quinta-feira, 31 de março de 2016

FGTS poderá ser acessado pelo celular.




A Caixa Econômica Federal lançou hoje o aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para que os trabalhadores possam consultar seu extrato no fundo. O lançamento foi feito durante a reunião do conselho curador do FGTS no Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Segundo a vice-presidente interina de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Deusdina dos Reis Pereira, esse será um canal adicional de acesso às informações do trabalhador, mas o envio do extrato em papel e por SMS será mantido.


Para acessar a ferramenta é necessário fazer um cadastro onde o trabalhador deve criar uma senha de acesso e informar o Número de Identificação Social (NIS). Esse número pode ser encontrado nos extratos do FGTS, carteira de trabalho, com o empregador ou nas agências da Caixa. O aplicativo do FGTS foi lançado em comemoração aos 50 anos do fundo, criado em 13 de setembro de 1966. 

Justiça manda soltar seguranças suspeitos de matar homem em supermercado da Serra.




Os 02 seguranças de uma rede de supermercados da Grande Vitória autuados por homicídio qualificado, após a morte de um homem que tentou furtar 02 peças de picanha, foram liberados pela Justiça, na tarde de ontem. O caso aconteceu no bairro Laranjeiras, na Serra, na noite da última terça-feira. De acordo com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo, o juiz decidiu que os suspeitos podem responder em liberdade por terem residência, emprego fixos, advogado, e não terem antecedentes criminais.  

O delegado que acompanha as investigações, Rodrigo Sandi Mori, disse que o homem de 29 anos morreu por asfixia. Segundo ele, os 02 seguranças do supermercado que fizeram a abordagem foram autuados por homicídio. O delegado afirmou que mais pessoas serão ouvidas. // O advogado da rede de supermercados Carone, Juvaci Peter, informou que a empresa está disposta a colaborar com as investigações, mas que não acredita em assassinato. 

Já a direção do supermercado diz que confia nos procedimentos de segurança e que todos foram adotados na ocasião. O Carone afirma crer veementemente que os novos laudos solicitados comprovarão que a morte de Jhonatas Barbosa não foi fruto da ação dos seus seguranças.

Homem morre em grave acidente na BR-101 em Linhares.




Um homem morreu ontem em um acidente na BR-101, por volta das 18 horas e 30 minutos, próximo à balança do DNIT em Linhares. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o carro onde estava a vítima perdeu o controle, bateu em outro veículo, tombou e parou no meio da vegetação, às margens da pista.  

A vítima tinha 64 anos e morreu na hora. Segundo o Corpo de Bombeiros, a esposa era quem dirigia o carro no momento da batida. Ela não teve ferimentos, mas ficou em estado de choque e precisou ser atendida pelos médicos do resgate da Concessionária Eco 101, empresa que administra a rodovia.  

De acordo com o cunhado da vítima, Benevaldo Teixeira Alves, ela estava vindo da revisão do carro. Tinha deixado o veículo na última terça-feira e foi buscar ontem, mas fatalmente perdeu o controle da direção e capotou o carro. 

quarta-feira, 30 de março de 2016

Homem que morreu após furtar picanha em supermercado foi asfixiado.



O caso do homem que morreu após ser detido furtando duas peças de picanha em uma loja do Supermecado Carone, no bairro Laranjeiras, na Serra, na tarde de ontem, teve uma reviravolta. O delegado Rodrigo Sandi Mori, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, informou que a causa da morte de Jonatan Barbosa, de 28 anos, confirmada após a autopsia do corpo, foi asfixia. 

Dois seguranças do estabelecimento - Sidner Santos da Silva, de 27 anos, e Igor Paula Franco, de 23 anos - foram presos suspeitos de cometer o crime dentro do supermercado. Segundo o delegado, o depoimento do chefe de segurança do estabelecimento foi fundamental para comprovar a ação dos seguranças. De acordo com relato do chefe de segurança à polícia, os 02 funcionários ficaram sozinhos com o suspeito por um determinado período no corredor de acesso à sala de administração do supermercado, onde não há câmeras. 

O chefe de segurança contou que viu Jonatan desacordado e indagou o motivo aos seguranças, que disseram que o suspeito estava "fingindo passar mal". Sidner e Igor, que negaram o crime, foram autuados por homicídio qualificado por motivo fútil e asfixia com dolo eventual.

 



Juiz Sérgio Moro vai receber título de cidadão Espírito-Santense.




O juiz federal Sérgio Fernando Moro, nascido no Paraná, vai ganhar o título de cidadão Vila-Velhense e Espírito-Santense. Além disso, Sérgio Moro, que ganhou notoriedade internacional por comandar o julgamento dos crimes identificados na Operação Lava Jato, também vai receber homenagem, por correspondência, da câmara de vereadores de Vitória.

Embora o juiz não tenha feito nada diretamente ao estado do Espírito Santo e a municípios capixabas, o vereador de Vitória Zezito Maio, do PMDB, o vereador de Vila Velha Osvaldo Maturano, do PRB e o deputado estadual Josias Da Vitória, do PDT, acreditam que ele merece ser reconhecido, mas disseram que não têm nenhum interesse político.


A assessoria de imprensa de Sérgio Moro informou, que atualmente o juiz não está concedendo entrevistas e por isso, prefere não se manifestar sobre as homenagens citadas. 

Mergulhador desaparece após realizar pesca em apneia em Vitória.




O mergulhador Rafael Marcolan, de 34 anos, desapareceu ontem à tarde enquanto realizava uma pescaria de mergulho em apneia, nas proximidades do Porto de Tubarão, em VitóriaDe acordo com a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1º Distrito Naval, 02 mergulhadores estavam a bordo de uma embarcação de esporte e lazer quando Rafael fez uma imersão em apneia e não retornou à superfície.

Ao receber o comunicado do desaparecimento, uma embarcação da Capitania dos Portos do Espírito Santo iniciou as buscas. Adicionalmente, o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil, localizado no Rio de Janeiro, determinou o deslocamento do Rebocador de Alto-Mar Almirante Guillobel para juntar-se à operação de busca em curso na região. 

O desaparecimento também foi comunicado ao Corpo de Bombeiros do Estado Espírito Santo para alertar todos os navegantes que estejam na região, assim como colônias e associações de pesca e agências marítimas. As causas e responsabilidades pelo ocorrido serão determinadas em Inquérito Administrativo instaurado pela Marinha do Brasil.

Agentes da dengue não visitam mais de 165 mil casas, no Espírito Santo.




Quase 166 mil imóveis do Espírito Santo não receberam a visita de agentes de endemias, nos 03 primeiros meses de 2016, por recusa dos donos ou porque estavam fechados. Segundo o Ministério da Saúde, 29 mil e 727 mil casos de dengue já foram registrados no estado.  

Na Grande Vitória, a maior parte das vistorias deixam de ser realizadas em virtude dos imóveis estarem fechados. Em Cariacica, de outubro de 2015 até ontem, 46 mil e 536 imóveis foram visitados. Desse total, 18 mil e 902 estavam fechados e apenas 27 mil e 634 foram vistoriados. De acordo com o secretário de Saúde do município, Marcelo de Oliveira Machado, enquanto os agentes se encarregam de visitar os domicílios, a Vigilância Sanitária Municipal visita os estabelecimentos comerciais e terrenos baldios.  

Em Vitória, a coordenadora técnica de Vigilância em Saúde Ambiental, Clara Scarpati, afirma que a recusa do morador em receber a visita dos agentes é de menos de 1%. Quanto à entrada forçada, o diálogo é priorizado antes de qualquer intervenção.

Homem morre dentro de supermercado na Serra.




Um homem morreu após ser detido furtando duas peças de picanha dentro do supermercado Carone, no bairro Laranjeiras na Serra, na Grande Vitória, na tarde de ontem. Os seguranças chamaram o Samu, mas quando os paramédicos chegaram ele já estava morto. A polícia está investigando o caso. De acordo com o diretor do supermercado, Willian Carone Junior, o homem entrou no estabelecimento e pegou duas peças de picanha.  

O sensor do alarme disparou e ele fugiu. Ao correr em direção a um terreno baldio, foi descoberto pelos seguranças que o seguiam. Quando o homem foi conduzido de volta para o supermercado, pediu um copo de água a um funcionário e sentou em uma escada. Depois, ele passou mal e desmaiou. A Polícia Militar chegou no momento em que o homem passava mal e acionou o Samu, que chegou no local e constatou o óbito. 

Os seguranças foram ouvidos na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, e liberados em seguida. O corpo foi encaminhado ao Departamento Médico Legal. Os peritos não encontraram marcas aparentes de violência no corpo do homem. A polícia informou que a autópsia vai apontar a causa da morte.

Pane elétrica causa incêndio em carro em Colatina.




Um carro pegou fogo em Colatina, na tarde de ontem. As chamas atingiram outro carro que estava estacionado e parte do prédio do Ciretran. O incêndio começou por volta das 15 horas, na principal avenida do bairro São Silvano em Colatina e deixou o carro destruído. 

O motorista estava dentro do veículo quando o mesmo começou a pegar fogo e escapou sem ferimentos. Ele disse que estava no trânsito quando percebeu uma fumaça sair do painel, tentou apagar, mas as chamas saíram do seu controle. De acordo som o sargento Lacerda, do Corpo de Bombeiros, houve uma pane na parte elétrica do carro.  

O outro carro atingido pelas chamas teve a traseira danificada. Parte da estrutura externa do prédio do Ciretran que também foi atingida pelo fogo será vistoriada pelos bombeiros. A assessoria informou que o órgão vai funcionar normalmente hoje.

 

terça-feira, 29 de março de 2016

Jovem tenta fugir de blitz na Serra e acaba preso com 40 quilos de drogas.




Um jovem foi detido após tentar fugir de uma blitz que acontecia no bairro Central Carapina, na Serra. De acordo com a polícia, ao todo, foram encontrados 40 quilos de maconha, divididos em mais de 50 tabletes de diferentes tamanhos, dentro do porta-malas do veículo. 

Quem dirigia o carro era Éder Rocha Nogueira, de 26 anos. Ao passar pela blitz na avenida principal do bairro, ele recebeu ordem para encostar o automóvel, mas não obedeceu e tentou fugir em alta velocidade. A polícia fez um cerco e Éder parou o veículo. Durante a abordagem, o telefone celular do suspeito tocou. Um policial atendeu e do outro lado da linha um homem disse que estava esperando Éder no mesmo lugar de sempre para receber a droga e, em seguida, desligou.


Os policiais perguntaram ao suspeito quem seria este homem, mas ele preferiu não dizer e também não informou qual seria o ponto de encontro. A blitz em Central Carapina fazia parte da Operação Pacificação, desencadeada pela Polícia Militar. Ainda de acordo com a Polícia Militar, a operação tinha o objetivo de apreender armas, drogas e prender fugitivos da Justiça. Éder foi autuado por tráfico de drogas. 

Contas de luz ficarão mais baratas com bandeira verde em abril.




A Agência Nacional de Energia Elétrica confirmou hoje, o acionamento da bandeira verde nas contas de luz a partir de abril. Será a primeira vez, desde a implantação do sistema, que não haverá cobrança adicional nas tarifas de energia.
Segundo o relator da proposta, o diretor Tiago de Barros Correia, as condições de geração de energia estão favoráveis em todo o País, exceto no Nordeste, onde a situação ainda não é tão confortável. Porém, esse cenário é compensado pelas demais regiões. Além disso, há um saldo acumulado de 02 bilhões de reais na conta centralizadora das bandeiras tarifárias.

No mês de março vigorou a bandeira amarela, que adiciona 01 real e 50 centavos a cada 100 quilowatt-hora de consumo na conta de luz. Desde janeiro de 2015, quando o sistema entrou em vigor, a bandeira era vermelha, que sinaliza piores condições de geração de energia.

PMDB oficializa rompimento com governo Dilma.




O Diretório Nacional do PMDB decidiu hoje, por aclamação, romper oficialmente com o governo da presidente Dilma. Na reunião, a cúpula peemedebista também determinou que os 06 ministros do partido e os filiados que ocupam outros postos no Executivo federal entreguem seus cargos. O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, não participou da reunião que oficializou a ruptura com o governo sob o argumento de que não desejava "influenciar" a decisão.

No entanto, ele teve participação ativa na mobilização pelo desembarque do partido e passou o dia de ontem em reuniões com parlamentares e ministros do PMDB em busca de uma decisão “unânime”. Comandada pelo primeiro vice-presidente do PMDB, senador Romero Jucá, a reunião durou menos de 05 minutos. Após consultar simbolicamente os integrantes do partido, Romero Jucá decretou o resultado da votação. A decisão do PMDB aumenta a crise política do governo e é vista como fator importante no processo de impeachment de Dilma.


Há a expectativa de que, diante da saída do principal sócio do PT no governo federal, outros partidos da base aliada também desembarquem da gestão petista. Atualmente, o PMDB detém a maior bancada na Câmara, com 68 deputados federais. O apoio ao governo, porém, nunca foi unânime dentro da sigla e as críticas contra Dilma se intensificaram com o acirramento da crise econômica e a deflagração do processo de afastamento da presidente da República.

1º lote de restituições do Imposto de Renda 2016 sairá em 15 de junho.




O pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2016 será feito no dia 15 de junho. O calendário com as datas das restituições foi publicado hoje, no "Diário Oficial da União". Pelas regras, os idosos com mais de 60 anos têm prioridade no recebimento das restituições, assim como contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave. Depois desses contribuintes, as restituições serão pagas pela ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda.  

Os valores das restituições do Imposto de Renda são corrigidos pela variação dos juros básicos da economia, hoje em 14,25% ao ano. Assim como em anos anteriores, as restituições do Imposto de Renda serão pagas em 07 lotes. Os dias dos pagamentos são os seguintes: 15 de junho, 15 de julho, 15 de agosto, 15 de setembro, 17 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro.  

A Receita Federal lembra que os valores das restituições são pagos nos lotes tradicionais do Imposto de Renda somente se não houver inconsistências na declaração do contribuinte. Caso haja algum erro, ou pendência, a declaração é retida em malha fina para verificação é só é liberada após correção, ou apresentação de documentação pelo contribuinte.

Homem fica preso às ferragens em grave acidente na Curva do Saldanha.




Um homem ficou preso às ferragens após um grave acidente na manhã desta terça-feira, na Curva do Saldanha, na Avenida Beira Mar, em VitóriaO acidente aconteceu por volta das 07 horas. De acordo com informações apuradas no local do acidente, o motorista perdeu o controle da direção e bateu em um poste.  

condutor, Guilherme Antônio Pereira, de 23 anos, foi encaminhado ao Hospital Santa Rita, em Maruípe, em Vitória. O Corpo de Bombeiros esteve no local para prestar atendimento e precisou retirar o teto do carro. De acordo com informações da equipe da Guarda de Trânsito da Capital, a vítima estava consciente quando foi socorrida.  

Ainda não há informações sobre o que teria causado o acidente. No local, após o acidente e interdição de parte da via, o trânsito flui normalmente. 

Mil motoristas são autuados na Operação Semana Santa, no Espírito Santo.




Mais de mil motoristas foram flagrados desrespeitando as leis de trânsito durante a Operação Semana Santa no Espírito Santo. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, também foram registrados 39 acidentes no feriado, com 61 feridos e 05 mortes. Os números foram divulgados ontem.  

A ocorrência mais comum durante o feriado foi a de ultrapassagens irregulares, uma das infrações que mais matam no estado. Outros 69 motoristas também foram flagrados sem o cinto de segurança. Os radares envolvidos na operação registraram duas mil e 769 imagens de carros em velocidade acima da permitida, e 09 motoristas foram pegos durante os mil e 254 testes do bafômetro realizados. 

Durante a operação, 23 pessoas foram presas. Dois homens também foram apreendidos com 300 gramas de crack em um ônibus no município da Serra. Eles compraram a droga por 03 mil e venderiam por 07 mil em Aracruz. As outras prisões aconteceram por crimes de trânsito.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Caixa Econômica Federal sobe juros para financiar a casa própria.




A Caixa Econômica Federal anunciou hoje, a elevação dos juros para financiamentos de imóveis residenciais e comerciais. É a quarta subida nos juros deste o início do ciclo de alta da Selic, a taxa básica de juros, e a primeira deste ano. As novas taxas valem para os créditos contratados com recursos da poupança. Por enquanto, nada muda para as linhas que usam o FGTS e nem para o Minha Casa Minha Vida.
A taxa de imóveis financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação para clientes sem relacionamento com o banco passou de 9,9% para 11,22%. Para clientes do banco, o juro passou de 9,8% para 11%, no caso de trabalhadores do setor privado, e de 9,5% para 10,5% para servidores públicos. Quem ainda recebe o salário pelo banco também tem novas taxas: 10,5% e 10%. Nesta categoria, estão os imóveis de até 750 mil reais, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Distrito Federal, ou até 650 mil reais, para as demais localidades.

Já a taxa balcão para as residências enquadradas no Sistema de Financiamento Imobiliário, para imóveis mais caros, passa de 11,50% para 12,50%. Funcionários do setor privado vão pagar agora uma taxa de 11,20% e os servidores, 11,5%. Também muda a taxa para clientes que recebem pelo banco: 11,5% e 11%. A mudança vai na contramão de medidas anunciadas pela Caixa no início deste mês, que elevaram o porcentual máximo dos financiamentos. Desde o dia 24, o banco elevou a cota de financiamento do imóvel usado, de 50% para 70%, no caso de clientes do setor privado pelo Sistema Financeiro da Habitação. Para o setor público, a cota foi elevada de 60% para 80%. Já os imóveis usados financiados pelo Sistema Financeiro Imobiliário passam a ser financiados em 60%, dos atuais 40%, para o setor privado. Para o setor público, a cota passou de 50% para 70%. 

Mais de 05 milhões de brasileiros já declararam o Imposto de Renda 2016.




Segundo o último balanço da Receita Federal, mais de 05 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2016 já foram entregues. Os contribuintes podem entregar as informações até o dia 29 de abril e a expectativa do governo é receber 28 milhões e quinhentas mil declarações, número 2,1% maior do que as 27 milhões e novecentas mil declarações entregues em 2015. 
O programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal. O aplicativo para dispositivos móveis na versão Android para a Google Play também foi liberado na loja virtual da empresa, assim como a versão iOS para a Apple. Para esclarecer dúvidas em relação ao preenchimento da declaração do imposto referente ao exercício de 2016, ano-calendário de 2015, a Receita liberou para download uma pergunta com respostas para as dúvidas mais frequentes. 
 Outra ajuda para os contribuintes está sendo oferecida por universitários de cursos de Contabilidade de instituições de Ensino Superior que possuem Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal. Os plantões seguem até o final de abril nos 44 núcleos espalhados pelo país.

Motociclista morre após perder o controle e bater em carreta em Colatina.




Um motociclista, de 56 anos, morreu no final da manhã de ontem ontem, após se envolver em um grave acidente com uma carreta. A colisão aconteceu no quilômetro 43 da BR 259, em Colatina.De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o motociclista seguia no sentido João Neiva, quando perdeu o controle do veículo e invadiu a contramão.  

Ainda segundo a Polícia Rodoviária Federal, a moto bateu na lateral da carreta, que seguia na direção contrária. O motociclista não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo dele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Colatina. Já o motorista da carreta não sofreu nenhum ferimento. 

Ministro dos Portos cancela visita em que ia anunciar porto no Espírito Santo.




O ministro da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, cancelou a visita que faria hoje ao Espírito Santo para anunciar a autorização de um novo Terminal de Uso Privativo, em Aracruz, e detalhar a chegada do equipamento que irá fazer a dragagem do Porto de Vitória.  

O motivo da desistência foi uma convocação de última hora da Presidência da República, segundo informou a assessoria de imprensa do governador Paulo Hartung, na noite de ontem. O cancelamento da agenda acontece em um momento de crise política e racha entre o governo federal e integrantes de sua base, especialmente o PMDB.  

A reunião convocada pela presidente Dilma vai acontecer um dia antes da convenção do PMDB, quando o partido deverá definir se desembarca de vez do governo. Nos últimos meses, políticos peemedebistas vêm amadurecendo a ideia de abandonar a parceria com a presidente Dilma, o que implicaria a ministros, como é o caso de Helder Barbalho, de entregarem seus cargos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...