sábado, 20 de fevereiro de 2016

Mega-Sena pode pagar bolada de 30 milhões de reais hoje.




O sorteio do concurso mil e 792 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de 30 milhões de reais para quem acertar as 06 dezenas neste sábado. O sorteio ocorre às 20 horas no Espaço CAIXA Loterias, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.  
De acordo com a Caixa Econômica Federal, se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, vai receber cerca de 190 mil reais por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 37 imóveis no valor de 800 mil reais cada, ou ainda montar uma frota de 200 carros de luxo. 
As apostas da Mega-Sena podem ser feitas até as 19 horas de hoje, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima, de 06 números custa 03 reais e 50 centavos.

Ufes ainda não recebeu resposta do MEC sobre reintegração de professor acusado de racismo.




O professor Manoel Luiz Malaguti poderá não retornar às atividades na Ufes, na próxima segunda-feira, conforme decisão judicial que determina sua reintegração ao quadro de servidores da instituição. 

De acordo com a assessoria de comunicação da Ufes, até a noite de ontem a universidade ainda não havia recebido retorno do Ministério da Educação à respeito do ofício encaminhado pela instituição, solicitando a reintegração do servidor. A universidade explicou que, sem a liberação do ministério, o professor fica impossibilitado de retomar suas atividades.  

Pela determinação do juiz federal Antônio Henrique Corrêa da Silva, desembargador no Tribunal Regional Federal da 2º Região, Malaguti deveria voltar às atividades como docente, na Ufes, até hoje, dia 20 de fevereiro.  No entanto, como o dia cai no sábado, o prazo seria estendido até o próximo dia útil, no caso segunda-feira. 

Caminhão desce ribanceira e fica totalmente destruído em Vargem Alta.




Um caminhão, com a caçamba carregada de areia, ficou destruído após um acidente, na rodovia que liga Cachoeiro de Itapemirim a Vargem Alta, no início da noite de ontem.  

O caminhão ficou totalmente destruído, mas o motorista, Laerte Salvador Júnior, de 45 anos, e seu filho, Jonas Felipe Amaral, de 15 anos, por sorte, sofreram ferimentos leves.  

O motorista relatou que o motivo foi uma falha mecânica e que o eixo dianteiro do veículo travou, provocando sua queda em uma ribanceira de quase 40 metros de altura e batidas em pelo menos 05 árvores, até parar. O motorista e seu filho foram socorridos para o Hospital Padre Olívio, em Vargem Alta. 

Horário de verão termina neste domingo e relógios devem ser atrasados em uma hora.




O horário de verão acaba neste domingo, a partir da 0 hora, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, em vigor desde outubro, tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica./ 

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a atual edição do horário de verão começou no dia 18 de outubro de 2015 e possibilitou uma economia de 162 milhões de reais.  

A economia foi possível porque, com o horário diferenciado, não foi preciso adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento do país nos horários de pico. A diminuição de demanda equivale a uma redução de energia de 0,5% da carga nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde o horário de verão foi implementado.

Polícia investiga desaparecimento de nutricionista em São Mateus.




Uma nutricionista de 29 anos desapareceu na tarde da última quinta-feira em São Mateus. De acordo com a polícia, Camila dos Santos Lopes estava em um veículo branco. A mãe da jovem, Maria das Graças, informou que a filha estava na casa de uma prima, por volta das 14 horas, e desapareceu após sair para pegar o carro.  

Desde então, a família não conseguiu entrar em contato com Camila, e nem receber nenhuma informação sobre ela. Segundo informações da Polícia Civil, o desaparecimento da jovem foi registrado na manhã de ontem, na 18ª Delegacia Regional de São Mateus.  

Ela estava em um onix branco. A polícia pede para que a população que tenha algum tipo de denúncia ou informações sobre esse desaparecimento, e que possam contribuir com o trabalho da polícia, entrem em contato através do disque-denúncia 181.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Espírito Santo tem 03 mil e 200 casos de dengue registrados em uma semana.




Na última semana, foram notificados 03 mil e 252 casos de dengue em todo o Espírito Santo, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Mas desde o início do ano até 13 de fevereiro, o número é bem maior: 13 mil e 970 registros. Do total, 68 são casos suspeitos da forma grave da doença e 15 mortes estão sendo investigadas.

Os municípios com a incidência mais alta da doença na última semana são Jerônimo Monteiro, Rio Novo do Sul e São José do Calçado, todos no Sul do Espírito Santo. 

A Secretaria de Saúde informou que até ontem o Espírito Santo registrou mil e 739 casos suspeitos de infecção pelo vírus da zika, sendo 20 confirmados em laboratório (15 em Vitória, 02 em Vila Velha, 01 em Cariacica, 01 em Aracruz e 01 em São José do Calçado). Foram notificados 72 bebês, entre nascidos e em gestação, com suspeita de microcefalia, mas ainda sem confirmação de relação com o zika. O mosquito Aedes aegypti também pode transmitir a dengue e a chikungunya.


Justiça proíbe pesca na Foz do Rio Doce por risco de contaminação.




A Justiça Federal proibiu, por tempo indeterminado, a pesca na região da Foz do Rio Doce, no Norte do Espírito Santo. De acordo com o Ministério Público Federal do Espírito Santo, as atividades pesqueiras no local voltaram a acontecer após o fim do período de defeso do camarão. A medida visa preservar a saúde da população que consume os pescados da região e a sobrevivência das espécies.

A decisão começa a valer na próxima segunda-feira e compreende a região da Foz do Rio Doce entre a Barra do Riacho, em Aracruz, até Degredo/Ipiranguinha, em Linhares. Ficará permitida somente a pesca destinada à pesquisa científica. A interdição vai garantir a conclusão dos trabalhos técnicos que buscam diagnosticar os impactos da lama no mar e a contaminação dos recursos pesqueiros.

O Ministério Público Federal ressalta, ainda, que a ação é necessária porque nenhum estudo realizado até o momento garante que os peixes, moluscos e crustáceos que habitam a área da foz do Rio Doce não estão contaminados por substâncias nocivas à saúde humana depois do rompimento da barragem da Samarco em Mariana, em Minas Gerais. Além disso, o ecossistema marinho, que já se encontra fragilizado pelos rejeitos de mineração, teria um novo impacto causado pela pesca sem haver um diagnóstico preciso dos danos até então verificados.

 




Governo anuncia corte de 23 bilhões e 400 milhões de reais no Orçamento deste ano.



O governo informou hoje que o Orçamento de 2016 será contingenciado em 23 bilhões e 400 milhões de reais. O valor foi anunciado durante a apresentação da programação orçamentária e financeira do Poder Executivo para este ano. O número representa o valor definitivo para o corte. Antes, o governo havia limitado os gastos, provisoriamente, a 15 bilhões e 400 milhões de reais até março.

No último dia 12, a equipe econômica havia limitado os gastos obrigatórios no primeiro trimestre a 3/18 do estimado para 2016. Caso não houvesse corte, a despesa de janeiro a março totalizaria 23 bilhões e 100 milhões de reais, o equivalente a 3/12 do Orçamento total. O governo fez o contingenciamento para tentar obter superávit primário de 0,5% do Produto Interno Bruto.


O percentual representa 30 bilhões e 500 milhões de reais, sendo 24 bilhões de reais do Governo Central, cujas contas são formadas pelo Tesouro Nacional, pela Previdência Social e pelo Banco Central. Participaram do anúncio da programação orçamentária os ministros Nelson Barbosa, da Fazenda, e Valdir Simão, do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Em visita ao Espírito Santo, Kassab afirma que país precisa dos jovens na luta contra mosquito.




A vinda do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, ao Espírito Santo marcou o Dia Nacional de Mobilização da Educação Contra o Zika vírus. Kassab, que representou a presidente Dilma Rousseff, visitou alunos e professores da Escola Viva, em Vitória, hoje. O ministro falou sobre as ações desenvolvidas no combate ao mosquito Aedes aegypti e destacou a mobilização das redes de ensino público e privado.
No Espírito Santo, são cerca de um milhão de estudantes e mais de 70 mil professores. Apenas na rede de ensino estadual, são 22 mil professores e mais de 260 mil alunos. Para o secretário de Educação do Espírito Santo, Haroldo Rocha, professores e estudantes têm papel fundamental no combate ao mosquito. Na opinião do ministro, essa é a etapa mais difícil, porque os jovens, em sua maioria, não viveram situação de enfrentamento de uma epidemia.

A ação no Dia Nacional de Mobilização da Educação Contra o Zika serve para despertar não somente os jovens, mas toda a população sobre a necessidade do envolvimento no combate ao mosquito. As campanhas do governo federal no combate ao mosquito já atingiram aproximadamente 20 milhões de pessoas em todo o país e as ações irão continuar diariamente como parte do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, lançado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2015.

Acidente com Van escolar deixa nove feridos em Vila Velha.




Nove pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo uma Van escolar e uma carro de passeio na manhã desta sexta-feira, em Vila Velha, na Grande Vitória. O acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Professora Francelina Setubal com a Rua Belém, em Itapoã, no sentido Itaparica.  

Com o impacto da batida, a Van tombou na calçada. Uma equipe do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do posto da Barra do Jucu atendeu a ocorrência. A polícia não informou as idades das vítimas e como o acidente aconteceu. Por volta de 08 horas, a Van foi retirada do local. Um longo engarrafamento se formou por causa do acidente. 

De acordo com informações da Polícia Militar os documentos dos condutores foram verificados e não apresentaram alteração. Os veículos foram liberados para os respectivos proprietários. Os 09 feridos foram socorridos por equipes do Samu e encaminhados para hospitais da região.


Estado tem mais de mil e 700 casos suspeitos de zika e mais 72 de microcefalia.




Em todo o Estado, foram registrados mil e 739 casos suspeitos de infecção pelo Zika Vírus, segundo informou ontem a Secretaria de Estado da Saúde.  

Desse total, 20 casos já foram confirmados em laboratório, 15 deles na capital, Vitória, 02 em Vila Velha, 01 em Cariacica, 01 em Aracruz e 01 no município de São José do Calçado. Além disso, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo informou que 72 bebês, entre nascidos e em gestação, foram notificados à secretaria com suspeita de microcefalia, mas ainda sem confirmação de relação com o Zika vírus.  

Os primeiros casos confirmados da doença no Estado começaram a surgir em novembro do ano passado. O Zika Vírus, transmitido pelo Aedes aegypti, possui sintomas similares à dengue, como febre e dores musculares, que duram no máximo 07 dias. Para se prevenir contra a doença basta adotar as medidas de combate à dengue.

 

Criança é encontrada morta na reserva de Sooretama.




O corpo de um menino de 11 anos foi encontrado na reserva de Sooretama, a noite de ontem. Vitor da Silva Santos estava desaparecido desde a noite da última quarta-feira, quando saiu para brincar com amigos. O principal suspeito do crime é o ex-padrasto da criança. A mãe do menino Marilúcia da Silva, disse que deixou o filho sair para brincar com os amigos assim que ele chegou da escola. 

Uma vizinha contou que viu o garoto brincando de pipa próximo à reserva. Como o menino não voltou para casa, a polícia foi acionada. Bombeiros e cães farejadores passaram o dia procurando por ele, na mata e também próximo a lagoas. O corpo foi encontrado ontem à noite, com uma corda amarrada ao pescoço.  

A criança foi identificada e, segundo o delegado Fabrício Lucindo, responsável pelo caso, assim que o irmão mais velho de Vitor soube sobre a corda, esfaqueou o ex-padrasto, pois o objeto seria dele. O homem foi levado para o Hospital Geral de Linhares e o irmão da criança, que tem 20 anos, foi detido por tentativa de homicídio e levado para o Departamento de Polícia Judiciária do município.  

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Papa fala de possibilidade de uso de contracepção por causa de zika.




O Papa Francisco mencionou, hoje, a possibilidade de se usar métodos contraceptivos como um mal menor pelo risco que o vírus da zika impõe sobre as grávidas, em declarações no avião que o levou do México a Roma. Francisco deixou aberta a possibilidade de usar esses métodos ao lembrar que o papa Paulo VI em uma situação difícil na África (a guerra no Congo belga) permitiu que as freiras usassem anticoncepcionais para casos nos quais foram violentadas.

O pontífice afirmou que o aborto não é um mal menor: é um crime. É eliminar uma vida para salvar a outra. É o que faz a máfia, disse Papa Francisco aos 76 representantes de meios de comunicação internacionais que viajaram junto com ele. Por outro lado, o papa opinou que evitar a gravidez não é um mal absoluto, pois em certos casos, como neste, como na época de Paulo VI, era claro.

Papa Francisco fez ainda um pedido aos médicos para que façam de tudo para encontrar as vacinas contra estes mosquitos que transmitem esta doença. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou mensagem no início deste Mês posicionando-se contra a interrupção de gestação em caso de malformação do crânio de bebês e pedindo que os católicos brasileiros continuem e intensifiquem a mobilização no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e chikungunya.

 

Preso um dos principais suspeitos de adulteração de veículos do Espírito Santo.




Foi preso um dos principais suspeitos de adulteração de veículos do Espírito Santo. José Carlos Sales de Oliveira, ou Carlinhos Pitu, como ele é conhecido no mercado da adulteração, tem 59 anos. De acordo com a polícia, ele recebia veículos roubados, adulterava todos os dados e repassava. A área de atuação do suspeito era no sul da Bahia, em todo o Espírito Santo e também nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
 

O suspeito foi preso em flagrante dentro de um galpão em São Diogo I, na Serra. As investigações começaram em uma vistoria de caminhões apreendidos no pátio da Delegacia de Furto e Roubo de Veículos. A partir das placas os policiais chegaram até os despachantes que apontaram o suspeito como o principal comprador.

O próximo passo das investigações é descobrir se esses despachantes têm ligação com o detido ou se apenas eram enganadas por ele. O homem foi autuado por duas receptações de veículos roubados e também por duas adulterações. As penas somadas podem chegar a 28 anos de prisão. José Carlos Sales de Oliveira, o Carlinhos Pitu, foi encaminhado para o centro de Detenção Provisória de Viana.

Quadrilha acusada de vender drogas em faculdade é desarticulada no Espírito Santo.





Uma quadrilha acusada de vender drogas em faculdades do Espírito Santo foi desarticulada. A polícia conseguiu prender 14 pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico. Os mandados de prisão foram cumpridos hoje pelo Núcleo de Repressão as Organizações Criminosas. 
                              
De acordo com a polícia, o grupo trabalhava com 03 gerentes e distribuíam as drogas em vários pontos da Grande Vitória, norte e noroeste do Estado. Além do tráfico, o grupo é investigado por homicídios. A equipe do Núcleo de Repressão as Organizações Criminosas também descobriu que a quadrilha vendia armas trazidas de outros estados, como Rio de Janeiro. 


A investigação começou há 06 meses e a primeira prisão aconteceu em dezembro do ano passado. De acordo com a delegada Lana Lages, os criminosos trabalhavam com o que se pode chamar de macro tráfico, que é um tráfico maior. Eles distribuíam grandes quantidades de drogas e armas. Alguns gerentes distribuíam para o que a polícia chama de 'vapores' e esses vendiam nas faculdades. Havia 03 grandes chefes e os outros que foram presos hoje seriam gerentes regionais. 


Colatina decreta situação de epidemia de dengue.




A secretaria municipal de saúde de Colatina decretou situação de epidemia de dengue na cidade. Somente este ano foram 51 casos confirmados e 540 notificações da doença. O decreto ocorreu após o município notificar 443 casos para cada 110 mil habitantes. Em apenas 05 dias foram 186 notificações.

 Segundo a secretária de saúde, Débora Gatti, é preciso que todos contribuam para melhorar a situação de Colatina. Por causa da situação, o município está realizando uma série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Uma dessas ações são os mutirões de limpeza nos bairros onde há maior número de notificações, como: Maria das Graças, Carlos Germano Naumann e Ayrton Sena.  

As fiscalizações nos lotes vazios também estão sendo intensificadas. O proprietário que for notificado e que não realizar a limpeza e manutenção do terreno, pode receber multa de até 02 mil reais. Alem disso, eles terão os nomes encaminhados ao Ministério Público para que seja aberto processo criminal.

Homem é velado em bar no Espírito Santo com cerveja liberada e roda de samba.




Fã de samba e boêmio famoso de Cachoeiro de Itapemirim, o dono de bar Gleisson Silva teve o desejo atendido depois de morrer. Ele foi velado dentro do estabelecimento, rodeado de amigos, com cerveja liberada e samba até o sol raiar. Gleisson morreu aos 68 anos, era casado há 44 e tinha 04 filhos.  

Flamenguista e portelense de coração, ele era dono de um bar no bairro Ilha da Luz há mais de 30 anos. Gleisson teve um acidente vascular cerebral após uma viagem para Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e foi internado em um hospital da cidade. Depois, Gleisson sofreu 03 paradas cardíacas e faleceu.  

O corpo de Gleisson foi velado no bar com a presença de amigos e familiares de Vitória, do Rio de Janeiro e de Cachoeiro. Houve roda de samba noite adentro que só parou de manhã, quando era a hora de levar o corpo para o sepultamento. Na “festa”, foram consumidas 11 caixas de litrão de cerveja, 20 caixas de latão e 15 litros de cachaça. Gleisson Silva foi enterrado no cemitério municipal do Coronel Borges em Cachoeiro de Itapemirim.

Governo fecha acordo com médicos peritos do INSS.




O governo federal assinou ontem com a Associação Nacional de Médicos Peritos 02 termos de acordo – salarial e de reposição – que asseguram o final efetivo do movimento grevista e a recuperação do trabalho perdido. 

O compromisso estabelece o atendimento de todas as perícias médicas não realizadas desde o início da greve, em 04 de setembro do ano passado, e a reposição das horas não trabalhadas nas agências do INSS. Em contrapartida, o governo, além de suspender novos cortes de ponto, fará a devolução dos valores descontados. A reposição das horas não trabalhadas ocorrerá em até 06 meses.  

O termo de acordo resultante da negociação salarial tem vigência por 04 anos e estabelece reajuste de 27,9% em 04 parcelas. A primeira será paga em agosto, no percentual de 5,5%. As demais, nos percentuais de 6,99%, 6,65% e 6,31%, sempre no mês de janeiro, em 2017, 2018 e 2019. O acordo vale até 2019, existe a garantia de que não haverá mais paralisação dos peritos do INSS nos próximos 04 anos.

 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Bandidos matam homem a tiros e passam de carro sobre corpo em São Mateus.




Um homem de 30 anos foi assassinado a tiros e depois atropelado em uma estrada na zona rural de São Mateus. A esposa da vítima contou à Polícia Militar que o casal estava indo visitar os pais dela no interior. Quando precisou parar o veículo para abrir a porteira, 02 homens apareceram e atiraram contra o seu marido, Bruno de Almeida Barbosa.

Segundo a Polícia Militar, a vítima ainda tentou fugir, mas foi perseguida e executada. O corpo de Bruno apresentava 04 perfurações nas costas, duas na cabeça, uma no peito, uma na costela e outra nas nádegas. A perícia da Polícia Civil constatou que Bruno ainda foi atropelado.  

O corpo dele foi encontrado pelos policiais sob o próprio veículo.

A mulher fugiu e voltou ao local com a polícia. Os assassinos fugiram após o crime e ainda não foram localizados. O corpo da vítima foi encaminhado para o Serviço Médico Legal de Colatina. // A Polícia Civil de São Mateus investiga o crime. 

Polícia estoura laboratório de maconha de alto padrão em Interlagos, Vila Velha.




A Delegacia Especializada em Tóxicos e Entorpecentes estourou um laboratório de produção de maconha de alto padrão na região de Interlagos, em Vila Velha. De acordo com o delegado Nilton Abdala, responsável pela operação, a droga orgânica e sem misturas era produzida para atender bairros nobres de Vila Velha.


A casa de alto padrão contava com aparelhos de ar condicionado, ventiladores, água para umidificar o ambiente e até estufa. Tudo funcionado 24 horas por dia para oferecer uma droga de altíssima qualidade para bairros como Praia da Costa, Itaparica e Itapoã. O que impressionou a equipe foi que a droga geralmente costuma vir de outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

 

A equipe de 06 policiais realizou campana de mais de 10 horas aguardando os responsáveis pelo laboratório, mas ninguém apareceu. A polícia conseguiu levantar indícios de autoria e, a princípio, há 03 responsáveis pelo local. Ao todo foram recolhidos 200 pés de maconha. A droga foi enviada para o laboratório de química legal, onde os agentes verificarão os níveis de THC do entorpecente. Após análise, o material será encaminhado para destruição.


 

Mulher confessa que matou marido a facadas em Presidente Kennedy.




A mulher de João Pereira dos Santos, de 52 anos, encontrado morto no município de Presidente Kennedy, foi presa hoje. Andreia Nogueira Ramos, de 43 anos, foi autuada por homicídio após confessar o assassinato do marido à Polícia Civil do município. O corpo de João foi encontrado em adiantado estado de decomposição ontem, dentro da casa onde morava, em Jaqueira, na zona rural do município.

De acordo com o delegado Daniel Correia, a mulher revelou que desferiu 05 facadas contra João, sendo uma delas no coração. O relacionamento do casal era complicado, sendo que em 2014 João chegou a ser detido por agressão à mulher. Andreia também já foi autuada por suspeita de tentar matar a própria mãe.
 

Durante as investigações, os policiais civis coletaram informações de que, no último sábado, o casal discutiu e Andreia saiu da casa com marcas de sangue pelo corpo. Desde então, os dois não foram mais vistos na região. A acusada foi encaminhada para o Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim, onde permanece à disposição da Justiça.

 



Espírito Santo ocupa 4º lugar no ranking de casos de microcefalia no Brasil.




O Ministério da Saúde e os estados investigam 03 mil e 935 casos suspeitos de microcefalia em todo o país. Desse total, 60,1% dos casos (03 mil e 174) foram notificados em 2015 e 39,9% (02 mil e 106) no ano de 2016. O novo boletim divulgado hoje aponta, também, que 508 casos já tiveram confirmação de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central por causa do Zika vírus. 
Entre as 13 unidades com casos confirmados de microcefalia causada pelo Zika vírus, o Espírito Santo ocupa o quarto lugar no ranking, atrás apenas de Alagoas, Bahia e Ceará. Outros 837 casos notificados já foram descartados por apresentarem exames normais, ou apresentarem microcefalias e/ou alterações no sistema nervoso central por causas não infeciosas. Amapá e Amazonas são os únicos estados da federação que não tem nenhum registro de casos. 

No total, foram notificados 108 óbitos por microcefalia ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação. Destes, 27 foram investigados e confirmados para microcefalia. Outros 70 continuam em investigação e 11 já foram descartados. Ao todo, 05 mil e 280 casos suspeitos de microcefalia foram registrados desde o início das investigações em 22 de outubro de 2015 até 13 de fevereiro de 2016.   

Marcelo Castro pede exoneração do cargo de ministro da Saúde.




Embora tenha negado algumas vezes a intenção de deixar o cargo no Executivo temporariamente, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, decidiu mesmo pedir exoneração da função para poder participar da eleição do novo líder do PMDB na Câmara dos Deputados hoje. 
A exoneração de Marcelo Castro está formalizada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. O secretário executivo da Saúde, José Agenor Álvares da Silva, assume o posto interinamente. Marcelo Castro deixa a pasta temporariamente em meio a uma crise na saúde por causa do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, da zika e da febre chikungunya.  
Ele tem sido pressionado pelos aliados de Hugo Motta e pela oposição, que apresentou ontem um requerimento para que ele vá à Câmara prestar esclarecimentos a respeito das ações do governo para enfrentar a epidemia. Questionado sobre se poderia retornar ao Ministério da Saúde, apesar de todas as pressões recebidas, Marcelo Castro respondeu que espera que sim.

Abono do PIS está disponível nas agências da Caixa Econômica Federal.




Os trabalhadores nascidos em março e abril já podem sacar o abono salarial do PIS. O saque pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal. Quem possui o Cartão do Cidadão também pode recorrer aos canais de autoatendimento do banco, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. 
Quem tem conta na instituição financeira só precisa aguardar o depósito do dinheiro, previsto para amanhã. O abono salarial equivale a um salário mínimo, atualmente em 880 reais. Têm direito ao benefício os trabalhadores que estejam cadastrados no programa há pelo menos 05 anos, tenham recebido remuneração mensal média de até 02 salários mínimos e trabalhado pelo menos 30 dias em 2014 e que tenham tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Rais, entregue ao Ministério do Trabalho e Emprego.  
Em março, os pagamentos do abono salarial do PIS serão feitos a partir do dia 17, para trabalhadores nascidos nos meses de maio e junho.

Liminar suspende depoimentos de Lula e Marisa ao Ministério Público de São Paulo.




O Conselho Nacional do Ministério Público suspendeu o depoimento do ex-presidente Lula e de sua mulher, Marísa Letícia, no inquérito aberto pelo Ministério Público de São Paulo sobre suposta propriedade de familiares do petista de um triplex na praia do Guarujá, no litoral paulista. 

O depoimento estava previsto para hoje no Fórum Criminal da Barra Funda, na capital paulista. A decisão foi deferida no fim da noite de ontem, pelo conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público Valter Shuenquener de Araújo. Ele atendeu a "pedido de providências", com pedido de medida liminar, protocolado pelo deputado federal Paulo Teixeira, um dos parlamentares mais próximos de Lula. 

No pedido, Paulo Teixeira alega que o promotor de Justiça paulista Cassio Roberto Conserino "transgrediu" a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público e a Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de São Paulo, ao antecipar à reportagem da revista Veja que denunciaria Lula e sua esposa por ocultação de propriedade, antes de se pronunciar oficialmente no processo.

Espírito Santo é o terceiro no país com mais casos de dengue.




De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, a cada semana, 02 mil casos de dengue são registrados no Espírito Santo. Números do Ministério da Saúde apontam que o Estado já ocupa a terceira colocação no ranking nacional de incidência de casos de dengue.  

A explosão dos casos da doença tem deixado médicos e autoridades em alerta, mas, para a Secretaria de Saúde, não há um motivo em especial para justificar o grande crescimento no Espírito Santo. Por Estado, o maior número de casos este ano foi em Minas Gerais, com 19 mil e 469 registros.  

Mas, ao se levar em conta a incidência, Mato Grosso, com 114,8 casos por 100 mil habitantes, Tocantins com 103 e o Espírito Santo, com 93,5 por 100 mil habitantes lideram o ranking negativo. Em 2016, o Espírito Santo já registrou 10 mil e 718 casos de dengue e é notório o aumento de atendimentos a pacientes com dengue no Estado. De acordo com a Secretaria de Saúde, a orientação, além da combate à criação de focos do Aedes aegypti, é a hidratação constante, principalmente após o diagnóstico.



Caminhão tomba e motorista fica preso às ferragens entre Domingos Martins e Viana.




Um homem ficou preso às ferragens em um acidente no final da tarde de ontem, em Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo. O caminhão estava carregado de galões de água e tombou na BR-262, no trecho próximo à ponte que passa sobre o Rio Jucu, na localidade de Serra da Boa Vista, entre os municípios de Viana e Domingos Martins. 

A carga ficou toda espalhada no acostamento. Testemunhas disseram que o motorista, ao fazer uma curva, perdeu o controle do veículo e tombou à margem da rodovia.  

O motorista ficou preso às ferragens e precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros para um hospital de Domingos Martins com suspeita de fraturas nos pés. O trânsito, por alguns instantes, ficou lento no local.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Jogador mata juiz após expulsão em partida na Argentina.




Uma expulsão em um jogo de futebol na província de Córdoba, na Argentina, acabou em morte. O árbitro da partida, César Flores, de 48 anos, foi morto a tiros no gramado, após mostrar o cartão vermelho para um jogador que aplicou uma entrada violenta em outro atleta durante uma partida de futebol.


O jogador que recebeu o cartão vermelho e não gostou da punição, deixou o campo após ser expulso, pegou a arma e voltou para atirar no árbitro. A polícia argentina confirmou que o juiz levou 03 tiros e morreu no local no último domingo. As balas atingiram a cabeça, pescoço e peito da vítima.

 

Um outro atleta, Walter Zárate, também foi baleado no peito, mas está fora de perigo. Segundo relatos de testemunhas, o jogador conseguiu fugir do local e agora as autoridades de Córdoba, na Argentina, fazem buscas para encontrá-lo.



Espírito Santo recua 16,2% no setor varejista e tem pior queda do país.




A queda da renda do brasileiro, aliada ao crédito mais caro e restrito e à retirada de incentivos fiscais para determinados setores, fez com que o varejo amargasse o pior desempenho nacional em 14 anos. Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, realizada pelo IBGE, o Espírito Santo registrou um recuo de 16,2% no comércio varejista ampliado, que inclui vendas de veículos, peças automotivas e material de construção. O volume de vendas caiu 7,6%.

No Estado, o setor de artigos de uso pessoal e doméstico foi o que apresentou pior resultado, com queda de 21,1% no acumulado do ano de 2015. O setor de móveis também registrou perda significativa, com queda de 19,1%. De acordo com um relatório produzido pela Junta Comercial do Espírito Santo, 04 mil e 418 empresas, que envolvem também outros setores além do comércio, foram fechadas no ano passado. Pior número desde 2000.
 

Para o presidente da Federação de Comércio do Espírito Santo, José Lino Sepulcre, o desemprego e as altas taxas de juros foram os principais fatores para inibir um maior consumo em 2015. Todos os outros estados brasileiros também registraram recuo no varejo ampliado. As vendas do comércio varejista encolheram 4,3% no ano passado, o maior recuo da série histórica, iniciada em 2001 pelo IBGE. 

Comércio de caranguejo foi liberado hoje no Espírito Santo.




Hoje e nos demais dias da semana, estão novamente liberadas as atividades de captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização de caranguejo em todo o Espírito Santo.

O próximo período de proibição será de 23 a 29 de fevereiro. A ação tem como objetivo principal preservar a reprodução do crustáceo que, durante a andada, sai da toca para se acasalar. A comercialização é proibida mesmo que o estabelecimento comprove que o caranguejo-uçá tenha vindo de outro Estado.

O calendário de defeso estabelecido em portaria publicada pelo Governo do Estado é o seguinte: o 1º Período: aconteceu de 25 a 31 janeiro; o 2º de 09 a 15 e de 23 a 29 de fevereiro; o 3º Período de 10 a 16 e de 24 a 30 de março; e o 4º Período: de 08 a 14 e de 23 a 29 de abril.

Estudantes selecionados no ProUni devem comprovar dados até a próxima quinta-feira.




Os alunos pré-selecionados na segunda chamada do ProUni têm até a próxima quinta-feira para comprovar, nas instituições de ensino, as informações prestadas no momento da inscrição. O resultado da segunda chamada está disponível desde o último dia 12, na página do programa. Nesta etapa, é de responsabilidade do candidato verificar na instituição os horários e o local para apresentação dos documentos necessários.  

Quem não foi pré-selecionado na segunda chamada ainda poderá manifestar interesse em participar da lista de espera entre o dia 26 e 29 de fevereiro, na página do ProUni. Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é automaticamente eliminado. Entre os documentos a serem apresentados estão um de identificação, comprovantes de residência, de rendimento do estudante e de integrantes do grupo familiar e comprovantes do Ensino Médio.  

Pelo programa, os estudantes podem concorrer a bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Enem. Nesta primeira edição de 2016, o ProUni teve 01 milhão, 599 mil e 808 candidatos inscritos para concorrer a 203 mil e 602 bolsas.


Professor demitido após denúncia de racismo vai voltar a dar aulas na Ufes.




O professor Manoel Luiz Malaguti, que foi demitido da Ufes após denúncias de declarações racistas na sala de aula, será readmitido na instituição por decisão judicial do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, pela seção judiciária do Rio de Janeiro. Pela determinação, ele deve voltar às atividades como docente até o dia 20 de fevereiro. A Ufes informou que vai recorrer.  

Na decisão, o juiz Antônio Henrique Corrêa da Silva não questionou o posicionamento da comissão da Universidade que puniu o professor, mas destacou que no aspecto da urgência, a privação de verba alimentar recomenda a revisão imediata do ato demissório. Assim sendo, segundo o magistrado, para garantir que Malaguti tenha comida em casa, o vínculo com a instituição deve ser mantido até que o processo chegue a uma decisão final, sem mais recursos.  

Além disso, o juiz também pontuou que Manoel Luiz Malaguti não deu publicidade às suas opiniões e nem fez “escândalo” em sua conduta, por mais questionáveis e reprováveis que suas opiniões possam ser, e que limitou-se a defender-se da repercussão pública ensejada por terceiros nas entrevistas que concedeu. A decisão diz ainda que o professor manifestou sua opinião a poucos alunos após uma aula e que quem fez questão de divulgar amplamente foram os próprios alunos da Ufes.

Alunos terão Wi-Fi e vão poder usar celular nas escolas estaduais no Espírito Santo.




Os alunos e professores da rede pública estadual de educação vão ter Wi-Fi em todas as escolas e poderão usar o celular dentro de sala como ferramenta de estudo no Espírito Santo. O anúncio foi feito pelo secretário de Educação Haroldo Rocha, ontem, primeiro dia letivo de 2016.  

A partir de maio, começam a ser instalados, além do Wi-Fi, laboratórios móveis de informática. O programa Sedu Digit@l também prevê ferramentas de reforço escolar, além de um aplicativo para os pais acompanharem o que os filhos estão fazendo na escola e o rendimento deles.  

O secretário de Educação Haroldo Rocha também anunciou a renovação do parque tecnológico, o aumento e a expansão da conexão banda larga nas escolas, a manutenção dos equipamentos nas escolas, o portal educacional para alunos e professores, o e-mail para os estudantes e profissionais da educação e a integração dos portais.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Aposentada é assassinada a tiros dentro do próprio quarto na Serra.




Uma aposentada de 51 anos foi assassinada dentro da própria casa, hoje, no bairro Vista da Serra II, na Serra. De acordo com testemunhas, Marly Pessoa Nogueira estava dentro do quarto junto com o marido, com quem mantinha um relacionamento de quase 20 anos, quando os criminosos invadiram o local e cometeram o crime.

Três criminosos armados invadiram a residência e exigiram que o marido dela entrasse no quarto de visitas. Ele foi trancado e chegou a pedir ajuda, mas não conseguiu. De acordo com a família da vítima o marido dela só conseguiu sair do quarto após o sobrinho escutar os gritos dele e o barulho dos tiros. Em seguida, ao procurarem pela vítima, a encontraram morta e embaixo da cama. Eles acreditam que ela tenha tentado se esconder dos criminosos. 


Um dos filhos da aposentada disse que a mãe era uma pessoa tranquila e que se dava bem com toda a comunidade e com a família. A vítima foi assassinada com um tiro na cabeça de uma arma calibre 12. Ela não tinha passagem pela Justiça. Nada foi levado pelos criminosos. A Polícia Civil investiga o caso. O crime ainda é um mistério para todos e nenhuma hipótese é descartada pela Delegacia de Crimes Contra a Vida da Capital.

Governo estuda multa para quem não eliminar foco do mosquito Aedes aegypti.




A presidente Dilma encomendou um estudo à Advocacia-Geral da União para saber se é possível aplicar uma multa a pessoas que não permitirem a entrada de agentes de saúde em suas casas ou reincidirem na manutenção de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da febre chikungunya. De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, a ideia foi discutida hoje, durante uma reunião de balanço sobre o dia de mobilização nacional contra o mosquito realizado no último sábado.
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, por sua vez, lembrou que, com a edição da Medida Provisória para garantir a inspeção das residências, o governo poderá até mesmo entrar à força em locais fechados ou abandonados. Segundo dados do governo, a força-tarefa batizada de "zika zero" esteve presente em 428 municípios e visitou 02 milhões e 865 mil residências em todo País. Dessas residências, 295 mil estavam fechadas e 15 mil não permitiram a entrada dos militares e agentes de saúde. 

Para o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, a mobilização contra o Aedes, que contou com a participação de 220 mil militares, alcançou plenamente os objetivos. O esforço prossegue esta semana, com 55 mil integrantes das Forças Armadas visitando casas e locais públicos para aplicar larvicidas e eliminar criadouros de mosquitos. 

Justiça Federal congela bens de Neymar.




A 7ª Vara Federal de Santos enviou uma série de ofícios a cartórios de registros de imóveis de cidades onde a família de Neymar tem propriedades para congelar os bens do jogador. Foram enviados comunicados para os cartórios de Santos, Guarujá, São Vicente, Praia Grande, São Paulo e Itapema em Santa Catarina e também para a Capitania dos Portos de São Paulo e a Agência Nacional de Aviação Civil, pois o atleta tem um iate e um avião.  

Os advogados do jogador não foram encontrados para avaliar a decisão. Na semana passada, a Justiça Federal manteve a decisão provisória de bloquear 188 milhões de reais de bens do atacante Neymar, de seus pais, Neymar da Silva e Nadine da Silva Santos, e das empresas Neymar Sport e Marketing, N&N Consultoria Esportiva e Empresarial e N&N Administração de Bens Participações e Investimentos. 

O bloqueio foi feito a partir de um pedido da Procuradoria da Fazenda Nacional que suspeita de sonegação de impostos de 2011 a 2013, período em que ainda defendia o Santos. Segundo a Receita Federal, Neymar deixou de pagar 63 milhões e 600 mil reais, referentes a direitos de imagem. O órgão avalia que os rendimentos eram de natureza salarial, o que significaria uma tributação maior. O valor inicial foi reajustado por causa de uma multa de 150% em decorrência da denúncia tributária e dos juros e subiu para 192 milhões de reais. A sentença cabe recurso da defesa do jogador.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...