros de passeio, na Serra.




Três pessoas morreram e outras 05 ficaram feridas em um acidente envolvendo 02 veículos de passeio. A colisão aconteceu no quilômetro 247 da BR-101, na Serra, ontem, por volta das 15 horas e 15 minutos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente foi entre um Siena e um Fusca. O Fusca vinha pela contramão no sentido Serra-Fundão quando percebeu que outros veículos vinham na direção contrária. 

O motorista tentou voltar, mas capotou e colidiu com o Siena. No Fusca estavam 04 pessoas e 03 delas morreram. Entre os mortos está um criança de 08 anos. Uma adolescente que também estava no Fusca foi socorrida em estado grave. No Siena estavam 04 pessoas que também se feriram com menor gravidade e foram socorridas para hospitais da região. 

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e da concessionária Eco101 foram ao local para prestar socorro às vítimas. A pista ficou totalmente interditada e só começou a ser liberada com a retirada dos corpos das vítimas às 17 horas e 40 minutos.

Receita paga hoje o 6º lote do Imposto de Renda 2015.




A Receita Federal vai pagar hoje as restituições do sexto lote do Imposto de Renda 2015 e lotes residuais (para quem caiu na malha fina) de anos anteriores. Serão pagos 02 bilhões e 300 milhões de reais em restituições para 02 milhões e 100 mil contribuintes referentes ao sexto lote.  

Incluindo os lotes residuais, o valor chega a 02 bilhões e 500 milhões de reais no lote deste mês, englobando 02 milhões e 150 mil contribuintes. As consultas podem ser feitas no site da Receita, em: receita.fazenda.gov.br .

As consultas também podem ser feitas pelo telefone 146 (opção 3) ou por aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...