sábado, 5 de dezembro de 2015

Morre no Rio de Janeiro a atriz Marília Pera.




Morreu em casa, hoje, às 06 da manhã, a atriz Marília Pera. Ela se tratou recentemente de um desgaste ósseo na região lombar, que a fez se afastar do trabalho por 01 ano. Marília era uma das artistas mais completas do Brasil: além de interpretar, era cantora, bailarina, diretora, produtora e coreógrafa.  

Trabalhou em mais de 50 peças, quase 30 filmes e cerca de 40 novelas, minisséries e programas de televisão. Seu último trabalho nas telinhas foi na série “Pé na Cova”, que atualmente exibe sua quarta temporada. Na comédia, Marília viveu Darlene, uma das personagens principais da história.  

Neste ano, a atriz teve sua vida e obra contadas no sambódromo do Anhembi ao ser tema da escola de samba Mocidade Alegre, de São Paulo. Também em 2015, Marília a grande homenageada da 43ª edição do Festival de Gramado, um dos principais evento de cinema do país.


sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Paulo Hartung quer ajuda do Exército para combater Aedes aegypti.




A recente confirmação da relação entre os casos de microcefalia registrados em bebês e o Zika vírus colocou o Espírito Santo e o Brasil em estado de emergência.

Principalmente porque o vírus é transmitido pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite dengue e chikungunya.


Diante da gravidade da situação, o governador Paulo Hartung enviou, hoje, documento aos ministros da Defesa, Aldo Rebelo; Saúde, Marcelo Costa e Castro e ao comandante do Exército, Eduardo Villa Bôas, solicitando que o efetivo do Exército Brasileiro, lotado no 8º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha, seja utilizado nos mutirões municipais de combate ao mosquito.

Lagoa recebe rejeitos da Samarco em Anchieta.




Os pescadores de Anchieta, na região Sul do Espírito Santo, reclamam da situação da água da segunda maior lagoa do estado, a Mãe-Bá, que recebe resíduos da Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton. Segundo os relatos, local que antes tinha água limpa não possui mais peixes.

A Mãe-Bá é um manancial inóspito, sem vida aparente. Se antes fornecia peixes em abundância e água limpa para a população do entorno, agora recebe os rejeitos da produção da Samarco.


A mineradora atua às margens da lagoa desde 1977 e a utiliza como receptora da água residual gerada nos processos produtivos da indústria no estado e até mesmo proveniente da unidade de Germano, em Minas Gerais, que chega até o Espírito Santo através de um mineroduto. A empresa também represou parte dela, constituindo a Barragem Norte.

Michel Temer almoça com Paulo Hartung no Espírito Santo.




O vice-presidente Michel Temer desembarcou em Vitória, hoje, para um almoço com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung. O encontro aconteceu na residência oficial, na Praia da Costa, em Vila Velha, por volta das 12 horas.

Ainda não foi informada a pauta da reunião, mas, segundo a assessoria da vice-presidência da república, já havia sido combinada entre os dois, em particular, há um bom tempo.


O governador Paulo Hartung se pronunciou na noite de ontem sobre o pedido de impeachment acolhido na última quarta-feira pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Para Paulo Hartung, é preciso que a situação seja resolvida com rapidez para que não agrave ainda mais a crise política pela qual o país passa.

Caminhoneiro capixaba desaparece e veículo é encontrado em Minas Gerais.




Foi encontrado na cidade mineira de Uberlândia, o caminhão do capixaba Vanderson Domingos Rosa. O rapaz, que é de Venda Nova do Imigrante, região serrana do Espírito Santo, está desaparecido desde o dia 27 de novembro.

Segundo a polícia civil, que apura o caso, o caminhoneiro, que é conhecido pelo apelido de “Pumba”, fez seu último contato com familiares quando estava na cidade mineira de Uberlândia, onde carregou seu caminhão com farelo de milho. O desaparecimento ocorreu ao regressar para o Espírito Santo.


O caminhão foi localizado pela polícia abandonado em uma estrada de chão, na zona rural de Uberlândia, em local que, segundo os familiares, não fazia parte da rota do caminhoneiro. A carga de farelo de milho, mesmo não sendo tão valiosa, foi completamente roubada. A polícia pede a colaboração de todos, com informações que possam ajudar na elucidação do caso, fazendo contato pelo telefone 181.

Publicada lei que estabelece aposentadoria compulsória aos 75 anos.




A Lei Complementar 152, que estabelece a aposentadoria compulsória de servidores públicos aos 75 anos, foi promulgada e está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.  
A presidente Dilma havia vetado a elevação da idade compulsória para aposentadoria de 70 para 75 anos, mas esse veto foi derrubado pelo Congresso Nacional na última quarta-feira, restabelecendo a idade prevista no projeto do senador José Serra, do PSDB de São Paulo.  
Segundo o texto da lei, serão aposentados compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 75 anos de idade os servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações; os membros do Poder Judiciário; os membros do Ministério Público; os membros das Defensorias Públicas; e os membros dos Tribunais e dos Conselhos de Contas.

Del Nero se licencia da CBF e Marcus Vicente assume a presidência da entidade.




No mesmo dia em que o Departamento Federal de Investigação (FBI) anunciou seu indiciamento, Marco Polo Del Nero anunciou seu licenciamento do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Durante esse período, o dirigente nomeou Marcus Vicente para assumir o cargo.  

O substituto é vice-presidente da região Centro-Oeste e ex-presidente da Federação Capixaba, cargo que atuou por 20 anos. Marcus Vicente, de 61 anos, é um dos deputados da chamada "bancada da bola" no Congresso. Ele foi eleito nas últimas eleições com 45 mil votos.  

Em abril de 2014, se tornou vice-presidente da CBF, quando Marco Polo Del Nero venceu as eleições para presidente da entidade. Além dele, mais 04 vices foram escolhidos na ocasião: José Maria Marin, Fernando Sarney, Gustavo Dantas Feijó e Delfim Peixoto. Marcos Vicente vai hoje à sede da entidade, no Rio de Janeiro, hoje para uma reunião com as federações.



Sobe para 13 o número de casos confirmados de microcefalia no Espírito Santo.




Subiu para 13 o número de diagnósticos de microcefalia no Espírito Santo. Dois casos foram identificados, na tarde de ontem, no município de Aracruz. Os bebês têm 02 meses de vida e 01 deles nasceu prematuro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as mães não tiveram sintomas do Zika Vírus durante a gestação.  


Segundo informações do secretário municipal de Saúde, de Aracruz, Anderson Pereira, a constatação foi feita ontem durante uma consulta dos bebês ao pediatra. De acordo com o secretário, assim que foi constatado que os bebês tinham microcefalia, o prontuário das gestantes, que registrou todas as etapas da gravidez, foi analisado e nenhuma das duas tiveram sintomas do Zika ou algum problema de saúde durante a gestação.  


Ainda segundo o secretário de saúde do município, as famílias vão receber acompanhamento psicológico a partir de hoje. Há dois anos o município de Aracruz não registrava casos de microcefalia.



quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Criança morre atropelada por moto após descer de ônibus em Cariacica.




Uma menina, de 09 anos, morreu após ser atrelada por uma moto, no bairro Nova Valverde, em Cariacica. A mãe a acompanhava e passou mal após o acidente. Segundo moradores, o motociclista é amigo da família da vítima. Lara Sthefani de Souza atravessava a rua Lorival Monteiro quando foi atingida. Lara estava no ônibus com a mãe e a tia.


Quando desceram, a menina soltou a mão da mãe e atravessou por trás do ônibus. Foi quando o motociclista a atropelou. Ela foi socorrida pela ambulância do Samu, mas morreu a caminho do hospital. O motociclista também foi socorrido pela ambulância com alguns ferimentos.

Para o tenente Freire, que atendeu a ocorrência, a fatalidade poderia ter sido evitada. A Polícia Militar solicita que os pais tomem bastante cuidado com as crianças na hora de atravessar a rua. É preciso ter aquela postura básica de segurar na mão da criança, pedir para ela esperar, olhar para os 02 lados, para evitar um acontecimento que o pior aconteça.

 

Fatura “chama” cliente do Espírito Santo de mal educada e operadora é condenada.




A Justiça do Espírito Santo condenou a operadora Vivo a pagar 08 mil reais em indenização por danos morais a uma cliente que recebeu uma fatura com ofensa direcionada a ela. A decisão foi dada pelo 2° Juizado Especial Cível da Serra, na Grande Vitória. Ao levar a fatura da operadora, como comprovante de residência, à empresa em que foi contratada, a mulher foi avisada pelo setor de Recursos Humanos que antes do nome dela havia escrito o termo 'mal educada'. 

De acordo com o processo, a cliente se sentiu prejudicada, já que era uma funcionária novata na empresa e seu caráter ainda não era conhecido pela instituição. O fato, segundo a mulher, manchou a imagem dela diante da empresa, porque dava a impressão de que ela não era uma 'pessoa idônea'. 

Além disso, a vítima contou que foi chamada de 'mal educada' pelos companheiros de trabalho, o que se tornou público e causou transtornos psicológicos no seu dia a dia. Por conta disso, a Justiça negou o recurso interposto pela empresa.


Casal de idosos fica preso às ferragens após sofrer sequestro relâmpago na Serra.




Um casal de idosos ficou preso às ferragens depois de sofrer um sequestro relâmpago na noite de ontem, na Serra. Os suspeitos agiram enquanto a filha do casal saiu para buscar as crianças na escola. Quando ela voltou o carro já não estava mais no local. Em poucos minutos os assaltantes levaram o veículo. A vítima estacionou o carro na Avenida José Rato, que fica no bairro de Fátima, na Serra. Ela deixou a chave na ignição.  

Os pais da bancária, um senhor de 77 anos e uma senhora de 71 estavam sentados no banco de trás do veículo. Os suspeitos entraram e saíram com o carro. A vítima entrou em desespero e avistou duas motos da Polícia Militar, que foram comunicados e seguiram atrás dos suspeitos. Houve perseguição e o homem que dirigia o carro perdeu o controle da direção e bateu na altura do bairro Chácara Parreiral, na Serra. 

Os suspeitos, Alfredo Braga Jaques que dirigia o veículo e Jean Carlos de Oliveira, que estava no carona foram presos em flagrante e encaminhados a Delegacia da Serra. O pai da bancária foi liberado e já está em casa. Já a mãe, continua internada em observação e pode ter alta hoje. 

Eduardo Cunha autoriza processo de impeachment de Dilma.




O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do PMDB, anunciou ontem, que aceitou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma. Eduardo Cunha argumentou que a decisão é técnica, baseada na denúncia de que houve novas pedaladas do governo Dilma em 2015. Ele disse que ainda não faz juízo de valor sobre a denúncia e afirmou que sua posição será a mais isenta possível.  

Eduardo Cunha, marcou para hoje, às 11 horas e 30 minutos uma reunião com os líderes dos partidos da Casa para definir o processo de impeachment da presidente Dilma. 

A abertura do processo foi feita com base no pedido dos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior, que apresentaram documento em outubro alegando que a chefe do Executivo descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal ao ter editado decretos liberando crédito extraordinário, em 2015, sem o aval do Congresso Nacional. Com essas medidas, é iniciado formalmente no Congresso o processo para afastar a chefe do Executivo do cargo.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Epidemia de Zika Vírus faz Vitória decretar situação de emergência.




A epidemia das doenças virais transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, como zika vírus, dengue e febre chikungunya, fez a prefeitura de Vitória decretar situação de emergência. A Secretaria Estadual de Saúde divulgou que, em todo o Estado, há 03 crianças com microcefalia e outras 08 gestantes já receberam o diagnóstico para a doença. 

O combate vai envolver os soldados do Exército, além das equipes da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é garantir uma ação intensa e evitar o avanço da zika e suas sequelas. A ação será deflagrada no próximo domingo, das 09 às 12 horas, com o Dia D de combate e conscientização quanto ao perigo do mosquito aedes aegypti, nos bairros da Penha, Bonfim e Itararé, locais com maior número de casos.

De acordo com o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, com a situação de emergência e a intensa mobilização de guerra contra o mosquito transmissor das doenças virais, podemos evitar o pior, que são as consequências graves, como a geração de crianças com microcefalia. O objetivo é prosseguir com uma ação bastante intensa durante a semana, envolvendo as lideranças comunitárias, religiosas e outras.

 

Governo ainda não foi comunicado sobre venda de área da Petrobras na Bacia do Espírito Santo.




O Governo do Espírito Santo informou que não foi oficialmente comunicado sobre a venda do campo de Golfinho, na Bacia do Espírito Santo, pela Petrobras. O objetivo seria diminuir a dívida da empresa, fortalecendo o caixa e atraindo compradores para outros campos de petróleo.

No entanto, o governador Paulo Hartung espera que essa movimentação financeira não atrapalhe a produção de gás e petróleo. A informação foi repassada pela assessoria de comunicação do governador. A Petrobras também estaria vendendo o campo de Baúna, na bacia de Santos, em São Paulo.


A principal atividade do campo de Golfinho, que fica no Norte do Espírito Santo, é a extração de óleo, que teve início no ano de 2006. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis, em 2014 o campo produziu 113 milhões e 690 mil barris de petróleo. Procurada, a assessoria de imprensa da Petrobras no Espírito Santo informou que não comenta este tipo de assunto.

Ufes libera consulta aos locais de prova do vestibular para 2016.




Os candidatos ao vestibular da Ufes 2016 já podem imprimir o cartão de inscrição e identificar seu local de prova. Os links para acesso ao cartão de inscrição e consulta do local de prova estão disponíveis no site da Comissão Coordenadora do Vestibular da Ufes. Segundo a Ufes, nos dias de prova, é imprescindível apresentar o cartão de inscrição e um documento oficial de identificação com foto.

As provas da 2ª etapa serão realizadas nos dias 06, 07 e 08 de dezembro, nas cidades de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Alegre, São Mateus e Guarapari. Para a 1ª etapa do processo seletivo serão usadas as notas das provas objetivas do Enem 2015. O VestUfes 2016 terá 23 mil e 579 candidatos na disputa pelas 03 mil e 834 vagas em 73 cursos da Universidade.

Deste total, 11 mil e 37 candidatos optaram pelo sistema de reserva de vagas, que destina 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, e 688 participarão do processo seletivo na condição de treineiros, não concorrendo às vagas ofertadas. Ou seja, na concorrência geral participarão 11 mil e 854 candidatos.

 

Mais de 50 mil garrafas e latas de cerveja são apreendidas em operação na Grande Vitória.




Com o objetivo de combater o comércio ilegal de cervejas no Espírito Santo, a operação “Cerveja Fria” apreendeu mais de 50 mil unidades de cerveja, entre latas e garrafas, na Grande Vitória e no interior do Estado durante a manhã desta quarta-feira. Ao todo, 13 estabelecimentos foram fiscalizados.

De acordo com o Ministério Público do Espírito Santo, as bebidas eram compradas nos estados do Nordeste, onde o Imposto Sobre Circulação de Mercadoria Simples (ICMS) é mais baixo do que no Espírito Santo. Apesar da apreensão das mercadorias, nenhum acusado foi detido. Segundo o Ministério Público do Estado, o comércio ilegal de cerveja no Espírito Santo gerou prejuízo de 150 milhões de reais para os cofre públicos.  


As investigações continuam para saber se o grupo que comprava as cervejas em outros estados atuava em quadrilha. A Polícia Civil também vai investigar para saber se os empresários realizavam lavagem de dinheiro nos estabelecimentos, pois alguns deles já possuíam passagens pela justiça. 

Espírito Santo tem a menor taxa de mortalidade infantil do país.




Segundo dados do IBGE, o Espírito Santo é o estado com a menor taxa de mortalidade infantil no Brasil. O índice foi de 9,6 óbitos de crianças menores para cada mil nascidos. As Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil são divulgadas todo ano pelo IBGE e são usadas pelo Ministério da Previdência para calcular aposentadorias, já que o dado é um dos utilizados na definição do fator previdenciário. 

Os dados também permitem calcular a vida média para cada idade. Um indicador que reflete o nível da mortalidade de uma população como um todo, segundo o IBGE, é a expectativa ou esperança de vida ao nascer, em que o Espírito Santo figura em terceiro lugar, com 77 anos e 05 meses, atrás de Santa Catarina e Distrito Federal, e ao lado de São Paulo. 


Em relação à expectativa de vida das mulheres, o estado aparece em segundo lugar no país, com 81 anos e 06 meses, atrás de Santa Catarina. Já a expectativa de vida dos homens no Espírito Santo é a sexta do Brasil, depois de Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Três bebês nascem com microcefalia no Espírito Santo e oito grávidas confirmam doença.




O Espírito Santo confirmou o nascimento de 03 crianças com microcefalia e outras 08 gestantes já receberam o diagnóstico para a doença em seus bebês. Além disso, 10 grávidas apresentam manchas vermelhas na pele.
A Secretaria Estadual de Saúde investiga os casos para confirmar se há relação com o zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti. O zika vírus, registrado neste ano pela primeira vez no território brasileiro, também causa grande preocupação, tanto pelo número de casos, que tem aumentado rapidamente no país, em especial no Nordeste, quanto por causar microcefalia nos bebês quando mulheres grávidas são infectadas.  
No Espírito Santo foram registrados, até ontem, 185 casos suspeitos de infecção pelo zika vírus, sendo que 05 desses foram confirmados laboratorialmente (04 em Vitória e 01 em Vila Velha). Com a proximidade do verão, aumenta a preocupação, pois nesta época do ano é naturalmente maior o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, a possibilidade de transmissão de dengue, zika e chikungunya.

Câmara mantém derrubada de veto a projeto de aposentadoria compulsória.




A Câmara dos Deputados seguiu o Senado e manteve a derrubada do veto da presidente Dilma ao projeto do senador José Serra, que eleva de 70 para 75 anos a idade para aposentadoria compulsória de todos os servidores públicos. Foram 350 votos contra o veto e 15 a favor, com 04 abstenções. 

Eram necessários 257 votos para a manutenção do veto. No Senado, foram 64 votos pela derrubada do veto e 02 votos contrários à derrubada. Eram necessários 41. José Serra justificou que o projeto traz uma economia anual de 800 milhões de reais a 01 bilhão e 200 milhões de reais por ano aos cofres públicos no futuro.  

Segundo o líder do governo na Câmara, José Guimarães, o governo só vetou a proposta por conta do vício de iniciativa, que teria de ser do Executivo, mas concorda com a derrubada da decisão de Dilma. Durante as discussões, lideranças do governo e da oposição fecharam um acordo para que o veto fosse derrubado e, em garantia, o último dos 04 vetos analisados na sessão do Congresso fosse realizado ainda ontem. O último veto foi avaliado e anulou o projeto de lei complementar que regulamentava a profissão de designer.


Cidades do Espírito Santo afetadas por lama podem pedir ajuda a Banco Mundial.




De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Rodrigo Júdice, os municípios do Espírito Santo que foram afetados pela lama da Samarco vão poder pedir ajudar ao Banco Mundial. Os técnicos do banco estão no estado para avaliar as condições de execução de projetos aprovados dentro de um contrato assinado entre o governo do Espírito Santo e o Banco Mundial.  

Segundo o governo do estado, o valor total do contrato é de 323 milhões de dólares e é válido por 05 anos. A contrapartida do estado, já incluída nesse valor, é de cerca de 90 milhões de dólares. O recurso é para o contrato “Águas e Paisagens” para tratamento de recursos hídricos e saneamento básico na Grande Vitória e cidades da Região do Caparaó.  

O dinheiro do contrato não poderá ser direcionado para o tratamento do desastre ambiental no Rio Doce, porque o documento já está fechado. Uma reunião será feita hoje para discutir sobre os impactos da lama na região do entorno do Rio Doce e possibilidades de recuperação.

Mega-Sena pode pagar 105 milhões reais hoje.




O sorteio do concurso 1.766 da Mega-Sena, que será realizado hoje, poderá pagar o prêmio de 105 milhões de reais para quem acertar as 06 dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20 horas, em Ji-Paraná, Rondônia.  

De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, vai receber cerca de 661 mil e 800 reais por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 23 mansões por 04 milhões e 500 mil reais cada ou ainda comprar uma frota com mais de 160 carros esportivos de luxo.  

As apostas podem ser feitas até as 19 horas do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa 03 reais e 50 centavos.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Homem que morava em Angola é internado com suspeita de ebola em Aracruz.




Um homem que morava há 03 anos em Angola, país do Centro Oeste africano, foi internado, ontem, com suspeita de contaminação pelo vírus ebola, em um hospital de Aracruz. A hipótese, porém, foi descartada pelas equipes das Vigilâncias Epidemiológica Municipal e Estadual.

O homem, que não teve a identidade nem a idade divulgada, nasceu em Aracruz, mas morava em Angola e chegou ao município para visitar a família há 21 dias. De acordo com a prefeitura do município, a principal suspeita dos médicos é a de que o homem contraiu malária, doença transmitida por um mosquito e que, nos casos mais graves, pode levar até a morte. 


O paciente continua sob observação e isolado, no Hospital São Camilo. O homem foi submetido a exames de sangue para constatar a real causa da internação. 

Mudança na direção do vento pode levar lama ao mar de Aracruz.




Com a mudança do vento nos últimos dias, os rejeitos da lama de Mariana, em Minas Gerais, que antes seguiam para o Norte, agora vão em direção ao Sul, em direção às praias de Aracruz, no Espírito Santo. As informações sobre a alteração são da mineradora Samarco.

A Prefeitura de Aracruz garantiu que ainda não foi registrado nenhum vestígio da lama de rejeitos de minério no litoral da cidade. O que aconteceu foi que uma mancha dessa lama, bem mais clara, foi observada a cerca de 30 quilômetros de distância da costa de Aracruz, mar adentro. No balneário de Santa Cruz, no encontro entre os rios Piraquê-Açu e Piraquê-Açu Mirim, existem ilhas e manguezais que podem estar ameaçados. A área é protegida e a preocupação é que a lama fique concentrada no local.


Segundo o biólogo André Ruschi, a lama vem descendo em direção à maior unidade de conservação marinha do Espírito Santo, que fica em Aracruz. A área de proteção ambiental Costa das Algas e o Refúgio da Vida Silvestre, de Santa Cruz, são grandes berçários de tubarões, baleias, arraias e tartarugas. A reserva de Comboios, que pertence aos índios tupiniquins, também está no possível caminho da lama.

 

Rodosol deve pagar 03 milhões de reais ao governo do Espírito Santo com nova auditoria.




O novo laudo da perícia realizado a pedido da Justiça envolvendo o contrato do Sistema Rodosol, que inclui a Terceira Ponte e os 67 quilômetros e meio da Rodovia do Sol, ligando Vitória a Guarapari, aponta que a concessionária deverá pagar 03 milhões de reais ao governo do estado. O valor é quase 200 vezes menor do que o apontado por outra auditoria, feita pelo Tribunal de Contas do Estado. 

A recente análise solicitada pela Justiça foi realizada pelos peritos Denisard Alves, que integra o quadro da Universidade de São Paulo e é também profissional vinculado à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, e pela perita economista, Paula Pereda. O documento apresenta duas realidades para que haja o chamado equilíbrio econômico-financeiro do contrato.  

Na pior delas, a empresa teria que devolver aos cofres públicos cerca de 03 milhões e 200 mil reais e, na melhor, receberia do estado mais de 62 milhões de reais. Segundo os peritos, a diferença entre os 02 valores refere-se a investimentos, cuja dúvida é se estariam previstos no contrato ou em algum aditivo. Caberá agora ao juiz decidir se eles devem ou não ser considerados, definindo assim se a empresa tem a pagar ou a receber do governo estadual.

Marinha encontra vida em lama de mineração que atingiu mar no Espírito Santo.




Pesquisadores que monitoraram a lama da Samarco no mar, encontraram vida nas amostras coletadas desde a última quinta-feira, no litoral de LinharesOs resultados preliminares foram apresentados ontem e apontam a presença de plâncton vivendo em meio a água com sedimentos. O monitoramento ocorre através do Navio Hidroceanográfico de Pesquisa Vital de Oliveira. 

O plâncton é constituído por organismos incapazes de manter sua distribuição sem a movimentação de água. Segundo informações do biólogo e pesquisador Lohengrin Fernandes, também foram encontrados animais maiores, como golfinhos e peixes, nadando em meio aos sedimentos. Porém, ainda não é possível falar sobre o comportamento de todos esses seres vivos encontrados, como por exemplo, quanto à reprodução. 

Em todas as atmosferas da lama foram encontrados organismos vivos, que estão sendo monitorados. Um estudo está sendo feito para verificar se a concentração de lama que está no mar é tóxica para a vida marinha.

Por falta de dinheiro, eleições de 2016 serão manuais.




De acordo com a portaria da Justiça, por falta de dinheiro, as eleições municipais de 2016 serão realizadas manualmente. Será a primeira vez que isso vai acontecer desde 2000, quando todo o eleitorado brasileiro começou a votar eletronicamente. A informação de que o controle das despesas vai impedir eleições eletrônicas foi publicada no Diário Oficial da União de ontem.  
O contingenciamento imposto à Justiça Eleitoral vai inviabilizar as eleições de 2016 por meio eletrônico, diz o artigo segundo da Portaria Conjunta 03, da última sexta-feira. O texto é assinado pelos presidentes do Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior Eleitoral, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Superior Tribunal Militar, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e respectivos conselhos.  
Vale lembrar que: as urnas eletrônicas foram usadas pela primeira vez em 1996. Mas somente nas eleições de 2000 todo o eleitorado do Brasil votou eletronicamente.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Governo do Espírito Santo anuncia 2.861 vagas para cursos de educação profissional.




Estão abertas as inscrições para cursos de educação profissional técnica de nível médio nas escolas estaduais. São 02 mil e 861 vagas para 18 diferentes cursos em 24 municípios do Espírito Santo. As aulas começam em fevereiro de 2016. Estão abertas vagas para os cursos de: Administração, Segurança do Trabalho, Transações Imobiliárias, Portos, Rede de Computadores, Eletrotécnica, Mecânica, Eventos, Comércio Exterior, Finanças, Informática, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Recursos Humanos, Vendas, Secretariado, Serviços Jurídicos, Tradução e Interpretação de Libras.

Segundo o secretário de Educação, Haroldo Rocha, todos os cursos serão ofertados no turno noturno, o que é uma ótima chance para os jovens que trabalham e também para os que estão fora da escola. Pode solicitar vaga em um dos cursos, os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio Regular ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas ou privadas; e também alunos da 3ª série do Ensino Médio Regular, ou do Ensino Médio Integrado, desde que assinem termo de compatibilidade de horário no ato da matrícula.

Os municípios contemplados neste edital são: Afonso Cláudio, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Ibitirama, Itapemirim, Linhares, Montanha, Presidente Kennedy, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

 



Instituto Federal do Espírito Santo divulga gabaritos das provas de seleção.




O Instituto Federal do Espírito Santo divulgou os gabaritos das provas de seleção para ingresso em cursos técnicos, que foram aplicadas ontem. Confira no site: www.ifes.edu.br. Do total de 20 mil e 250 inscritos, mil e 636 não compareceram.

O processo seletivo para o início das aulas no primeiro semestre de 2016 ofertou 03 mil e 774 vagas de cursos técnicos nas modalidades integrada, concomitante e subsequente ao ensino médio. Foram mil e 517 faltosos dentre 19 mil e 878 inscritos.

Já o processo seletivo para inícios das aulas no segundo semestre disponibilizou 172 vagas da Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Dentre 372 inscritos, 119 faltaram à prova. O prazo para interpor recursos quanto às provas corre hoje e amanhã, on-line, na página de acompanhamento do edital.

 

Dezessete municípios do Espírito Santo ultrapassaram limite de gastos.




De acordo com o Tribunal de Contas do Estado, 17 municípios do Espírito Santo ultrapassaram o limite de gastos com pessoal em 2015. Eles excederam o limite legal, que é de 54% da receita. A justificativa mais apresentada é a queda na arrecadação municipal ocasionada pela crise econômica. Segundo o secretário geral das sessões do Tribunal de Contas, Odilson Barbosa Júnior, outros 40 municípios capixabas estão bem próximos de ultrapassar o limite de gastos.

Além disso, mais de 70 municípios arrecadaram menos esse ano do que no ano passado. Ele explicou que a maioria dos municípios associa o descompasso financeiro com a crise econômica. Para reverter a situação, alguns municípios reduzem ou até eliminam secretarias. As áreas de serviços fundamentais, como a Saúde e a Educação, são preservadas, e só devem ser atingidas pelo corte de gastos em último caso.

E mesmo quando as áreas não essenciais são atingidas pelo corte, a necessidade de reduzir as despesas pode comprometer a prestação do serviço público. Ainda de acordo com o secretário, os municípios têm um prazo de 16 meses para se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal, e seus respectivos gestores podem ser punidos caso isso não aconteça. Diante de uma situação de risco financeiro, resta ao município administrar os gastos para que a gestão do próximo ano também não fique comprometida.

 



Idosa morre e duas pessoas ficam feridas em acidente, no Sul do Espírito Santo.



Uma idosa de 67 anos morreu após o veículo em que estava bater em uma árvore na BR-101, ontem, próximo ao distrito de Capim Angola, em Rio Novo do Sul, no Sul do Espírito Santo. Outras duas pessoas, um homem de 69 anos e a condutora do veículo, uma mulher de 35 anos, ficaram feridas. 

Familiares contaram que o veículo seguia sentido Vitória - Cachoeiro de Itapemirim. A motorista tentou desviar de um outro carro que fazia uma ultrapassagem, quando perdeu o controle, bateu em uma árvore e parou na plantação de café que fica às margens da rodovia. A idosa estava no banco traseiro, atrás do carona, e morreu na hora com o acidente.  

O corpo foi encaminhado para o Serviço Médico Legal de Cachoeiro de Itapemirim. As outras vítimas tiveram ferimentos leves e foram socorridas pelo veículo de resgate da concessionária Eco 101, e foram encaminhadas para a Santa Casa de Misericórdia na capital.

 

Prazo para patrão pagar impostos de doméstico termina hoje.




O prazo para os patrões de empregados domésticos se cadastrarem na Receita e acertarem as contas com o Fisco acaba hoje. Os empregadores devem quitar as pendências com o eSocial, mais conhecido como o Simples Doméstico.  
A data final para acertar as pendências com a Receita Federal se encerrava no último dia 06, mas o governo federal adiou o prazo por causa dos problemas técnicos que os brasileiros enfrentaram com o sistema online para emitir a guia.  
O último balanço da Receita, fechado às 17 horas da última sexta-feira, indicava que 01 milhão, 670 mil e 724 DAEs (Documentos de Arrecadação do eSocial) foram emitidos. Quanto aos patrões, eram 01 milhão, 341 mil e 553 os empregadores que já se cadastraram no sistema, que registraram 01 milhão, 500 mil e 586 vínculos de emprego com domésticos. A partir de amanhã, dia 1º de dezembro, a Receita Federal vai liberar novas funcionalidades do eSocial e a folha de novembro.

Ambulância bate em árvore e acompanhante morre.




Um acidente envolvendo uma ambulância que presta serviços à Prefeitura de Aracruz deixou uma pessoa morta na manhã de ontem, na ES-124, na comunidade de Córrego D'água, em Aracruz. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, a ambulância seguia da sede do município para o distrito de Guaraná, quando o motorista perdeu o controle da direção em uma curva e bateu em uma árvore. Com o impacto a frente do veículo ficou destruída e atravessada no meio da pista. 

A ambulância levava do hospital para casa uma paciente e um acompanhante. Joel Batista dos Santos, de 60 anos, que acompanhava a sobrinha, morreu na hora. O motorista e a paciente ficaram feridos. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados para o Hospital São Camilo, em Aracruz. O motorista Rodrigo Santos Souza sofreu lesões no quadril e nas pernas e a paciente Luciene Dutra dos Santos sofreu escoriações leves.  

O motorista contou que tentou desviar de um pedestre que cruzava a pista quando colidiu de frente em uma árvore. A prefeitura de Aracruz lamenta profundamente o ocorrido e informa que a Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando o caso, prestando toda a assistência às famílias das vítimas.

Universitário é morto após acidente de trânsito na Serra.




O estudante de Educação Física Ubiratan Ferreira, de 32 anos, foi morto na porta de casa, no bairro Nova Carapina I, na Serra, após se envolver em um acidente de trânsito, no último sábado. Ele bateu de moto em um carro quando voltava da residência do padrasto, em Barro Branco, na Serra. Ele saiu da casa do padrasto pra buscar roupas em casa.  

A batida aconteceu na avenida Belo Horizonte, em Nova Carapina 1. Segundo testemunhas, Ubiratan e o motorista do carro discutiram no trânsito e o universitário chegou a dizer que ninguém ia ficar no prejuízo. Ao chegar na residência, o estudante ligou para a esposa, que estava no Rio de Janeiro fazendo um curso. Mas a conversa do casal foi interrompida por 03 homens que chamaram Ubiratan no portão da sua casa.

O universitário foi assassinado com 04 tiros, em Nova Carapina I, na Serra. Ubiratan formaria em Educação Física ainda neste ano. Ele era casado e, desde que a mãe morreu, fazia companhia ao irmão e ao padrasto quando a esposa viajava pra estudar no Rio de Janeiro.  

Termina hoje prazo para pagar 1ª parcela do 13º.




Termina hoje o prazo para que as empresas paguem aos seus funcionários a primeira parcela do 13º salário. A segunda parcela precisa ser depositada na conta dos trabalhadores até o dia 18 de dezembro. Aqueles que pediram o adiantamento do 13º nas férias recebem apenas a segunda parcela. A primeira parte representa metade do salário que o funcionário ganha. Já a segunda usa como referência o mês de dezembro.  

Em caso de empregados que recebem salários por meio de comissões, o 13º deve perfazer a média anual de salários. Cabe ao empregador a decisão de pagar em uma ou duas parcelas. O Imposto de Renda e o desconto do INSS incidem sobre o 13º salário. Os descontos ocorrem sobre o valor integral do 13º salário na segunda parcela. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do 13° salário deve injetar 173 bilhões de reais na economia. 

O número de pessoas com direito ao benefício soma 84 milhões e 400 mil, dos quais 60,2% (50 milhões e 800 mil pessoas) são empregados formais, sendo destes 2,3% empregados domésticos (01 milhão e 900 mil), e 38,6% (33 milhões e 600 mil) são aposentados ou pensionistas da Previdência Social.

 

domingo, 29 de novembro de 2015

Setor agrícola soma prejuízo de 239 milhões de reais em São Mateus, no Espírito Santo.




A seca em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, já provoca prejuízos de 239 milhões de reais na produção agrícola do município. Essa é a estimativa de um levantamento realizado pela prefeitura junto com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Desse total, 78 milhões de reais com o café e 64 milhões de reais com a pimenta, as duas principais culturas do setor no município. Como não chove na cidade há 04 meses, o Rio Cricaré, que é responsável pelo abastecimento da região, atingiu o nível mais baixo dos últimos 50 anos. Por causa da falta d’água, muitas lavouras não podem ser mais irrigadas e os agricultores já calculam as perdas na produção.
Para evitar que a situação piore, a prefeitura está construindo barragens coletivas em parceria com os produtores rurais. O secretário municipal de Agricultura, Jadir Bachetti, lamenta a situação crítica que o setor agrícola de São Mateus enfrenta. Ele também falou dos impactos na arrecadação e do colapso que vive o município onde a agricultura e os produtores rurais pedem socorro. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...